TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Aprendizagem

Dissertações: Psicologia Da Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  1.718 Palavras (7 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 7

Principais conceitos e teorias da aprendizagem

Nesta Primeira Parte da Atividade Prática Supervisionada da matéria de psicologia da aprendizagem, veremos alguns autores e suas teorias, como Comportamental ou Behaviorismo, Gestald, Freud, Piaget, Vigotsky e Wallon, sendo:

Teoria: Comportamental ou Behaviorismo

1. Principais autores e conceitos John Broadus Watson (1878-1958), Em inglês Behavior significa comportamento. O Behaviorismo é o estudo das interações entre a pessoa e o meio em que ela vive, entre as ações do indivíduo e o meio.

2. Postura do professor e sua relação com o aluno O professor deve mudar ou inventar, criar comportamentos para que os alunos possa fazer o que foi proposto.

3. Visão pedagógica sobre a aprendizagem O Behaviorismo tem sido muito utilizado na área de educação, pois seus conteúdos são conhecidos como os “métodos programados”, o “controle e a organização das situações de aprendizagem” e ainda a “elaboração de uma tecnologia de ensino”.(Bock, 2008). É através das mudanças de comportamentos permitida pelos estímulos criados pelos reforços é que se consegue a aprendizagem.

4. Metodologia de ensino e aprendizagem O professor deve sempre reforçar aquela atividade que precisa ser gravada, reforçando positivamente o aluno a desenvolvê-la.

5. Formas de avaliação Observação do comportamento através dos reforços positivos e negativos. Verificar se através desses reforços irá ocorrer à esquiva ou a fuga e se nesses comportamentos haverá a extinção da ação não desejada através da punição.

Teoria: Gestald

1. Principais autores e conceitos Max Wertheimer (1880-1943), Wolfgang Kohler (1887-1967) e Kurt Koffka (1886-1941). Estudos Baseados em psicofísicos que relacionaram a forma e a percepção da mesma, e onde, o todo é maior do que a soma das partes.

2. Postura do professor e sua relação com o aluno O professor deve criar situações que possam promover a aprendizagem dos alunos de uma forma que eles entendam a situação, e o que a mesma está lhe impondo para fazer. Os problemas passam a ter sentido para os alunos quando fica cada vez mais próxima a vida real. A qualidade de seu ensino será o resultado da aprendizagem.

3. Visão pedagógica sobre a aprendizagem O Processo de aprendizagem de Gestald permite compreender que o aluno pode ter diversas ações, habilidades e atitudes em cima de suas próprias capacidades de aprendizagem, onde o mesmo aprende de uma forma singular, podendo ser diferente de todos, do professor e dos colegas, para que ele possa aprender, é levado em consideração os conhecimentos prévios somado a todo o conjunto de situações envolvidas na aprendizagem em questão.

4. Metodologia de ensino e aprendizagem Na metodologia de ensino, os problemas devem ser trabalhados do todo para as partes, onde o professor deve organizar as situações para que os alunos possam entender de forma a produzir significados para entendimento dos mesmos.

5. Formas de avaliação Deve-se olhar para o todo e não centrar nas respostas isoladas que em determinado momento foi dito ou feito incorretamente, às vezes até mal interpretadas devido a tal comportamento. Os docentes e alunos devem saber que são seres humanos que pensam, agem e sentem, e a relação entre os mesmos deve ser a melhor possível para melhor desenvolvimento e aprendizagem.

Teoria: Psicanálise

1. Principais autores e conceitos Sigmund Freud (1856-1939). Para Freud, o inconsciente era uma fator fundamental para a compreensão do desenvolvimento e comportamento humano, e que os fatos aparentemente esquecidos eram primordiais para o comportamento atual do indivíduo.

2. Postura do professor e sua relação com o aluno O professor deve fazer com que o aluno acredite nele para que o mesmo possa aprender. Outra tarefa para Freud, é que o professor deve conseguir um equilíbrio entre permitir e proibir alguma coisa.

3. Visão pedagógica sobre a aprendizagem Para Freud, a criança tem fases de desenvolvimento relacionado a sexualidade, sendo elas, oral (sucção, mordida) anal (controle dos isfíncteres), fálica (manipular e mostrar órgão genital), complexo de Édipo (relação triangular entre pai, mãe e filho, onde o filho inicia a rivalidade da figura paterna), e são através dessas fases é que pode-se observar onde a pessoa se prendeu mais. “A Psicanálise contribui para a educação pois ela consegue o equilíbrio usando a autoridade necessária para corrigir, porém sem exageros” (Carrara, 2004).

4. Metodologia de ensino e aprendizagem Conduzir a criança para contemplar o mundo em que a cerca para que ela possa adquirir um novo conhecimento que possa gerar uma curiosidade, e através dessa curiosidade ela possa ter a vontade de aprender. Procurar não reprimir desde que não aflija a si e a sociedade.

5. Formas de avaliação No caso da Psicanálise, o professor não tem controle sobre o que ensina para os aprendizes, já que ele não tem acesso ao inconsciente dos mesmos. “A psicanálise permite saber de certas dificuldades dos alunos na medida em que dá a conhecer o processo de desenvolvimento de sua personalidade” (Carrara, 2004).

Teoria: Piaget (Desenvolvimento Cognitivo e Aprendizagem)

1. Principais autores e conceitos Jean Piaget (1896-1980). Piaget deixou a grande questão para seus estudos: Como os homens constroem o conhecimento?) A resposta que ficou para ele é que o conhecimento é resultado das ações e interações do sujeito com o ambiente onde vive.

2. Postura do professor e sua relação com o aluno O Professor deve respeitar o nível de desenvolvimento das crianças, onde não poderá ir além de suas capacidades e também não deve deixá-las agir sozinhas.

3. Visão pedagógica sobre a aprendizagem Na visão pedagógica Piaget se convenceu que é na relação com o meio em que vive é que a criança se desenvolve, criando suas hipóteses sobre o mundo em que vive, e através dessa interação é que a criança irá gerar conhecimento.

4. Metodologia de ensino e aprendizagem A metodologia é diferente para cada fase. A criança tem 4 estágios para Piaget,: Sensório Motor (0 – 24 meses), onde é necessário guiar e observar a ação do bebê já que ele come o que lhe é colocado na boca e vê o que é inserido diante dele. Já na fase Pré- operatório (2 a 7 anos) a metodologia deve ser através de objetos que despertem interesse através de sua ação interiorizada. Elas ainda não relacionam quantidade a formas, logo, a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com