TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Aprendizagem

Monografias: Psicologia Da Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  3.098 Palavras (13 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 13

1. Descreva três características da concepção inatista de desenvolvimento e aprendizagem.

A aprendizagem nessa concepção inatista já nasce com o sujeito, o exterior não fará muita diferença. Ele é considerado endógeno, quer dizer seu conhecimento vem de dentro para fora, aprende por ele mesmo.

Essa aprendizagem está centrada no sujeito individual, que depende da maturação neurológica, física, emocional e de capacidades hereditárias para que se possa aprender.

2. Cite um exemplo de sala de aula (diferente da apresentada no texto) no qual as atitudes metodológicas do professor denunciam sua fundamentação teórica inatista.

A situação de aprendizagem se refere ao ambiente no qual o aluno se encontra e onde se dá o processo de aprendizagem. A vida infantil, sobretudo nos primeiros anos, precisa desenvolver-se num ambiente saudável, rico de estímulos e que façam o organismo funcionar e sempre com atendimento às necessidades emocionais. Materiais como bola, cubos de encaixe, espelhos, almofadas, objetos manuseáveis de cores e texturas diferentes devem ser disponibilizados para que possam fazer suas descobertas.

Pode-se utilizar espelhos em sala de aula, a criança se vendo refletida irá perceber seu corpo, a cor dos olhos, do cabelo, sua altura, etc. tudo poderá ser comparado com os colegas, terá assim um aprendizado por sí só.

3. O conhecimento pode ser transmitido de acordo com a concepção apriorista? Justifique sua resposta.

De acordo com a teoria apriorista o conhecimento não é transmitido ele é oportunizado. Nessa concepção ninguém ensina, é o aluno que aprende, o professor pode no máximo despertar o conhecimento que o aluno já tem.

4. Cite e explique os conceitos fundamentais para a teoria da Gestalt.

A percepção- É o ponto de partida e também um dos temas centrais da teoria da Gestalt. O processo de percepção se dá pelas relações mentais do indivíduo. O que ele percebe e como percebe são dados importantes para a compreensão humana.

Totalidade- Na visão dos gestaltistas, o comportamento deveria ser estudado nos seus aspectos mais globais, levando em consideração as condições que alteram a percepção do estímulo. Para justificar essa postura, eles se baseavam na teoria do “isomorfismo”, que supunha uma unidade no universo, onde a parte está sempre relacionada ao todo. Quando vejo uma parte de um objeto, ocorre uma tendência à restauração do equilíbrio da forma, garantindo o entendimento do que estou percebendo.

Estrutura- é um todo organizado e harmônico, que não se configura com a soma de partes, mas sim, há uma relação de conjunto. O comportamento não é um somatório de experiências, mas o resultado de uma mente estruturada que percebe o mundo de forma igualmente estruturada. Ex: Anúncios luminosos onde o que existem são luzes acendendo e apagando-se sincronizadamente e fazem a pessoa perceber linhas em movimento, embora no anúncio não haja movimento de linhas.

Meio geográfico e meio comportamental- É o resultado da interação do indivíduo com o meio e implica a interpretação desse meio através das forças que regem a percepção (equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade).

Figura-fundo- A tendência da nossa percepção em buscar a boa forma permitirá a relação figura-fundo. Quanto mais clara estiver a forma, mais clara será a separação entre a figura e o fundo. Quando isso não ocorre, torna-se difícil distinguir o que é figura e o que é fundo.

Leis perceptivas- Esse fenômeno da percepção é norteado pela busca de fechamento, simetria e regularidade dos pontos que compõem uma figura ou objeto.

Insight- um dos princípios da Gestalt que mais influenciou a educação. Professores utilizam a ideia do “clic”, do “estalo”, do “de repente”, da “luz”, que acontece quando o aluno aprende. Nem sempre as situações vividas por nós apresentam-se de forma tão clara que permita sua percepção imediata. O termo insight é provocar, deixar o vir a tona da totalidade perceptiva que caracteriza o conhecimento das coisas, dos objetos e do mundo.

5. Em síntese, explique os conceitos de campo fenomenal, do self e da congruência, desenvolvidos por Rogers.

Segundo Carl Rogers o campo fenomenal nada mais é que o mundo das coisas e das pessoas percebido pela pessoa, a qual com o decorrer da vida vai atribuindo significações e valores a cada aspecto percebido.

Chama self ( si mesmo) o conjunto de percepções que cada um tem de si mesmo, de suas relações com os outros e com o mundo. Pode-se dizer que o self é a auto imagem que formamos de nós mesmos. É a parte do todo que dirige o comportamento de cada um. O self atualiza-se continuamente em busca de auto realização.

A congruência é quando nós agimos ou reagimos em conformidade com o que pensamos e sentimos.

6. O que motiva o estudante a aprender na escola, segundo Rogers?

O aluno encontra na escola um clima de simpática acolhida, respeito humano, afeto, envolvendo docentes, alunos e pais.

Um clima que constitua incentivo à pessoa que correu até ali que permita alimentar sua curiosidade e interesse.. As atividades devem ser atraentes e através delas, deve ficar claro que o aluno pode satisfazer os motivos em oportunidades várias de sua vida. É preciso estar atento aos conflitos motivacionais do aluno, ajudando-o a estabelecer uma hierarquia de valores e a descobrir maneiras adequadas para atingi-los. É importante ajudar o aluno a diversificar os objetivos dentro de uma linha construtivista, orientando-o na efetivação significativa de seus impulsos por auto conservação e auto expansão.

7. Rogers entende a aprendizagem como significante e experiencial. Escreva, com suas próprias palavras, as principais características dessa aprendizagem.

Toda proposta educativa de Rogers se baseia na fundamental confiança no ser humano de ser capaz de em coerência consigo mesmo, desenvolver-se com perspectivas éticas de mútuo amor, aceitação e valorização. Aprender a aprender, pois aprender sempre é vital para se sentir realizado.

• Não se pode ensinar diretamente uma pessoa mas somente facilitar sua aprendizagem.

• O aluno só aprende aquilo que seja percebido por ele como sendo relacionado com a manutenção e desenvolvimento de sua estrutura de personalidade.

• Todas experiências que se forem assimiladas possam mudar a estrutura de personalidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com