TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Aprendizagem

Trabalho Escolar: Psicologia Da Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  3.187 Palavras (13 Páginas)  •  1.010 Visualizações

Página 1 de 13

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM – 80h

Lembre-se que o dossiê é único e compreende questões de todas as unidades. Seu principal objetivo é o estudo, colaborar para a compreensão dos temas abordados e prepará-lo para um bom exame. Porém, o sucesso só ocorrerá se você realizar as atividades com atenção e sem cópias.

O dossiê pode ser entregue até a data do exame presencial final, de forma manuscrita, digitado ou postado no Moodle.

Bons estudos e mãos à obra!

F Questões obrigatórias para o dossiê

1. Descreva três características da concepção inatista de desenvolvimento e aprendizagem.

R: Inatismo,Maturacionismo,Apriorismo

2. Cite um exemplo de sala de aula (diferente da apresentada no texto) no qual as atitudes metodológicas do professor denunciam sua fundamentação teórica inatista.

R:O professor é facilitador auxilia faz com que desperte o conhecimento no aluno.Ele toma frente das atividades ,convida o aluno a participar,faz com que surja o interesse do aluno na atividade desenvolvida .

3. O conhecimento pode ser transmitido de acordo com a concepção apriorista? Justifique sua resposta.

R: o conhecimento é aprendido com o tempo,porem é como uma semente , precisa de condições como água , luz, terra,para crescer e se tornar uma árvore. Assim é o conhecimento humano , precisa de condições para se desabrochar.

4. Cite e explique os conceitos fundamentais para a teoria da Gestalt.

R: Totalidade, percepção, estrutura , meio geográfico,figura fundo, leis perceptivas. Outros conceitos dessa teoria são supersoma e transponibilidade.Supersoma refere-se a idéia que não se pode ter conhecimento de um todo por meio de suas partes , pois o todo é maior que soma suas partes : A+B não é simplesmente A+B , mas sim um terceiro elemento C,que possui características próprias .Já segundo o conceito de transponibilidade , independentemente dos elementos que compõem determinado objeto , a forma se sobressai uma cadeira é uma cadeira,seja ela feita de plástico,metal, madeira ou qualquer outra matéria- prima.

5. Em síntese, explique os conceitos de campo fenomenal, do self e da congruência, desenvolvidos por Rogers.

R: Campo fenomenal nada mais é que o mundo das coisas e das pessoas percebido pela pessoa . Esta com o decorrer da vida, vai atribuindo significações e valores a cada aspecto percebido. E todos , especialmente as crianças precisam de um espaço no qual lhes permitam esse aprendizado , confiança ,é o que Rogers chama de organismo.

6. O que motiva o estudante a aprender na escola, segundo Rogers?

R: Aprender tem valor no presente e no futuro . Se produz o aprendizagem significativa cheia de descobertas para a pessoa . O saber , querer saber mais faz com que cada coisa que a criança aprende , desperte nela a vontade do segundo passo , é dizer ir mais além , saber mais , conhecer mais .

7. Rogers entende a aprendizagem como significante e experiencial. Escreva, com suas próprias palavras, as principais características dessa aprendizagem.

R: Todos , especialmente as crianças , precisam de um clima favoravél de relações humanas , em que se sintam valorizadas aceitos e dignos de confiança . Isso permitirá que cada um sinta e perceba que tem razões para confiar em si mesmo .

É a busca constante de autorrealização em todas as perpectivas que envolve a vida das pessoas , nas dimenções de manter indentidade própria , relacionar-se com o mundo e com os outros esse é basicamente o processo de motivação.

8. O que é equivalência de estímulos?

R: Suas conclusão de como estabelecemos operações lógicas sobre o que nos cerca é chamada de " equivalência de estímulos "( porque , imagino, mostra como as coisas podem ser equivalentes, trocando de significados entre si.

9. A equivalência de estímulo pode ser utilizada como ferramenta para o processo de aprendizagem da leitura e da escrita? De que forma?.

R:É importante salientar que o aspecto lógico e ordenado da aprendizagem é fundamental , entretanto não é único . Aprendizagem , que tem importancia para o estudante , combina o lógico eo intuitivo ,o intelecto e os sentimentos , o conceito e a experiência , a idéia eo significado . Toda aprendizagem precisa ter uma qualidade de envolvimento da pessoa inteira com um dinanismo que vem de dentro : o senso de descoberta, alcance, apreenção e compreenção . A aprendizagem contém elementos cognitivos e de sentimentos como curiosidade , vibração e paixão , bem como elementos vivenciais como prudência , autodisciplina , auto confiança e emoção da descoberta.

10. Exemplifique o conceito de estímulo e resposta, bases do comportamentalismo, no animal e no ser humano (utilize exemplos diferentes dos apresentados no texto).

R: As técnicas de condicionamento , as possibilidades dos estímulos e das respostas e os elementos reforçadores são explicados pela psicologia, sendo os precursores destas idéias Watson e Skinner . Seguiremos ,estudando como os referidos pensadores desevolveram os respectivos estudos. No decorrer da história , importantes concepções de desenvolvimentos e aprendizagem foram construídas e deixaram marcas na educação.

Embora muitas das pesquisas e teorias psicológicas não tenham sido elaboradas com fisn educacionais, elas têm servido como aporte téorico á prática pedagógica.

A abordagem comportamentalista considera que a influência de fatores externos , do ambiente e da experiência age sobre o comportamento do sujeito . Considera que as ações e as habilidades dos indíviduos são determinadas por suas relações com o meio.

Esse fato deve-se á crença de que, embora o comportamento do homem difira dos animais em razão de um maior refinamento e complexidade , ambos podem ser explicados pelos mesmo princípios. Deste modo , no comportamentalismo , estudam-se tanto o comportamento humano quanto o comportamento animal.

11. Apresente argumentos a favor e contra para a utilização dos fundamentos de Skinner na educação.

R: A concepção de homem do autor é objetiva : todo ser é produto do meio em que vive . O homem da significado as coisas de acordo com que é ensinado a ele pela comunidade verbal .As contigências ( relação de dependência )ambientais determinam o comportamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com