TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Aprendizagem

Ensaios: Psicologia Da Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 2

importância da Psicologia para a pedagogia no ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a educação se desdobra em múltiplos contextos nos quais as pessoas vivem e participam definidos como âmbitos educativo.

 disciplina psicologia da educação é importante para a pedagogia devido possibilitar o educador uma práxis que ajuda o desenvolver conhecimentos e habilidades, alem de competência , atitudes e valores.Pois ela deve ser pensada e proposta a parti de uma concepção histórica e critica dehomem e mundo para que suas relações com os objetivos de uma educação emancipada , libertadora e transformadora seja estabelecida e resultados, nessa direção, possam ser alcançados.

Cabe a psicologia da educação promover caminhos que contribuem para o entendimento e a interpretação da diversidade de fenômenos educativos, para então buscar proporcionar qualidade no processo escolar. No entanto valoriza a postura reflexiva pedagógica do docente, em coerência de modo condizente com o conteúdo estudado na psicologia, assim aperfeiçoando o processo de aprendizagem em prol da qualidade do processo escolar. Tudo porque é a aprendizagem que determina o nosso pensamento, a nossa linguagem, as motivações, as atitudes e a personalidade.

 Psicologia da Educação se concentra no estudo psicológico dos problemas cotidianos da educação. Seu domínio é constituído pela análisede todos os processos que envolvem a realidade educacional, ela deve atender simultaneamente aos processos psicológicos e às características das situações educativas, que extrapolam ao contexto escolar.

A Psicologia no âmbito da escolar deve também contribuir para otimizar as relações entre professores e alunos, além dos pais, direção e demais pessoas que interagem nesse ambiente. É neste contexto e neste lugar que a Psicologia poderá contribuir para uma visão mais abrangente dos processos educativos que se passam no contexto educacional. Pois, uma vez as contribuições da psicologia inserindo na equipe educacional preparam os conteúdos a serem ensinados visando estabelecer outros e novos patamares para a compreensão dos fatos que ocorrem no dia a dia da escola, propiciando uma reflexão conjunta que possibilite o levantamento de estratégias que venham a sanar as dificuldades enfrentadas. 

Teoria Verbal Significativa Aprendizagem por recepção, por descoberta, aprendizagem significativa e repetitiva. As duas primeiras dizem respeito à forma como conteúdo chega ao aluno, e as duas últimas à forma como as informações são assimiladas. Conteúdos significativos é a melhor maneira de se garantir aprendizado. Prévia do que vai ser ensinado levando em conta os conhecimentos já existentes. Seqüência lógica do conteúdo.

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA NO PROCESSO EDUCACIONAL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com