TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Aprendizagem

Dissertações: Psicologia Da Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  2.887 Palavras (12 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

3ª SÉRIE - CURSO DE PEDAGOGIA

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

KETLIN MARIA MILITÃO PIRES RA: 428727

SHIRLEI APARECIDA VICÊNCIO ARAGÃO RA: 432259

SILVANA APARECIDA DE CAMPOS MORAES RA: 430770

VALÉRIA REGINA DE OLIVEIRA PAIS RA: 432265

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Aprendizagem”, sob orientação da Professora-Tutora a Distância: Helenrose A. da S. Pedroso Coelho

ARAÇOIABA DA SERRA

MAIO/2014

Sumário:

Introdução:

A Educação, endossada pela Psicologia, passou a lidar mais facilmente com questões como indisciplina, desmotivação e dificuldades de aprendizagem, uma vez que tais questões estariam diretamente ligadas a fatores médicos, localizados no indivíduo. A relação pedagógica, o papel da escola e as relações sociais estabelecidas dentro dela ficavam, portanto, não passíveis de análise, já que as explicações sobre o “mal” comportamento e a “não-aprendizagem” encontravam-se na própria criança. Os rótulos livravam a escola de uma análise mais comprometida e a poupavam de ter que enfrentar questões nas quais o óbvio não é dado à priori e as explicações não se encontra nos consultórios médicos, mas sim numa revisão do cotidiano escolar.

Atualmente a Psicologia busca um diálogo com a Educação tentando fazer parte de seu cotidiano, para que possa entender seu funcionamento a partir de dentro. A Psicologia não pretende colocar-se como a ciência que determina o que é normal ou patológico e que define critérios de avaliação do desenvolvimento infantil. Construir objetos de pesquisa com a Educação (e não para a Educação) e entender o contexto educativo como um micro sistema social é o que deve buscar a Psicologia em sua relação com a Educação. Na Educação Infantil a parceria propõe esforços no sentido de alcançar o objetivo dessa modalidade de ensino que é o desenvolvimento integral da criança num ambiente socializador, considerando a infância em suas especificidades.

A psicologia da aprendizagem estuda o complexo processo pelo qual as formas de pensar e os conhecimentos existentes numa sociedade são apropriados pela criança. Para que se possa entender esse processo é necessário reconhecer a natureza social da aprendizagem. Como já foi dito, as operações cognitivas são sempre ativamente construídas na interação com outros indivíduos.

Qual a importância Psicologia para a Pedagogia?

A importância da psicologia para a pedagogia possibilita a criança a apreender, planejar, direcionar e avaliar as suas ações. Ao longo desse processo, ela comete alguns erros, reflete sobre eles e enfrenta a possibilidade de corrigi-los. Experimentam alegrias, tristezas, períodos de ansiedade e de calma. Trata de buscar consolo em seus semelhantes. Não concebe a vida em isolamento. Tal entendimento fundamenta e justifica a preocupação em pensar e promover o repensar das práticas pedagógicas instituídas, como sendo uma condição necessária para que essas práticas se façam de um modo mais ético, mais eficaz e eficiente, cumprindo assim a função de socialização.

A importância da Psicologia no processo ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a educação se desdobra em múltiplos contextos nos quais as pessoas vivem e participam definidos como âmbitos educativos.

Assim a psicologia da aprendizagem, aplica à educação e ao ensino, busca mostrar como, através da interação entre professor e alunos, entre os alunos, é possível a aquisição do saber e da cultura acumulados.

O papel do professor nesse processo é fundamental. Ele procura estruturar condições para a ocorrência de interações professor-aluno-objeto de estudo, que levam à apropriação do conhecimento. De maneira geral, portanto, essa visão de aprendizagem reconhece tanto a natureza social da aquisição do conhecimento como o papel preponderante que nela tem o adulto. Estas considerações, em conjunto, têm sérias implicações para a educação: procede-se, na aprendizagem, do social para o individual, através de sucessivos estágios de internalizarão, com o auxilio de adultos ou de companheiros.

Tem como objetivo mostrar a evolução teórica e sua situação no campo do conhecimento, refletindo sobre a importância da Psicologia no processo ensino-aprendizagem.

A Psicologia, enquanto tentativa de conhecer o comportamento humano, tem sido através dos tempos uma atividade natural do ser humano, praticada informal e assistematicamente no cotidiano das pessoas, estou falando da chamada Psicologia do Senso Comum.

Já a Psicologia, enquanto ciência que busca compreender o processo evolutivo e o comportamento do ser humano tem sua origem na pesquisa racional, sistemática e profundamente influenciada pela visão de mundo do investigador.

Caracteriza e delineia-se a Psicologia da Educação, como uma área para onde convergem interesses e questionamentos sobre a aprendizagem e tudo quanto correlacionado, direta ou indiretamente, à problemática educativa e escolar.

A aprendizagem é um processo fundamental para a vida humana a tal ponto que a humanidade, em suas sociedades, organizou meios para tornar a aprendizagem mais eficiente, os chamados meios ou contextos educativos.

Para termos uma compreensão sobre a aprendizagem, devemos considerar as grandes matrizes teóricas da Psicologia, no século XX, e suas elaborações. Essas teorias se apóiam em diferentes visões do homem e sua busca em apreender o mundo.

Um fenômeno tão complexo quanto a aprendizagem foi estudado sob diversos prismas: uns enfatizaram o aspecto motivação para aprender, outros realçaram o produto da aprendizagem, e outros, ainda o processo. Assim é que as investigações sobre a aprendizagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com