TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Aprendizagem

Trabalho Escolar: Psicologia Da Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  4.056 Palavras (17 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 17

RESUMO

O objetivo dessa pesquisa foi buscar a compreensão em planos de ensino da relação entre a teoria e a prática no Curso de Pedagogia, verificando a ocorrência e a que ponto a relação entre a teoria e a prática é apresentada nos referidos planos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso etnográfico. O instrumento utilizado foi um roteiro de análise documental de planos de ensino de nove professores atuantes nos 3º e 4º semestres. Os principais resultados foram que, em geral, os planos analisados encontram-se atualizados. Nas ementas apresentadas, as situações que mais aparecem diz respeito à ligação da disciplina ao contexto escolar; produção e execução de projetos; importância social da disciplina; ligação à sociedade e contextualização; e aplicação de conhecimentos. Dentre os objetivos gerais e específicos apresentados, ressalta-se a análise crítica e reflexiva, seguida pela contextualização à realidade escolar, aplicação dos conhecimentos, articulação entre a teoria e a prática, interdisciplinaridade e contextualização social. Quanto aos conteúdos das disciplinas, a maioria dos planos relaciona a teoria à prática através da ligação com o contexto escolar, seguido pela relação à sociedade e à aplicação ao conhecimento. Em relação aos procedimentos metodológicos utilizados, identificou-se os seguintes: reflexões críticas e problematização e análise de textos e livros. No que se refere à avaliação, os planos descreveram a utilização da avaliação processual; em alguns consta que esta é reflexiva, e realizada por meio de numerosos procedimentos. Pode-se concluir que os planos de ensino apresentados encontram-se, em sua maioria, atualizados; com relação aos procedimentos metodológicos e avaliação da aprendizagem, existem uma variedade de recursos que podem facilitar a relação pesquisada; as ementas, os objetivos, os conteúdos e a metodologia não estão claramente delimitados. Enfim, ressalta-se que, nos planos de ensino dos professores, está presente a relação entre a teoria e a prática. Nesse sentido, conhecer sobre a relação entre a teoria e a prática propicia ao professor a realização de um trabalho docente de qualidade e possibilita a reflexão, a contextualização e a transformação do processo ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Prática Pedagógica; Relação entre a Teoria e a Prática; Formação de professores.

1. INTRODUÇÃO

O Curso de Pedagogia – Magistério para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental, da Faculdade de Ciências da Educação do Centro Universitário de Brasília (Face/UniCEUB), implícita ou explicitamente, deve propiciar uma relação entre os conhecimentos científicos ofertados em suas disciplinas e a prática.

Entretanto, a forma como essa relação está se dando no curso, o quantum e a pertinência dessa relação, ou se essa relação está sendo efetivada, ainda não foram investigados, principalmente por se tratar de um curso que vem sofrendo alterações curriculares ao longo de sua existência.

Este trabalho se propôs a verificar, a estudar e a propor ações dentro do curso, a fim de que ele cumpra seu papel pedagógico e formador.

O problema central desta pesquisa, portanto, foi verificar a ocorrência da relação entre a teoria e a prática e até que ponto ela está sendo trabalhada ao longo do currículo do Curso de Pedagogia da Face/UniCEUB.

2. OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

O objetivo dessa pesquisa foi buscar a compreensão nos planos de ensino da relação entre a teoria e a prática no Curso de Pedagogia da FACE/UniCEUB, verificando a ocorrência e a que ponto a relação entre a teoria e a prática é apresentada nos referidos planos.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Identificar as situações de ocorrência e o modo de relação entre a teoria e a prática nos conteúdos apresentados.

 Analisar as contribuições e os limites em relação à questão teoria-prática nos planos de ensino das disciplinas.

 Propor ações para o enriquecimento da relação entre a teoria e a prática no Curso, que contribuam para uma aprendizagem significativa.

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3.1 CONCEITO DE RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA

Um dos grandes autores a estudar a relação entre a teoria e a prática foi Vasquez (1977, p.3), que propôs, para a superação dessa dicotomia, o conceito de práxis, atribuindo a este um sentido transformador, revolucionário, criador, humano e ajustado a objetivos. O autor define práxis como “a atividade material do homem que transforma o mundo natural e social para fazer dele um mundo humano”. E afirma (p. 6) que a práxis “marca as condições que tornam possível a passagem da teoria à prática e assegura a íntima unidade entre uma e outra”. A práxis utiliza-se da consciência reflexiva para unir consciência, pensamento e ação, em um sentido social e histórico.

Para Vasquez (1977, p. 204), uma das formas de superação da dicotomia entre a teoria e a prática é o concreto pensado. Ele afirma que o “método que permite elevar-se do abstrato ao concreto nada mais é do que o modo como o pensamento se apropria do concreto sob a forma do concreto pensado. Mas não é de modo algum o próprio concreto”. Assim, mesmo se constituindo uma relação de unidade e indissociabilidade, de dependência entre uma e outra, com limites relativos, a teoria e a prática são, entretanto, autônomas, tendo entre si uma relação de oposição.

3.2 ESQUEMAS DA RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA

A relação entre a teoria e a prática pode ser abordada segundo uma visão dicotômica ou uma visão unitária (CANDAU; LELIS, 2001, p. 56-65):

3.2.1 Visão dicotômica

Nesta visão, a ênfase é posta na total autonomia de uma em relação à outra, pois se trata de afirmar a separação entre teoria e prática.

Assim, Candau e Lelis (2001, p. 60) salientam que a teoria e a prática são dissociáveis e afirmam que aos “teóricos” compete pensar, elaborar, refletir, planejar, e aos “práticos”, executar, agir e fazer. Dessa forma, cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com