TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Aprendizagem

Exames: Psicologia Da Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  2.136 Palavras (9 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 9

3º-Semestre-Pedagogia

SUMÁRIO

Introdução.......................................................................................................

Desenvolvimento.............................................................................................

1ª A importância da Psicologia para a Pedagogia

2º Teorias-Psicologias aspectos conceituais.....................................................

3°Fatores que influenciam o desenvolvimento humano...................................

4ºJogos interativos no processo de desenvolvimento da criança....................

5º Conclusão......................................................................................................

6º Referências bibliográficas.............................................................................

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo apresentar ao curso de pedagogia à capacidade que o ser humano tem em desenvolver habilidades para escrever, ler, consertar alguma coisa, dançar e etc. Há diversas possibilidades de aprendizagem, ou seja, há diversos fatores que nos levam a apresentar um comportamento que anteriormente não apresentávamos como o crescimento físico, descobertas, tentativas e erros.

Na teoria do condicionamento estão as teorias que definem a aprendizagem pelas suas consequências comportamentais e enfatizam as condições ambientais como forças propulsoras da aprendizagem, sendo que esta é uma conexão entre o estímulo e a resposta. As teorias cognitivas definem a aprendizagem como um processo de relação do sujeito com o mundo externo e que tem consequências no plano de organização interna do conhecimento.

1º A importância da Psicologia para a pedagogia

A importância da Psicologia na educação possibilita a criança a aprender, planejar, direcionar, e avaliar as suas ações. Durante este processo, a criança comete erros, analisa sobre seus erros e dúvidas e deixa corrigem-los. Sentem alegrias, tristezas, momentos de ansiedade e de calma.

Busca consolo, não vive isolado. A importância Psicologia no processo ensino-aprendizagem reside reconhecimento de que a educação é algo verdadeiramente complexo e impacto em seu desenvolvimento, humano, faz com que considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que se encontra porem a educação se desdobra em muitos contextos em que as pessoas vivem e participam definidos como âmbitos educativos.

A Psicologia da aprendizagem passa á educação e ao ensino, procura mostrar como, através da interação entre professor e aluno e entre os alunos que é possível a aquisição do saber e da cultura sobreviver. O professor neste processo é fundamental. O professor procura condições para ocorrência para interagir com os alunos que levam á apropriação do conhecimento. Portanto, essa visão de aprendizagem reconhece tanto a natureza social da aquisição do conhecimento como o papel preponderante que nela tem o adulto.

Em conjunto essa consideração tem sérias implicações para a educação: Aprendizagem, do social para o individual, através de estágios sucessivos, com ajuda de adultos.

A aprendizagem é um processo cognitivo que implica que o ser humano interaja com o meio, a partir de suas experiências vividas. Para se adaptar,o ser humano precisa gerir todas as informações que recebe,tendo em mente as situações e informações que já possuímos.

A aprendizagem é um processo pessoal que envolve totalidade da pessoa: o seu pensamento, as suas emoções e afetos, e sua história de vida.

A maneira em que integramos uma informação ou conhecimento novos é resultado de uma síntese entre o que somos e o que sabemos.

Então não se possa ensinar a mesma coisa do mesmo modo a todas as pessoas; assim vemos porque razão não aprendeu da mesma maneira as mesmas coisas.

A Psicologia do desenvolvimento estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os aspectos: Fisico-motor; Intelectual; Afetivo-Emocional; Social; desde o nascimento até a idade adulta. A idade atinge em todos os seus aspectos de maturalidade e estabilidade. O desenvolvimento humano destina-se a desenvolvimento e crescimento orgânico. O desenvolvimento que se refere à mente e sempre uma construção continua, que se aparece pelo aparecimento de estruturas mentais. São muitos os fatores que influenciam a aprendizagem de formas mais ou menos diretas conscientes e em graus de abrangência e de importância diversos. Assim podemos referir:

• A dinâmica do ambiente

• Motivação

• Conhecimentos anteriores

• Experiências passadas

• Fatores Sociais

• Expectativas dos Pais, dos professores e dos alunos.

• Quantidade de informações

• Diversificação das atividades

• Planificação e Organização

• Cooperação

• Idade

• Inteligência

2º Teorias-Psicologias aspectos conceituais

TEORIAS Psicologia-Aspectos conceituais Contribuições da teoria para o âmbito educacional

Teoria verbal significativa

Enfatiza o papel da interação social do desenvolvimento do homem.

Processo em que as novas informações ou novos conhecimentos relaciona-se com aspectos relevantes de cada individuo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com