TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Aprendizagem

Trabalho Universitário: Psicologia Da Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  4.579 Palavras (19 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 19

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo principal levar o aluno a um conhecimento mais profundo sobre a filosofia enquanto ciência. A maioria das pessoas admite saber menos a respeito da filosofia do que outra ciência, embora possam não ter nem uma outra idéia sobre que tipo de trabalho no momento atual, os pesquisadores estejam realizando em suas ciências, entendem contundo, qual seja o objetivo geral.

Portanto, a disciplina Filosofia existe com objetivos de clarificar para os alunos a necessidade de reflexão, da pesquisa, da busca incessante pelo conhecimento que justifique os fatos existentes. A origem da palavra nos lembra que o filósofo é aquele que ama sabedoria, o amor e o respeito. Falando em saber, vale ressaltar que o saber não é produzido somente na escola, mas no interior das relações em conjunto, é uma produção coletiva dos homens em sua atividade real, enquanto produzem as condições necessárias à sua existência através das relações que se estabelecem com a natureza, com outros homens e consigo mesmo.

Esta disciplina desperta no aluno a busca do conhecimento, portanto a mesma é o ponto de partida para a busca e conseqüente produção do conhecimento.

Etapa 1

A filosofia é uma das disciplinas que mais se dedica a reflexão, a filosofia deve estar ao alcance de todos os estudantes, de todos os níveis, deve estar ao alcance de todos os níveis, deve estar ao alcance de todos os cidadãos, é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, e aos valores morais.É uma disciplina a priori muito ampla, que nos mostra novos conhecimentos, que consistem no pensamento dedutivo, mas especificamente o conhecimentos que temos através da memória ou percepção. melhores decisões e a agir melhor. Por aqui se pode perceber que, afinal, a filosofia sempre serve para alguma coisa. Por outro lado, os problemas que a filosofia coloca ajudam-nos a compreender melhor o mundo que nos rodeia e a tomar uma atitude crítica em relação às respostas ou soluções que vão sendo apresentadas para os problemas da sociedade, com vista a poderem ser melhoradas, no fundo, com o objetivo de alcançarmos um mundo cada vez melhor para todos. Muitas vezes que ouves-se a palavra filosofia pensamos pra tentar entender o alcance desta. Muitas pessoas acham que a filosofia se restringe nas tórias, métodos, mitos, religião, arte e outras. O que temos que ter em mente, é que a filosofia nos abre um leque de maneiras de filosofar e que o homem é o principal objeto da filosofia, desde que nasce, está cercado de paradigmas, conceitos e valores, que muitas vezes não tem a capacidade de decifrar ou explicar costumes ou maneiras de agir.

Podemos considerar a filosofia não como um saber, mas sim como uma reflexão sobre o saber. Refletir é uma maneira de se por em questão os conhecimentos que possuímos. Filosofar é refletir sobre nosso saber, interrogarmos-nos sobre nosso conhecimento. Para cada um a filosofia faz um sentido

Vivemos sob constante influência das telecomunicações, informática, fazendo com que crianças e adultos não se interessem por filosofia e até mesmo não se importando em buscar um sentido para sua vida, almejando apenas interesses cotidianos. Visto que a dificuldade para se filosofar é devida também à omissão da Educação, de não estimular o senso crítico das crianças. Este fato contribui para que futuramente estas crianças, já adultas, se mantenham inertes na vida, sem buscar o sentido do viver. Todo modelo de vida do brasileiro contribui para que ele não se interesse absolutamente por nada. Não é estimulado seu senso crítico, muitas vezes se mantém quieto com situações desastrosas, fica inerte na chamada zona de conforto.

A omissão do Estado em várias áreas da administração pública contribui com que o brasileiro perca cada vez mais gosto pela sua vida. Há momentos que o objetivo do Estado é deixar o povo cada vez mais "ignorante". E quando algum indivíduo dentro de uma superpopulação tem ousadia de quebrar os costumes, paradigmas, ele é normalmente excluído do meio em que vive. Daí nos perguntamos por quê? A filosofia incomoda porque questiona o modo de ser das pessoas, do mundo, da atual política, do governo. Ela aspira à verdade total que o mundo não quer. A filosofia é perturbadora da paz.

Ao longo da história, há registro de muitas tentativas de destruir a filosofia, simplesmente desqualificá-la, negá-la. Os dominadores e todos com o intuito de alienação e mediocridade do povo, necessitam de consciências de fácil manipulação, obedientes, ao invés de indivíduos que questionem profundamente a realidade.

A arte da dúvida, do pensar, questionar, não tem que ficar limitada apenas no papel, mas sim ser extravasada por todos os meios possíveis. A filosofia tem o desejo que o homem busque seus ideais através da arte de questionar.

A filosofia é tão importante quanto o ar que respiramos. Se não questionarmos nossa existência, não conheceremos nós mesmos, pelas coisas mais simples que existem na vida.

A busca pelo conhecimento próprio é fundamental, apesar de serem poucas as pessoas que o fazem. Porque antes de podermos construir, transformar, condenar ou destruir, é preciso saber o que somos ou pelo mesmo tentar nos compreender.

Se não compreendemos a nós mesmos, não temos estrutura para o pensamento, e tudo que é almejado é em vão. Enquanto desconhecer a si mesmo, não se tem base para o pensar, ter afeto, ação. É essencial começarmos a compreender a nós mesmos, pois estamos cheios de problemas, compromissos, stress, depressão, que raramente encontramos tempo para uma reflexão sobre nós mesmos. A filosofia nos proporciona entender o mundo, nós mesmos, a nos descobrir.

Tal importância dada à filosofia, pois grandes homens no mundo tiveram a ousadia de duvidar, questionar, ir além do normal, tiveram que pagar com suas vidas por terem o privilégio de filosofarem por algum bem comum.

Etapa 2

Com base nessa reflexão, entendemos que o educador do século XXI tem um grande desafio a ser enfrentado que é estimular o jovem para a aprendizagem, jovem que vive na era digital e que na realidade escolar enfrenta aulas monótonas e sem atrativos. Desse modo não basta apenas estimular o educando, mas é necessário também, que o professor busque maneiras de atualização, proporcionando aulas que novos conteúdos que desafiem os alunos. Enfim, a Gestão da Educação é o desafio que se apresenta para os professores do futuro.

Na busca de explicações sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com