TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Aprendizagem

Exames: Psicologia Da Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  3.644 Palavras (15 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Psicologia da Aprendizagem

A importância da Psicologia para a Pedagogia.

CRISTIANE BATISTA DA SILVA RA: 7368563711

ADRIANA DO CARMO VALENÇA RA: 6902422126

JORLANDIA PEREIRA DA SILVA RA: 6580325384

TATIANE RAMOS DOS SANTOS RA: 1146368691

TERESA G. DÁVILA GURBANOV RA: 8346774410

ARIANE BARROS RA:1108345822

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Aprendizagem”, sob orientação da professora-tutora a distância Profa. Helenrose A da S. Pedroso Coelho.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO

3. TEORIAS DA APRENDIZAGEM: QUADRO CONCEITUAL

4. FATORES QUE INTERFEREM NO DESENVOLVIMENTO DOS SERES HUMANOS

5. QUADRO DE JOGOS

6. ELEMENTOS QUE JUSTIFICAM AS CONTRIBUIÇÕES DO JOGO NA EDUCAÇÃO E NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. INTRODUÇÃO

Os processos de aprendizagem desempenham um papel central no desenvolvimento humano. O principal mediador desse processo é o próprio aprendiz.

A importância da Psicologia no processo ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a educação se desdobra em múltiplos contextos nos quais as pessoas vivem e participam, definidos como âmbitos educativos.

Recai sobre o educador o compromisso de aperfeiçoamento profissional, de renovação dos paradigmas norteadores de sua ação para acolher a dimensão individual, particular e psicossocial do aprendiz, sendo resultante desse diálogo entre as três instâncias, que são: a realidade de quem aprende, a realidade do objeto a ser aprendido e a realidade de quem ensina.

Tal entendimento fundamenta e justifica a preocupação em pensar e promover o repensar das práticas pedagógicas instituídas, como sendo uma condição necessária para que essas práticas se façam de um modo mais ético, mais eficaz e eficiente, cumprindo assim a função de socialização.

2. CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO

A psicologia é entendida como a ciência do comportamento, considerando-se como comportamento toda e qualquer manifestação de um organismo vivo, como = andar, falar, correr, gritar, estudar, aprender, esquecer, gostar, odiar, amar, trabalhar e brincar.

O papel da psicologia e sua área de atuação é compreender o comportamento do ser humano, verificar os fatores que levam a pessoa a se comportar desta ou daquela maneira. Quando ele consegue compreender e explicar tal comportamento, ela pode agir e ajudar a pessoa a se conhecer melhor.

A contribuição da psicologia para a educação se dá, de modo especial e mais acentuado, na modalidade de educação Especial, pois, esta é uma educação organizada para atender específica e exclusivamente alunos com determinadas necessidade educativas especiais e, cujo objetivo, está inscrito nesta definição. Uma das principais características desta educação é denominar tanto uma área de conhecimento sobre necessidades especiais de crianças deficientes quanto um campo de atuação com profissionais especializados, como = professores, psicólogos, educador físico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional. Outra característica desta educação é que ela não promove o convívio de crianças deficientes com as crianças normais.

A Escola tem um papel essencial na construção do intelecto dos indivíduos que vivem em sociedades escolarizadas. E o desempenho desse papel só se dá na medida em que, conhecendo a situação de desenvolvimento cognitivo do aluno, a escola dirige o ensino para estágios de desenvolvimentos mais avançados, ainda não incorporados pelos alunos, funcionando como um motor de novas conquistas intelectuais.

É indiscutível a importância da Psicologia no âmbito pedagógico, pois esta se baseia no princípio de que a educação deve se adaptar às necessidades de cada indivíduo e situar o desenvolvimento pessoal do aluno no centro do processo educacional tendo como fim prioritário que a pessoa funcione de maneira integrada e efetiva, construindo sua própria realidade, buscando a sua identidade particular, transformando desta forma, tais princípios como objetivos fundamentais no processo de aprendizagem.

É através das experiências pessoais de uma série de aprendizagens fundamentais intrínsecas que aprendemos mais sobre nós mesmos e passamos a descobrir e reconstruir a nossa própria identidade.

Neste sentido, o papel do professor nesse processo é fundamental, pois é ele quem deve estruturar condições para que ocorra a interação entre professor, alunos e objetos de estudo que levam a apropriação do conhecimento.

Ao transmitir o conhecimento para os alunos, o professor passa a desempenhar também o papel de formador da personalidade dentro do processo de ensino-aprendizagem, isto, levando-se em conta que o aluno é um sujeito ativo de seu processo de formação e é deste modo que ele contribui para o desenvolvimento de suas capacidades e ajuda na formação da sua personalidade.

Na aprendizagem é importante que o aluno sinta-se motivado para que adquira o conhecimento e esta motivação é resultado de uma série de processos tais como a forma como o professor apresenta o conteúdo e as tarefas a serem desenvolvidas bem como a interpretação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com