TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Aprendizagem

Trabalho Universitário: Psicologia Da Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 3

FATORES QUE INTERFEREM NO DESENVOLVIMENTO DOS SERES HUMANOS

Segundo Piaget, o desenvolvimento humano é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer. Todos os indivíduos passam por fases ou períodos, nessa sequência, porém o início e o término de cada uma dependem de características biológicas do indivíduo e de fatores educacionais sociais. Portanto, a divisão nessas fixas etárias é uma referência e não uma norma rígida.

• 1º Período: Sensório-motor (0 a 2 anos)

• 2º Período: Pré-operações concretas (2 a 7 anos)

• 3º Período: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos)

• 4º Período: Operações Formais (11 ou 12 anos em diante)

A psicologia do desenvolvimento, esta área do conhecimento estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: Físico-motor, Intelectual, afetivo-emocional e social desde o nascimento até a idade adulta, isto é, a idade em que todos estes aspectos atingem o seu completo grau de maturidade e estabilidade. O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico, a construção contínua que se caracteriza pelo aparecimento gradativo de estruturas mentais. Estas são formas de organização da atividade mental que se vão aperfeiçoando e solidificando até o momento em que todas elas, estão plenamente desenvolvidas caracterizando um estado de equilíbrio superior quanto aos aspectos da inteligência, vida afetiva e relações sociais.

A IMPORTÂNCIA DO JOGO NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO

Paradigmas como o que a “escola é para ensinar e não para brincar” se tornaram grandes desafios dos educadores que por vezes não sabem como utilizar esse recurso ou por falta de compreensão dos pais.

Nós educadores precisamos entender a real função do lúdico e assim quebrar paradigmas sobre o assunto. “Lúdico: adj. Relativo a jogos, brinquedos e divertimentos. (Fonte: Minidicionário Aurélio)”. Os jogos e as brincadeiras quando bem trabalhados sempre alcançam os resultados desejados, isso por que é uma forma mais divertida e prazerosa de atingir a criança; porem para que isso ocorra é preciso que o educador use esse recurso de forma adequada então simplesmente para passar o tempo.

Segundo Vygotsky a criança ao brincar assume papéis, integra regras, supera a relação significado-objeto concreto e cria a ZDP (zona de desenvolvimento proximal), com base nessa teoria podemos dizer que brincar é o modo da criança agir sobre o mundo. “É enorme a influência do brinquedo no desenvolvimento de uma criança. É no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva, ao invés de numa esfera visual externa, dependendo das motivações e tendências internas e não por incentivos fornecidos por objetos externos” (Vygotsky 1989:109)

Os jogos e brincadeiras desempenham importante papel no desenvolvimento físico e mental no indivíduo. Deve se aplicar os jogos de forma correta e planejada, de modo que realmente leve o aluno a aprender. O bom êxito de toda atividade lúdica depende exclusivamente do bom preparo e liderança do professor. Brincando a criança constrói os alicerces da compreensão e utilização de sistemas simbólicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com