TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Aprendizagem

Monografias: Psicologia Da Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  3.975 Palavras (16 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 16

Introdução

Nesse trabalho falaremos sobre um dos mais importantes psicólogos da história, onde esses foram grandes ajudadores no ensino e na compreensão infantil. Vamos abordar suas principais teorias, pensamentos e propostas.

Vamos relatar á respeito da entrevista realizada com professoras do ensino infantil, como é o convívio delas em sala de aula com os alunos, os métodos utilizados e os comportamentos dos alunos.

Sem esquecer que vamos descrever o papel do docente em sala de aula e na vida do aluno, falaremos sobre sua postura, métodos de ensino, formas de avaliação, a visão pedagógica do professor e do discente á respeito da educação.

Etapa 1

1. Principais autores e conceitos de cada teoria;

Através da pesquisa realizada foi possível descobrir sobre os principais autores e seus conceitos para a aprendizagem. Nesse trabalho vamos abordar o fenômeno da Gestalt, onde essa é uma das tendências teórica mais forte da psicologia.

O ponto de partida dessa teoria é a Percepção que busca analisar os fragmentos como um todo, absorvendo então tudo o que se pode ser identificado.

A Percepção é uma forma de compreender uma figura, ideias, situações com toda totalidade. Por exemplo, ao observamos uma figura identificamos de imediato o que conseguimos visualizar.

Porém quando olhamos a imagem como um todo, conseguimos reconhecer outros aspectos que de início não observamos.

Denominamos essa sensação de Insight, que é a compreensão imediata, como se fosse o “ entendimento interno”.

A Percepção dentro da Psicologia e da Gestalt, é um ponto que se trabalha o estímulo e a resposta do indivíduo. Proporcionando-lhe que o processo ocorra de uma forma completa.

Os psicólogos da Gestalt descrevem que a lei básica da percepção visual é que:

“Qualquer padrão de estímulo tende a ser vista de tal modo que a estrutura resultante é tão simples quanto as condições dadas permitem.”

No final do século passado muitos estudiosos procuravam compreender o fenômeno psicológico em seus aspectos naturais.

E assim foi crescendo as tendências gestaltistas e as teorias mais importante da psicologia que ajudou também na educação infantil.

Ernst Mach e Christian Von Ehrefels, que desenvolveram uma psicofísica sobre as sensações de um espaço-forma e tempo-forma. Eles podem ser considerados como os mais diretos antecessores da Psicologia da Gestalt.

Max Werthrmir, Wolf Gang Köhler e Kurt Koffka, baseados nos estudos psicofísicos que relacionaram a forma e sua percepção, construíram a base de uma teoria eminentemente psicológica. Os mesmos iniciaram seus estudos pela percepção e sensação do movimento.

Kurt Lewin foi ele que iniciou a teoria de campo. Sua percepção na psicologia foi o espaço de vida considerado dinamicamente, onde se leva em conta não somente o indivíduo e o meio, mas também a totalidade dos fatos coexistentes.

A realidade de Lewin pode ser compreendida como o meio comportamental da Gestalt, a maneira particular como o indivíduo interpreta uma determinada situação.

Sigmund Freud foi por meio de investigações de alguns problemas como “Processos misteriosos” e “fantasias”, que levou Freud a invenção da Psicanálise.

No período de Sigmund também tivemos a descoberta e elaboração do Inconsciente, que é a resistência e repressão do indivíduo. Lembrando da existência do pré-consciente e consciente.

E foi através de suas investigações clínicas que Freud formulou a descoberta pela sexualidade infantil, como a fase oral, anal, fálica, período latência, fase genital e o complexo de édipo.

Ele também elaborou a teoria do aparelho psíquico aos conceitos sobre a personalidade. Que são:Id, Ego e Superego.

Henri Paul Hyacinth Wallon, ele trocou a Psiquiatria para a Psicologia e empenhou-se na Pedagogia. Sua base de pesquisa era sobre a inteligência e desenvolvimento infantil, afetividade cognitiva e motora.

O mesmo dizia que para compreender o homem deve-se compreender primeiramente sua infância. Porque se seu ambiente de criação foi saudável, o homem terá sucesso na vida posterior.

Ele defendia o fato de que a criança deveria obter uma formação integral, afetiva, intelectual e social. Pois o mesmo considerava a pessoa como um todo.

Wallon cita o organismo humano e sua função psíquica e orgânica sobre o desenvolvimento infantil na fase dialética.

Assim como os demais psicólogos, Wallon também possuí seus estágios de desenvolvimento:

• Estágio Impulsivo-emocional ( 0 a 1 ano)

• Estágio Sensório-motor e projetivo ( até os 3anos)

• Estágio do Personalismo ( 3 a 6 anos )

• Estágio da Adolescência

Josef Breuer nomeou método catártico o tratamento que possibilita a liberação de afetos e emoções ligados a acontecimentos traumáticos. Esta liberação de afetos leva a eliminação dos sintomas.

Lev Vygotsky buscava construir uma Psicologia que superasse as tradições e estudasse o homem e seu mundo psíquico.

Ele dedicou-se á construção de que se poderia construir um conhecimento sobre as funções psicológicas humanas a partir de experiências com animais.

A partir de certas concepções, o mesmo criou o conceito da zona de desenvolvimento proximal, referindo-se á relatividade da criança que podem ser desenvolvidos a partir do ensino sistemático.

Uma das obras e teoria mais importante de Vygotsky é o aspecto instrumental, aspecto cultural e aspecto histórico. Ele ressalta o processo histórico-social e o papel da linguagem no desenvolvimento do indivíduo.

Para Vygotsky, a aquisição da linguagem passa por três fases: a linguagem social, linguagem egocêntrica e a linguagem interior, intimamente ligada ao pensamento.

David Ausubel desenvolveu a teoria cognitivista, que é o processo através do qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com