TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Aprendizagem

Monografias: Psicologia Da Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/7/2014  •  3.138 Palavras (13 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 13

MÓDULO: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Descreva três características da concepção inatista de desenvolvimento e aprendizagem.

A concepção inatista pressupõe que o homem é o que nasceu. Cada um traz consigo ao nascer suas características principais de personalidade. O que acontece depois não tem importância assinalada. Basicamente o homem é o que é ao nascer; fundamenta-se na Teologia, onde Deus criou o homem em um ato único, na sua forma definitiva. Podemos citar como as principais características:

a) INATISMO: nasce com o indivíduo;

b) MATURACIONISMO: maturação cognitiva;

c) APRIORISMO: conhecimentos estão intimamente unidos e que diz respeito ao próprio individuo.

2. Cite um exemplo de sala de aula (diferente da apresentada no texto) no qual as atitudes metodológicas do professor denunciam sua fundamentação teórica inatista.

O professor é o facilitador, onde tem a função de auxiliar, fazendo aflorar o conhecimento no aluno. Ele toma frente das atividades, convidando o aluno a participar, fazendo com que surja um interesse do aluno na atividade que esta sendo desenvolvida. Ocorre com alunos de educação infantil nível II, quando brincam de bolas coloridas no pátio e não há nenhuma intervenção, sobre que cores são essas? Não separações por cores e etc., não ampliando o conhecimento desses alunos, apenas brincam de bolinhas que rolam.

3. O conhecimento pode ser transmitido de acordo com a concepção apriorista? Justifique sua resposta.

Não. Segundo a concepção apriorista, a inteligência nasce ou não com o indivíduo, pois, trata-se de algo herdado geneticamente. Nesta visão, o professor não consegue desenvolver o aluno. Não há o que fazer. Acredita que o meio onde a criança está inserida, não tem relevância alguma na aprendizagem. A inteligência ocorre de dentro para fora, ou seja, estão ligados ao próprio individuo.

4. Cite e explique os conceitos fundamentais para a teoria da Gestalt.

O conceito de totalidade envolve a relação entre o todo e suas partes, cujas conexões entre dois processos, equipamentos e ideias, etc. Percepção é como integramos sensações em conceitos sobre os objetos, e como depois usamos esses conceitos para lidarmos com o mundo. Estrutura é um todo organizado e harmônico que não se configura com a soma de partes, mas sim, há uma relação de conjuntos. Meio geográfico é o meio enquanto tal, o meio físico em termos objetivos. Meio comportamental é o meio resultante da interação do individuo com o meio físico (equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade). Figura de fundo é o campo perceptivo que tende a organizar- se segundo relação de figura de fundo. A figura depende do fundo sobre a qual aparece; o fundo serve como uma estrutura. Leis perceptivas são quando observamos algo, nossa percepção tende para forma, as formas mais simples, simétricas, regulares e estáveis. Insight acontece quando o aluno aprende, como se fosse um passe de mágica, de repente ele aprendeu.

5. Em síntese, explique os conceitos de campo fenomenal, do self e da congruência, desenvolvidos por Rogers.

Para Rogers o conceito de campo fenomenal é único para cada indivíduo, que contém tudo o que passa no organismo e está disponível a consciência a qualquer momento. É um mundo particular e pessoal, que nem sempre corresponde a realidade objetiva. Rogers coloca o conceito de self que é a consciência que o individuo tem sobre a própria identidade. O self compreende o que somente cada um de nos conhece e, por vezes, escondemos dos outros. Pode se: material: coisas ao nosso redor; Espiritual: testemunha interna; Social: imagens que criamos na mente alheia. No entanto há pessoas que apresentam alto grau de congruência que são aquelas cuja comunicação está em sintonia com a tomada de consciência, ou seja, conseguem demonstrar por meio de atos exatamente o que têm em mente. As crianças pequenas são altamente congruentes, pois expressam seus sentimentos conscientemente tão logo estejam prontas. Uma pessoa incongruente é aquela que não demonstra o que está realmente sentindo ou pensando. Pode ser considerada, muitas vezes, como mentirosa ou desonesta.

6. O que motiva o estudante a aprender na escola, segundo Rogers?

Aprender tem valor no presente e no futuro. Produz-se o aprendizagem significativa cheia de descobertas para a pessoa. O saber, querer saber mais faz com que cada coisa que a criança aprende, desperte nela a vontade do segundo passo, é dizer ir mais além, saber mais, conhecer mais. Rogers propõe como condição de melhor aprendizagem na escola, a existência de um clima de acolhimento e aceitação para cada um dos estudantes, uma convivência valorativa entre estudante e professor, de forma que cada um possa se sentir a si mesmo e desenvolver a realização pessoal.

7. Rogers entende a aprendizagem como significante e experiencial. Escreva, com suas próprias palavras, as principais características dessa aprendizagem.

Uma aprendizagem que envolve a pessoa como um todo, não uma aprendizagem apenas cognitiva, mas uma aprendizagem que envolve tanto o cognitivo como afetivo da pessoa. A independência, a criatividade e autoconfiança são fundamentais para ajudar o aluno a ser independente criativo e autoconfiante. Uma aprendizagem em que o aluno aprende a aprender que é uma constante busca pelo conhecimento.

8. O que é equivalência de estímulos?

Suas conclusões de como estabelecemos operações lógicas sobre o que nos cerca é chamada de "equivalência de estímulos" (porque, imagino, mostra como as coisas podem ser equivalentes, trocando de significado entre si). Equivalência de estímulos entende toda modificação do ambiente que pode ser captada pelo organismo por meio dos sentidos. As respostas são modificações que ocorrem no organismo em decorrência desses estímulos como, por exemplo, alterações na expressão facial, ou movimentos.

9. A equivalência de estímulo pode ser utilizada como ferramenta para o processo de aprendizagem da leitura e da escrita? De que forma?

Antes de aprender a ler e escrever a criança já tem formada uma classe de estímulos equivalentes contendo figuras (estímulos bidimensionais),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com