TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Aprendizagem

Artigo: Psicologia Da Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo Dirigido 2

(Unidade 3)

1) Defina e exemplifique: (1,5)

a) reforçamento positivo e reforçamento negativo

Reforçamento Positivo aumenta a probabilidade de um comportamento acrescentando um estimulo, como por exemplo, fazer um pedido a um garçom em um restaurante > obter o pedido. Já Reforçamento Negativo aumenta a probabilidade de ocorrência do comportamento, retirando um estimulo aversivo, como por exemplo, dirigir sempre na velocidade da via > evitar multas de velocidade.

b) extinção operante

É a suspensão do reforço, produzindo uma diminuição na frequência do comportamento a longo prazo e o aumento abrupto de frequência a curto prazo. Por exemplo, uma criança sempre consegue ganhar doces de sua mãe em uma loja após fazer “birra”, posteriormente a mãe para de dar os doces, causando respostas emocionais adversas na criança no começo, mas depois este diminuirá a frequência da “birra”.

2) Descreva duas situações: uma na qual o procedimento de punição positiva é usado e outra na qual o procedimento de punição negativa é utilizado, ambos para enfraquecer um comportamento indesejável. Em seguida, apresente dois possíveis efeitos negativos desses procedimentos. (1,0)

Punição positiva: uma criança que veste as roupas dos pais, “leva uma surra” por isso, e consequentemente não veste mais as roupas dos pais. Porem essa punição imediata não garante que, quando os pais não estão em casa, essa criança não volte a vestir as roupas deles escondido.

Punição negativa: cometer um assassinato, ser preso por causa disso (perder a liberdade), não cometer mais crimes. Porem essa punição não garante que, quando o assassino for solto, não volte a cometer crimes.

3) Nos exemplos abaixo, indique: (1,5)

- o tipo de estímulo consequente (reforço/punidor positivo ou negativo)

- o processo: reforçamento positivo, reforçamento negativo, punição positiva,

punição negativa ou extinção operante.

a) Roberta trabalhava em uma firma em que seu chefe e colegas quase não reconheciam seus esforços. Sempre cumpria suas tarefas no tempo estipulado e se dedicava para fazer o melhor possível. Apesar se seu comprometimento com o trabalho, ela só recebia críticas. Roberta passou a atrasar suas tarefas e a faltar ao trabalho. Analise “cumprir as tarefas no prazo” e “faltar ao trabalho”.

Cumprir as tarefas no prazo: tipo de estimulo reforço positivo, onde é proposto tarefas para Roberta e essa consegue cumprir no tempo.

Faltar ao trabalho: tipo de estimulo reforço negativo, onde, por não ser reconhecido seu trabalho, Roberta começa a não levar a serio seus compromissos.

b) Laís era uma mulher que não gostava de praticar exercícios físicos. Porém, em uma visita ao médico, descobriu que estava com colesterol alto. Passou a praticar exercícios e com o tempo sua taxa de colesterol retornou ao nível saudável. Além disso, ela passou a se sentir mais disposta e com mais energia. Laís agora se exercita regularmente. Analise "praticar exercícios físicos" logo após a ida ao médico e depois da redução da taxa de colesterol.

Logo após a ida ao médico: punição positiva, pelo fato do colesterol está alto, ela passou a praticar exercícios.

Após a ida ao médico: reforço positivo, por se sentir mais disposta e com mais energia, Laís agora se exercita diariamente.

c) A mãe de João sempre se queixava das contas altas do celular do filho. Quando isso ocorria, João era proibido de sair de casa durante um final de semana. Com o passar do tempo, João passou a usar menos o celular e as contas diminuíram bastante. Analise "Usar o telefone celular".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com