TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Aprendizagem

Exames: Psicologia Da Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 2

Psicologia da Aprendizagem

Elaborar um texto contento os seguintes assuntos:

Educação como aquisição de novos comportamentos, Teoria da Gestalt, Freud, Piaget, Vygotsky, Wallon.

Gestalt: A teoria da Gestalt estuda a percepção e a sensação do movimento, os processos psicológicos envolvidos diante de um estímulo e como este é percebido pelo sujeito.

Freud: A teoria de Freud é uma teoria que procura descrever a etiologia dos transtornos mentais, o desenvolvimento homem e de sua personalidade, além de explicar a motivação humana.

Piaget: Desenvolvimento humano , essa teoria refere-se ao desenvolvimento mental ao crescimento humano. Estudando a mente humana, observando crianças formulou a teoria construtiva, de que a lógica e o modo de pensar de crianças e adultos são diferentes, identificando essas diferenças em quatro estágios: Sensório-motor (0á 2anos) ,Pré-operatório (2 á 7anos), Operatório-concreto (7 á 12anos), Operatório-formal ( 11 ou 12anos).

Vygotsky: Construiu sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio histórico , enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem. Criou a teoria da Zona do Desenvolvimento Real e a Zona do Desenvolvimento Proximal.

Wallon: A teoria pedagógica de Henri Wallon diz que o desenvolvimento intelectual envolve também corpo e emoções.

http://pt.slideshare.net/marianadneves/psicologia-da-educao-22228529

Bibliografia básica: PILETTI, Nelson; ROSSATO, Solange M. Psicologia da aprendizagem : da teoria do condicionamento ao construtivismo. 1ª ed. São Paulo: Contexto, 2011.

O grande desafio da educação no Brasil de hoje não consiste apenas em viabilizar a permanência dos alunos na escola, mas principalmente em fazer com que eles aprendam o que é ensinado. Dessa forma, é possível contribuir para o desenvolvimento e a capacitação daqueles que serão os cidadãos do futuro. Diante de tantas variáveis que impedem a concretização da melhoria na educação, a única certeza é que todos têm capacidade para aprender. E cada um aprende sob determinadas condições e de acordo com o próprio ritmo. Neste livro, os autores oferecem um panorama das principais contribuições da Psicologia à compreensão do processo de aprendizagem e à busca da eficácia da educação escolar. Detalham oito concepções diferentes, desde Skinner até Emilia Ferreiro, passando por Piaget e Vigotski.Os autores destacam, em cada uma das teorias apresentadas, elementos diretamente vinculados ao trabalho escolar, que possam servir de apoio efetivo ao educador no cotidiano da sala de aula. A obra é particularmente indicada para os cursos que formam professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com