TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Aprendizagem

Trabalho Universitário: Psicologia Da Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  1.252 Palavras (6 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 6

1. Explique o que é método de ensino. Cite dois métodos de ensino que constam no módulo e explique como você os utilizaria em sala de aula.

Método de ensino, designa – se meios e ações utilizados com o objetivo específico quanto gerais do ensino, são as formas em que objetivos e conteúdos se manifestam no ensino. Ou melhor, uma forma de organização dos conhecimentos, tendo o destaque dos objetivos do programa de formação, as características dos alunos e os recursos disponíveis. Um dos métodos citados no texto é o verbal, aplicaria este de forma a transmitir informações efetivas para o aluno, uma comunicação flexível e facilitadora na relação aluno/professor. Usaria as várias maneiras de comunicação com eles, com o auxílio da demonstração, a ilustração e a exemplificação, sendo que esses métodos podem auxiliar no processo de aprendizagem do aluno. Ou método é o ativo, em que sua aplicação seria de forma trabalhada na experiência, respeitando o conhecimento já adquirido e existente no aluno, incentivando a construir seu próprio conhecimento, indagando e levar o aluno a refletir pensar suas atitudes.

2. O que é um método ativo?

É o método valoriza a ideia de que o aluno deve reconstruir e reinventar, os conteúdos ensinados em sala de aula e não apenas decorar conceitos, mas interagir e tornar o conteúdo mais significativo. O uso da problematização, é uma ação ativa em que trabalha-se a construção de novos saberes.

3. Escreva o que você entendeu sobre aprendizagem significativa (principais conceitos). Explique por que a aprendizagem significativa é importante para a aprendizagem do aluno.

Os conhecimentos adquiridos pelo aluno se relacionam com o conhecimento prévio que ele já tem. A nova informação se ancora nas experiências sensoriais do indivíduo. Assim como a ocorrência da aprendizagem significativa ajuda no crescimento e conceitos já formados. Quando o receptor consegue incorporar o novo aprendizado com o aprendizado antigo ocorrerá então a aprendizagem significativa. A aprendizagem significativa é importante porque adquirirá novos conhecimentos e este incorporado ao velho conhecimento facilitará o aluno a compreender novos conhecimentos.

4. Diferencie conhecimentos prévios e problematização.

Conhecimento prévio consiste em realizar o contato inicial com o novo conteúdo, o que é fundamental para a construção de novos significados, a partir dos saberes que os alunos já têm acumulados ou adquiridos. Uma aprendizagem é tanto mais significativa quanto mais relações com sentido o aluno for capaz de estabelecer relações e ligações entre o que já conhece, seus conhecimentos prévios e o novo conteúdo que lhe é apresentado como objeto de aprendizagem.

Enquanto problematização tem como finalidade selecionar as principais interrogações levantadas na prática social a respeito de determinado conteúdo. Problematizar significa criar questões que possam ser entendidas pelos alunos, mas que não são respondidas de imediato, provocando uma curiosidade e vontade nos alunos para aprenderem e compreenderem mais sobre o conteúdo.

UNIDADE 2

INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. O que é interdisciplinaridade? Como você trabalharia o conteúdo água em uma turma de 3º ano de forma interdisciplinar?

Interdisciplinaridade de modo geral é a interação entre as disciplinas, onde pode se trabalhar vários conteúdos através de um tema. Com o tema água, o trabalho interdisciplinar pode ser desenvolvido com o objetivo de informar e criar nos alunos a conscientização do uso correto da água, utilizando materiais expositivos, músicas, gráficos e textos e textos explicativos. A matemática pode ser trabalhada no uso e leitura dos gráficos, em que consistem na métrica dos rios (comprimento, volume), consumo dentre outros. Em ciências, trabalhar o ciclo da água, sua importância para a vida e meios de preservação. Outra disciplina envolvida pode ser a arte, onde os alunos podem utilizar a criatividade e imaginação para expressarem opinião sobre o assunto água.

2. Por que se diz que a interdisciplinaridade vai contra a fragmentação do conhecimento?

3. Quais são os blocos temáticos do ensino de Ciências Naturais? Você considera-se apto (a) a trabalhá-los em sala de aula? Justifique sua resposta

Os conteúdos de Ciências são organizados em quatro blocos temáticos, são eles: Ambiente; Ser humano e saúde; Recursos tecnológicos; Terra e Universo. Antes de qualquer aplicação de conteúdo não me sinto apta, porém o estudo e busca de aprendizado para melhor compartilhar, é uma ação minha, pois o estudo e auxílio de materiais que trabalham sobre, são necessários para que eu possa aplicar de forma eficiente o conteúdo.

4. Faça um resumo do item - Histórico de Ciências Naturais: fases e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com