TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia De Desenvolvimento

Artigos Científicos: Psicologia De Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 2

Psicologia do Desenvolvimento

“ Psicologia do Desenvolvimento: é o estudo científico das mudanças de comportamento relacionadas à idade durante a vida de uma pessoa, incluindo habilidades motoras, entendimento conceitual, aquisição de linguagem, moral e formação de identidade.” ( A enciclopédia livre Wikipédia)

Através deste estudo faz o profissional da educação entender cada fase da criança e desenvolve-la de acordo com sua idade, e capacidade. Nos estudos mostrou a descrição complexa do mundo uterino, um momento único entre mãe e filho,o qual, é incapaz do profissional interferir nesta maravilhosa fase, mesmo que isto aconteça, este profissional, pode usar este período para entender a personalidade da criança já nos primeiros meses de vida, visto que a gestação influi muito na personalidade do bebê, neste período seria sensato este profissional indagar, sobre a gestação, e relação entre mãe e filho, e família.

Este período de gestação, os meses de desenvolvimento do bebê, é o alicerce da criança, assim como uma casa necessita de um bom alicerce, a criança neste período necessita de ter essa base, com essa base a criança desenvolve percepções, tato, audição, psicologicamente, e mentalmente, capacitará no desenvolvimento psicomotor, etc.

O desenvolvimento se torna um processo contínuo, porém o desenvolvimento físico, cognitivo, social, afetivo tem continuidade durante todas as fases da vida do sujeito. Assim a psicologia do desenvolvimento propõe, explicar como as mudanças ocorrem na vida. Essa investigação auxilia na compreensão do individuo, hoje a oposição, aceitação, recusa, atitudes, é a maior dificuldade tanto de pais , professores, etc, é compreender a personalidade de uma criança.

A psicologia do desenvolvimento explora mais no desenvolvimento intelectual, Jean Piaget declarou que o desenvolvimento intelectual caracteriza do ambiente que a criança interage, Arnold Gesell estudou a hereditariedade, processos diferentes que trouxe grandes estágios de estudos e métodos.

A teoria do desenvolvimento aumentou seu alcance com os estudos de Erikson e Spock , que desenvolveram suas pesquisas no desenvolvimento emocional da criança.

Todas as pesquisas laçaram base na compreensão do individuo, no qual, o profissional da educação tem um estudo cientifico para entender o individuo, com esse conhecimento, ele conquista, interage, ganhar confiança, abre portas para comunicação, desenvolver métodos, e ampliar horizontes.

Como diz Henry Ford (A Psicologia da Persuasão- Kevin Hogan) : “Se existe algum segredo para o sucesso, ele reside na capacidade de compreender o ponto de vista da outra pessoa e ver as coisas não só sob o ponto de vista dela como também o seu.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com