TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Do Desenvolvimento

Trabalho Universitário: Psicologia Do Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 2

A) Nome do artigo, dos autores e data:

Artigo: Adultos e jovens: diferentes olhares Sobre o desenvolvimento

Autores: Maria de Fátima de Souza Santos

Renata Lira dos Santos Aléssio

Cíntia Maria da Cunha Albuquerque

Data: jan.-abr. 2007 Revista de Educação Pública

B) Tema abordado no artigo:

O Tema aborda o processo do Desenvolvimento humano com a Psicologia,

onde explica cada fase da vida do sujeito como na infância, na adolescência, na vida adulta e velhice, na qual são vividas de diferentes formas e praticam sociais influenciando e transmitindo o conhecimento obtido de geração a geração.

C) Explicar a pesquisa realizada pelas autoras:

Foi desenvolvido um projeto de pesquisas dentro de Universidades Federais

com adultos, adolescentes, pais e professores de adolescentes. A primeira etapa os participantes respondiam a um questionário na qual descrevia os pontos positivos e negativos relacionados a cada um sobre o desenvolvimento humano em suas fazes.

A segunda etapa foi realizada apenas com adolescentes, através de uma entrevista onde

tinha questões sobre as concepções de desenvolvimento humano geral e especifico, os dados foram analisados por um software Alcaceste, onde os resultados são fornecidos por meio de um Dendograma no qual e feito uma classificação Hierárquica descendente que por meio de um texto e encontrado oposições mais fortes do vocabulário onde e retratado as palavras de cada classe dividindo-as ate chegar a um conjunto de palavras mais refinadas.

D) Conclusão da pesquisa realizada;

Para a Psicologia a infância e adolescência e uma fase única existentes em função ao momento histórico e do contesto sócio econômico cultural em que ela se constrói,

no qual os adolescentes são cobrados o tempo todo de terem um desempenho marcado por progresso e autonomia.

A idade adulta e marcada pela produtividade e independência, já a velhice, de acordo com os participantes e colocadas como um estado de humor, pouco relacionada a idade, significando limitação, irritação, falta de aprendizado e ausência de desenvolvimento

E) Como este artigo te ajuda a compreender o processo de desenvolvimento humano em adultos e jovens? Relacionar com os conteúdos aprendidos em sala de aula.

Por meio deste artigo e conteúdos aprendidos em sala de aula, compreendemos que o processo do desenvolvimento na adolescência e caracterizado por novos processos obtidos em seu desenvolvimento, porem incompleto ate que chegue a fase adulta. Essas etapas são representadas como sequencia de avanços em direção ao progresso, que ao chegar a fase adulta tenha um contorno mais estável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com