TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Do Desenvolvimento

Exames: Psicologia Do Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  1.578 Visualizações

Página 1 de 3

Avaliação do Módulo Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem.

1. Descrever, explicar e prever o comportamento humano nas diferentes idades, em relação aos aspectos cognitivos(linguagem e raciocínio), físico (habilidades motoras), efetivo(emoções, temperamento,caráter, personalidade, motivação) e psicossocial.

2. Considera-se então o desenvolvimento humano, como sendo "um processo contínuo de mudança psíquica que ocorre ao longo da vida", desde a fecundação até à morte.

3. Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária, permitindo-nos reconhecer as individualidades, o que nos torna mais aptos para a observação e interpretação dos comportamentos.

4. Hereditariedade – A carga genética herdada dos pais biológicos da criança estabelece o seu potencial de desenvolvimento.

Crescimento orgânico – Aplica-se ao aspecto físico. À medida que a criança vai se desenvolvendo fisicamente, como o aumento da altura e estabilização do esqueleto, é consentido que ela veja o mundo de uma forma que antes não era possível.

Maturação Neurofisiológica - É o que torna possível determinados padrões de comportamento. Por exemplo, a alfabetização da criança, depende desta maturação.

Meio Ambiente - Conjunto de influências e estimulações ambientais que alteram os padrões de comportamento do indivíduo (Ambiente sociopsicológico imediato e cultural no qual a criança se desenvolve).

5. • Aspecto físico-motor – Aplica-se ao crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica, a aptidão de manipulação de objetos e de exercício do próprio corpo. Exemplo: a evolução da coordenação motora da criança nos primeiros meses de vida.

• Aspecto afetivo emocional - É a capacidade do indivíduo de um modo particular de integrar suas experiências afetivas. Representa os sentimentos cotidianos que formam a estrutura emocional. A sexualidade e a agressividade fazem parte deste aspecto. Exemplo: Quando sentimos vergonha, medo, alegria entre outras sensações.

• Aspecto intelectual – Refere-se à capacidade intelectiva ou a forma que o indivíduo pensa e age para resolver um problema. Incluem os aspectos de desenvolvimento ligados às capacidades cognitivas em todo o seu ciclo de vida. Como quando, por exemplo, a criança de dois anos acha uma solução de buscar um brinquedo que se localiza em algum lugar mais distante ou de um jovem-adolescente que planeja seus gastos a partir de uma mesada.

• Aspecto Social – É a forma como o indivíduo se relaciona com outras pessoas. A maneira que reage diante de algumas situações que envolvem os aspectos relacionados ao convívio em sociedade. Exemplo, observar a criança na escola, como se relaciona com os coleguinhas.

6. 7. Estágio sensório-motor (até 2 anos) - Segundo Piaget, nessa fase do desenvolvimento, o campo da inteligência da criança aplica-se a situações e ações concretas. Trata-se do período em que há o desenvolvimento inicial das coordenações e relações de ordem entre ações. É também o período da diferenciação entre os objetos e o próprio corpo.

Estágio pré-operatório (dos 2 aos 6/7 anos) - É a fase em que as crianças reproduzem imagens mentais. Elas usam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com