TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Do Desenvolvimento

Trabalho Universitário: Psicologia Do Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  917 Palavras (4 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 4

Unidade 1

UNIDADE 1

Descreva tres característica da concepção inatista de desenvolvimento e aprendizagem.

R;Inatismo que já nasce com o idividuo.Naturacionismo;relativo a naturação ou seja ,a maturação congnitiva indica o potencial de aprendizagem.Desenvolvimento do aluno e automático basta que suas necessidades esteja garantida.O professor que dispenta o conhecimento que existe no aluno e encontra seu caminho . O aluno trás para escola um conhecimento individual.

2 Cite um exemplo de sala de aula (diferente da apresentação no texto)no qual as atitudes metodológicas do professor denunciam sua fundamentação teórica inatista.

R;O professor da brinquedos para as crianças, não da um mínimo de atenção fica fazendo outras coisas,ex;encapando caixa,limpando a sala ou ate mesmo conversando com outras pessoas, e quando o aluno chama, ele manda ficar quieto.

3º conhecimento pode ser tranmitido de acordo com a concepção apriorista?Justifique sua responta.

R; sim, porque as estruturas o conhecimento são inerentes ao sujeito ,que depende de maturação neurológica, física ,emocional e de capacidades hereditárias para que possa aprender.

4 Cite e explique os conceitos fundamentais para a teoria da Gestlt.

R;Totalidade;temos a tendência de diante de uma situação qualquer consideramos primeiroo todo para depois prestamos a atenção as partes.Ex;h2o e a formula da água onde tem 2 hidrogenio e 1 oxigenio.

Estruturas; A estrutura e um todo organizado e harmônico, que não se configura com a somadas partes, mas sim há de uma relação do conjunto.

Meio geográfico e o comportamental. Nosso comportamento vêm a tona de acordo com a nossa concepção, do meio e não apenas pela identificação das propriedades físicas dos fenômenos.Ex; o sapo , a fugura ao fundo o campo perceptivo tendo a organizar o segundo a relação de figura fundo.

Suas perceptivas, quando observando algo nossa percepção tende para uma forma mais simples e simétricas, regulares e estáveis, ao ler um livro reconhecemos o que e essencial do que e secundário .

Insight que mais influenciou a educaçãoe ainda e usado por professor que utilizam a idéia do clikdo estalo de luz.

5 Em síntese, explique os conceitos de campo fenomenal, do self e da congruência, desenvolvidos pó Rogers.

R;o campo fenomenal e o mundo das coisas e das pessoas percebidos ao decorrer da vida. Vai atribriindo o significado e valores a cada aspectos percebido.Self(si mesmo)ao conjunto de percepções qu cada um tem de si mesmo da vida, de suas relações com as outros e com o mundo tando quanto os valores que atribuir a essa percepções. E a auto imagem que formamos de nos mesmos.

6 O que motiva o estudante a aprender na escola,segundo Roger?

R;O clima de acolhimento e aceitação para cada estudante , a confiança e realização pessoal . aprender a aprender, sinceridade, criatividade, auto conhecimento a ter confiança nos professores que ali estão

7 Rogers entende a aprendizagem como significante e experiencial.Escreva, com suas próprias palavras, as características dessa aprendizagem

R:tem uma qualidade de envolvimento pessoal sensorial em seus aspectos auto iniciativa e senso de descoberta de alcance ,a apreender e compreensão das dificuldades provocadas por mudanças no comportamento do aluno o próprio aluno se avalia Para ver se apreendeu o que lhe foi ensinado

8Explique como a concepção trata:

A)o conhecimento

b)o aluno

c)o professor

R a)cconhecimento, é tratado como contéudo fechado , sem possibilidade de ser questionado ou de encontrar divergências que o refutem,E aprendido por meio de memorização em formas de atividades repetitivas e organizado por meio simples para o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com