TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Do Desenvolvimento

Dissertações: Psicologia Do Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  2.535 Palavras (11 Páginas)  •  2.487 Visualizações

Página 1 de 11

Pcp

Módulo 1

E.D.

1- A diversidade da Psicologia fica evidente quando se observa que, como área de conhecimento, ela contém a especificação de diferentes objetos de estudo, bem como diferentes métodos de estudo desses objetos.

Reflita sobre as afirmações a seguir:

I. A Psicologia deve se dedicar à produção de conhecimento sobre os fenômenos cognitivos humanos (raciocínio, inteligência, pensamento, etc.)

II. A forma apropriada de se obter conhecimento sobre os fenômenos psicológicos envolve a utilização da observação e da experimentação.

III. A tarefa da Psicologia é conhecer os comportamentos e ações humanas e seus fatores determinantes.

IV. O conhecimento produzido pela Psicologia deve estar submetido ao critério da razão e da crítica daqueles que a estudam.

V. A Psicologia estará cumprindo seu papel na medida em que acumular conhecimento sobre as emoções e a afetividade humana.

Escolha a alternativa incorreta relacionada às afirmações acima:

A) A afirmação I faz referência ao objeto de estudo da Psicologia.

B) A afirmação II faz referência ao objeto de estudo da Psicologia.

C) A afirmação III faz referência ao objeto de estudo da Psicologia.

D) A afirmação IV faz referência ao método de estudo que a Psicologia deveria utilizar.

E) A afirmação V faz referência ao método de estudo que a Psicologia deveria utilizar.

2- O texto sobre a Diversidade da Psicologia refere-se ao dogmatismo e ao ecletismo, como sendo atitudes adotadas por alguns psicólogos, quando se deparam com as diferentes concepções e teorias que caracterizam a Psicologia contemporânea. Escolha abaixo a afirmação correta, segundo os textos lidos:

A) O texto sobre a Diversidade da Psicologia refere-se ao dogmatismo e ao ecletismo, como sendo atitudes adotadas por alguns psicólogos, quando se deparam com as diferentes concepções e teorias que caracterizam a Psicologia contemporânea. Escolha abaixo a afirmação correta, segundo os textos lidos:

B) o dogmatismo e o ecletismo caracterizam-se como sendo atitudes que permitem que a Psicologia e o psicólogo se desenvolvam de forma mais apropriada.

C) o critério mais importante para se identificar um psicólogo dogmático é observar quantas abordagens ele segue.

D) os autores não consideram o ecletismo uma atitude aceitável, uma vez que o psicólogo considerado eclético trata várias abordagens diferentes como se fossem iguais, ficando impedido, assim, de desenvolver-se, já que não enfrenta as diferenças inerentes a elas.

E) o psicólogo dogmático é aquele que segue apenas uma abordagem da Psicologia, enquanto que o eclético é mais aberto porque segue praticamente todas ou muitas abordagens ao mesmo tempo.

3- Reflita sobre a seguinte afirmação: “A descrição das atividades dos psicólogos nunca será completa, se não incluir os contextos em que os profissionais atuam.”

Assinale a alternativa correta, segundo o texto de Bettoi (2013):

A) A afirmação discorda do texto porque em Psicologia não se encontram respostas completas para os fenômenos estudados.

B) A afirmação concorda com o texto, pois uma atividade é sempre “situada”, isto é, procura atingir determinados objetivos e pessoas, originadas de realidades específicas concretas.

C) A afirmação discorda do texto na medida em que não se pode estabelecer relações entre as atividades do psicólogo e os contextos de atuação.

D) A afirmação discorda do texto porque o local onde a atividade se concretiza, as demandas da instituição, as condições do país, etc., não afetam, mas apenas determinam as atividades.

E) A afirmação concorda com o texto porque atividades e contexto são o mesmo fenômeno.

4- Em se tratando das possibilidades de atividades a serem exercidas pelos psicólogos, assinale a alternativa INCORRETA:

A) A atividade de observação pode ser utilizada nas áreas de Pesquisa, Organizacional, Educacional, Clínica, Institucional e Hospitalar.

B) O psicodiagnóstico aparece sendo utilizado nos contextos da clínica, institucional, hospitalar e educacional.

C) Os testes são característicos da atividade de psicodiagnóstico.

D) Por definição, a atividade de aconselhamento e orientação é longa e curativa, enquanto a psicoterapia é um tratamento mais curto e focado em um problema específico.

E) Uma diferença entre psicoterapia e aconselhamento e orientação relaciona-se ao fato de a primeira lidar com o significado daquilo que é pensado, vivido ou sentido por uma pessoa, enquanto a segunda objetiva a informação e o encaminhamento.

5- Marque a afirmação INCORRETA, de acordo com Bettoi (2013):

A) A psicoterapia não é feita apenas no consultório. Podemos encontrar esta atividade em outros contextos como, por exemplo, em alguns hospitais e em outras instituições de saúde.

B) A psicoterapia é uma atividade em que o psicólogo aplica procedimentos psicológicos, cujas características e objetivos podem variar de acordo com a abordagem do profissional.

C) A psicoterapia é a oportunidade que o sujeito tem para falar de si. No estilo de vida da modernidade não sobra tempo para pensarmos em nós mesmos. A psicoterapia, portanto, é a oportunidade de encontrar alguém em quem confiar para falar e conhecer

D) A psicoterapia breve é uma das formas de se fazer psicoterapia. A diferença entre ela e a tradicional é a demanda: o “problema” a ser tratado exige tempo menor e o psicoterapeuta foca sua atenção no “problema” que levou a pessoa até o atendimento.

E) Qualquer pessoa pode fazer psicoterapia: desde as crianças até os idosos. Apenas não se recomenda esta atividade para as pessoas que têm em casa algum familiar com problemas relacionados a vícios em geral. Esta família só terá bons resultados se procurar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com