TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Do Desenvolvimento

Artigos Científicos: Psicologia Do Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 2

A ciência da psicologia do desenvolvimento humano é diferenciada das outras como a Psicanálise, pois abarca o ser humano como um todo, sua característica psicossocial, cognitiva, física, do nascimento a velhice, mostrando que o ser humano é dialético. A pesquisa apresenta os diversos olhares de pais e professores quanto as características marcantes de cada fase que o indivíduo passa. Esse estudo teve como objetivo pautar os distintos olhares das representações sociais citadas, sobre o desenvolvimento humano.De discutir as teorias do senso comum sobre o desenvolvimento humano, constituídas por adultos e adolescentes.

A pesquisa foi realizada om um método dividido em duas etapa. Onde na primeira etapa, foram investigados 120 adultos 60 pais e 60 professores de adolescentes das classes media e alta, que residem na região metropolitana de recife. A faixa etária dos pais variam entre 35 e 59 anos, enquanto a faixa etária dos professores entre 20 e 53 anos. Na segunda etapa foram entrevistados 50 adolescentes, do sexo masculino e feminino, que cursando o ensino médio em escolas privadas com faixa etária entre 15 e 19 anos.

Os participantes da primeira etapa da pesquisa foram solicitados a responder um questionário contendo 12 questões sobre os eixos das pesquisa. Nas primeiras questões foram investigados o que os sujeitos pensavam sobre a fase do desenvolvimento humano. Os participantes deveriam selecionar as 4 frases que, em sua opinião, melhor as caracterizavam, bem como as 4 que em sua opinião, menos caracterizavam.

Na segunda etapa foram entrevistados 50 adolescentes, através de um roteiro semi estruturado de entrevista que continha questões sobre as concepções de desenvolvimento geral humano e especifico. Os dados obtidos foram analisados através do software ALCEST que fornece subsídios para identificação do conteúdo da representação.

A análise dos dados procurou reconstruir os sentidos das classes de palavras, retornando ao contexto do qual elas foram retiradas. As classes obtidas através da analise do ALCESTE foram analisadas á luz da teoria das representações sociais, identificando fenômenos de objetivação além dos elementos que continuem a base ou ancoragem dos objetos investigados.

Conclui-se em tal pesquisa afirmar que quando o assunto é o desenvolvimento humano e a fase é adolescência. á uma divergência mais acentuada entre as duas representações sociais. enquanto pais e professores(adultos)desçam alguns elementos negativos como irresponsabilidade, falta de limites e inexperiência, os adolescentes se sentem mais preparados confiantes e reclama da pressão e do excesso de limites.

A psicologia nos aponta a adolescência como uma fase de transição, de busca de identidade e acirramento de conflitos. Ao falar de adolescência, por exemplo, a psicologia a dirige como uma fase única desconsiderando a heterogeneidade de adolescência existente em função do momento histórico e do contexto sócio econômico cultural em que ela se constrói.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com