TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Do Desenvolvimento

Artigo: Psicologia Do Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  1.432 Palavras (6 Páginas)  •  795 Visualizações

Página 1 de 6

MÓDULO:

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO – 80h

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

HISTÓRICO DA PSICOLOGIA

Questões obrigatórias para o dossiê

1. De acordo com as diferentes correntes filosóficas apresentadas no texto, elabore um quadro histórico identificando os pensadores e suas principais ideias.

2. De acordo com a história, o século XV marcou um período de transformações radicais na Europa, desencadeando um processo de valorização do homem. Pesquise sobre esse período e argumente sobre tais mudanças e suas implicações para a educação.

3. A partir da década de 70, duas tendências são disseminadas: construtivista (Piaget) e sociointeracionista (Vygotsky, Luria e Leontiev). Explique por que motivo tais tendências tomam corpo nessa época.

4. Explique as principais contribuições da Psicologia quanto à compreensão sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem humana.

5. De acordo com o texto, algumas escolas em Psicologia deram origem às teorias que temos hoje. Caracterize as abordagens abaixo, evidenciando seu posicionamento individual:

a) Funcionalismo

b) Estruturalismo

c) Associacionismo

d) Behaviorismo

e) Psicanálise

f) Gestalt

g) Construtivismo

Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais ou internet. Além disso, assista aos vídeos, quando houver indicações.

1. Defina os aspectos do desenvolvimento humano abaixo:

a) Físico e motor:

b) Cognitivo:

c) Afetivo-emocional:

d) Social:

2. Qual a importância dos estudos do desenvolvimento infantil?

3. Pesquise e escreva qual é a diferença entre: maturação e crescimento.

4. De acordo com o texto, três dentre as tendências teóricas da psicologia são consideradas as mais importantes. Escreva quais são elas e o motivo de serem classificadas assim.

5. Acesse o site: http://www.brasilescola.com/psicologia/psicologia-do-desenvolvimento.htm, leia o texto e registre as ideias principais.

UNIDADE 2

O DESENVOLVIMENTO HUMANO: ASPECTO FÍSICO E MOTOR

Questões obrigatórias para o dossiê

1. Conhecer os aspectos do desenvolvimento físico e motor é de extrema importância para todo educador. Escreva por quae motivo esse conhecimento é necessário na prática educativa e dê exemplos de situações nas quais podemos utilizá-los.

2. Sabemos que o processo de crescimento é influenciado por fatores internos e externos ao organismo. A partir da leitura do fascículo e/ou outros textos pesquisados, escreva sobre os fatores que influenciam o desenvolvimento pré-natal.

3. Explique o por quê da observação criteriosa do médico em relação aos reflexos de um recém-nascido.

4. Qual a necessidade de um educador conhecer o desenvolvimento motor da faixa etária com a qual está trabalhando? Em que a psicomotricidade pode contribuir para o desenvolvimento sadio de uma criança em idade escolar? Leia, pesquise em outras fontes, se necessário, e construa um pequeno texto, argumentando sobre esse assunto. (Mínimo de 15 linhas)

5. As características de crescimento e desenvolvimento físico na adolescência são fortemente influenciadas pela interação de fatores genéticos e ambientais. Pesquise em outras fontes sobre como acontece esse desenvolvimento e faça um esquema, contemplando as principais mudanças físicas ocorridas nessa fase.

Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais ou internet. Além disso, assista aos vídeos, quando houver indicações.

1. Pesquise sobre crianças que apresentam dificuldades motoras e escreva quais consequências podem ocorrer no desenvolvimento escolar.

2. Pesquise, na internet, atividades de psicomotricidade realizadas em crianças e faça um relatório sobre suas observações.

Sugestão: http://www.youtube.com/watch?v=H_-LOeoA028 (aula de psicomotricidade I) e http://www.youtube.com/watch?v=CSbs-SvBe9o (aula de psicomotricidade II).

3. Fatores genéticos também podem acarretar problemas no desenvolvimento do bebê. Pesquise sobre Autismo e síndrome de Asperger e faça um quadro comparativo.

4. É necessário entendermos a diferença entre parto normal e parto natural. Explique a diferença. E por que o parto natural tem sido indicado pela comunidade médica?

5. Argumente sobre a importância do movimento para o desenvolvimento infantil, citando exemplos de como trabalhá-lo no processo educativo.

UNIDADE 3

O DESENVOLVIMENTO HUMANO: ASPECTO COGNITIVO

Questões obrigatórias para o dossiê

1. Como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com