TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Do Desenvolvimento

Artigo: Psicologia Do Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1

a) Quais são as questões fundamentais que a Psicologia do Desenvolvimento tenta responder?

São três questões fundamentais. A primeira é a de continuidade, que questiona se o desenvolvimento é um processo de mudanças que ocorrem gradualmente ou se tem um período “chave”, onde se tem um salto no desenvolvimento. A segunda, fontes de desenvolvimento, se refere a definir quais são as contribuições da herança genética e do meio social (ambiente) para o desenvolvimento. Já na terceira, que são as diferenças individuais, procura-se saber o que leva um individuo a ser totalmente diferente dos demais, inclusive aqueles que possuem o mesmo material genético.

b) Explique como a Psicologia do Desenvolvimento responde uma dessas questões?

Na tentativa de responder a questão da continuidade, levaram-se em consideração mais três questões que envolvem o desenvolvimento da espécie, filogenia, o desenvolvimento individual, ontogenia, e aos eventos ambientais e biológicos que podem ter maior influência nesse desenvolvimento: seriam períodos críticos ou sensíveis? Na filogenia, o que nos diferencia tem mais a ver com a cultura do que qualquer outra coisa. Essa capacidade que nós temos de acumular conhecimento e o transmitir para as próximas gerações, principalmente pela linguagem. No desenvolvimento individual, o embate primordial dos teóricos diz respeito às mudanças quantitativas e qualitativas que podem ocorrer no organismo. Mudança gradual ou abrupta? Não se pode definir ao certo. Mas, referente aos padrões qualitativos, são chamados de estágios de desenvolvimentos, os novos padrões apresentados pelos indivíduos. Os critérios fundamentais para esse conceito envolvem: transições, mudanças na atividade motora, rapidez e o aparecimento de não uma, mas, sim, várias características simultaneamente. Já, no que diz respeito aos eventos biológicos e culturais, estudos apontam para uma fase que um individuo está mais perceptível a adquirir novas características.

Questão 2

a) F, b) V, c) F

Questão 3)

a) Quais são os três princípios do desenvolvimento no período pré-natal?

Sequência Proximodistal, Sequência Cefalocaudal e Sequência do geral para o Específico.

b) Explique um desses três princípios:

Na Sequência do geral para o Específico acontece das estruturas maiores como por exemplo a cabeça.Para as estruturas menores ou mais refinadas, ou seja olhos,orelhas, mãos,boca e nariz,etc.

c) Explique as etapas pelas quais passa a gestação:

No primeiro trimestre quando o blatocisto se implanta no útero, a gravidez começa a apontar sua presença por meio de alguns sintomas desagradáveis como cansaço,enjoo e dores de cabeça a causa desses sintomas é o desvio do sangue para o útero e a inundação dos hormônios. No segundo trimestre no 18ª semana o feto começa a se mexer a mãe já sente os movimentos do bebe, cria-se uma questão de vínculo (relação) entre o bebe e a mãe. No terceiro trimestre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com