TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Do Desenvolvimento

Exames: Psicologia Do Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  1.299 Palavras (6 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 6

UNIDADE 01

HISTÓRICO DA PSICOLOGIA

1 – De acordo com as diferentes correntes filosóficas apresentadas no texto, elabore um quadro histórico identificando os pensadores e suas principais ideias.

Pensadores Ideias

Sócrates Preocupava-se em estudar o limite que separa o homem dos animais e postulava que a característica do homem era a razão, que permitia ao homem se sobrepor aos instintos, que seria a base da irracionalidade.

Platão Discípulo de Sócrates definiu que a alma do homem se encontrava na cabeça, concebia a alma separada do corpo e quando morria o corpo desaparecia, mas a alma ficava livre para ocupar outro corpo.

Aristóteles Discípulo de Platão postulava que a alma e o corpo não se dissociavam. Para ele, a psyché seria o princípio ativo da vida e argumentou que o homem tinha uma alma racional que tem função pensante.

Santo Agostinho Defende que a que a marca original do homem é a sua tendência para o pecado original, a busca de desejo de posse e prazer. Estabelecia a distinção de corpo e alma. A alma era imortal, por ser o elemento que liga o homem a Deus, para ele o homem deveria se livrar das coisas mundanas e carnais no seu caminho com Deus.

Tomás de Áquino Buscou em Aristóteles a distinção entre essência e existência, mas afirmava que somente Deus seria capaz de reunir as duas em termos de igualdade. Admitia a possibilidade de busca pelo conhecimento por meio dos sentidos, além das verdades reveladas.

René Descartes Postula a separação entre mente (alma, espírito) e corpo e afirma que o homem possui uma substância pensante e que o corpo desprovido de espírito é uma máquina.

2 – De acordo com a história, o século XV marcou um período de transformações radicais na Europa, desencadeando um processo de valorização do homem. Pesquise sobre esse período e argumente sobre tais mudanças e suas implicações para a educação.

Crescimento do capitalismo, ciências avançada, René descarte começa a postula a separação da alma e espírito, Darwin derruba antropocentrismo, surge estudiosos como Hegel As artes evoluem rapidamente grandes pintores, escultores e escritores.

3 – A partir da década de 70, duas tendências são disseminadas: construtivista (Piaget) e sociointeracionista (Vygotsky, Luria e Leontiev). Explique por que motivo tais tendências tomam corpo nessa época.

define-o como a teoria do desenvolvimento do conhecimento em resultado de uma interacção com o meio. Piaget procurou determinar os processos de construção do conhecimento desde as suas formas mais elementares até aos níveis superiores, nomeadamente o conhecimento científico. Para Piaget o indivíduo não é um simples resultado do meio (tese behaviorista), nem é simplesmente determinado por princípios inatos (tese gestaltista). O seu desenvolvimento é determinado pela interacção entre factores internos (orgânicos, hereditários) e factores externos (meio). Nos primeiros meses de vida, o seu comportamento é determinado por reflexos inatos, mas depois as respostas são cada vez mais complexas, fruto de um processo de adaptação. Este processo embora tenha algumas etapas comuns atodos os indivíduos, não produz em todos os mesmos resultados. As mesmas coisas não têm a mesma significação para todos. O comportamento é uma resposta que varia em função da interacção entre a personalidade do sujeito e a situação. As idéias de Vygotsky acerca do desenvolvimento da linguagem escrita são bastante contemporâneas e estão estritamente ligadas às questões centrais de sua teoria. A linguagem escrita, assim como outras formas de linguagem, é construída socialmente, através da interação dos sujeitos entre si e com o mundo, em um processo contínuo. Vygotsky afirma que a escrita é um sistema de representação simbólica da realidade, a qual medeia a relação dos homens com o mundo. Para ele, a escrita vai além da dominação da grafia das palavras, ela é um produto cultural construído historicamente, e para adquiri-la a criança passa por um processo bastante complexo, o qual , ao contrário do que acreditamos, inicia-se muito antes da criança ingressar-se na escola. Dentro da perspectiva Vygotskyana, pode-se dizer que alfabetizar é mais que aprender a grafia das palavras. Aprender a escrever é construir nova inserção cultural, é aprender uma forma de interagir com o meio sob o qual está inserido. O presente estudo visa analisar como, segundo os estudos de Lev Semenovich Vygotsky, se desenvolve o processo de aquisição da linguagem escrita pela criança, assim como os fatores que influenciam e determinam esse processo.

4 – Explique as principais contribuições da Psicologia quanto a compreensão sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem humana.

5 – De acordo com o texto, algumas escolas em Psicologia deram origem as teorias que temos hoje. Caracterize as abordagens abaixo, evidenciando seu posicionamento individual:

a) Funcionalismo

b) Estruturalismo - é uma corrente de pensamento nas ciências humanas que se inspirou do modelo da linguística e que apreende a realidade social como um conjunto formal de relações. que veio a se tornar um dos métodos mais extensamente utilizados para analisar a língua, a cultura, a filosofia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com