TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Do Desenvolvimento

Pesquisas Acadêmicas: Psicologia Do Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  3.825 Palavras (16 Páginas)  •  3.527 Visualizações

Página 1 de 16

Psicologia do Desenvolvimento (resumo)

Atividades de Psicologia do Desenvolvimento

Aula 1- Aspectos históricos da Psicologia do Desenvolvimento

1.Qual a importância dos estudos do desenvolvimento infantil?

Os estudos do desenvolvimento infantil colaboram significativamente para o entendimento dos processos biológicos e culturais envolvidos na formação das pessoas como sujeitos sociais. Conhecer esses aspectos e a evolução humana permite que os professores possam entender os alunos nas suas características globais. Dessa maneira, o professor que compreende o modo de agir e pensar da criança, com suas especificidades, contribui para uma melhor qualidade de seu trabalho cotidiano.

2.Como a Psicologia soviética de Vygotsky define o processo de formação da consciência humana?

Vygotsky compreende que a formação da consciência humana se desenvolve a partir do contexto cultural e das relações sociais. O conhecimento é construído de forma coletiva.

Aula 2- Vygotsky: vida e obra

1.Quais motivos levaram Vygotsky a se interessar por Psicologia?

O interesse de Vygotsky por Psicologia originou-se do contato com crianças deficientes, com problemas congênitos e neurológicos. A partir dos estudos com essa população, ele procurava auxiliar no desenvolvimento dessas crianças.

2.Quais as características da Psicologia materialista defendida por Vygotsky?

A psicologia materialista de Vygotsky compreendia o homem em uma relação dialética em que ele é, ao mesmo tempo, produto e produtor de sua história. O psiquismo humano é explicado a partir das interações dos aspectos biológicos e sociais no desenvolvimento.

Aula 3- Bases epistemológicas de Vygotsky

1-De acordo com a perspectiva sócio interacionista de Vygotsky, como ocorre a construção da inteligência?

A construção da inteligência ocorre através da complementaridade dos aspectos biológicos e sociais. Essa teoria considera que é por meio das suas interações com outros seres humanos que o homem se constrói. Em outras palavras, o homem não nasce homem e sim com possibilidades de humanizar-se nas interações que estabelece ao longo da vida.

2.Para Vygotsky, como a criança interioriza o mundo ao seu redor?

Para Vygotsky, a criança interioriza o mundo ao seu redor através da linguagem, do uso dos signos e da imitação.

3.Explique o que Vygotsky quer dizer com “formas típicas do comportamento humano”.

Vygotsky considerava que as formas típicas do comportamento humano não estão prontas ao nascimento e se desenvolvem no decorrer da vida. Como formas típicas de comportamento humano temos: a capacidade de solucionar problemas; o uso da memória; a formação de conceitos e o desenvolvimento da linguagem.

Aula 4- O processo de humanização

1.O que são comportamentos instintivos? Cite exemplos.

Comportamentos instintivos são comportamentos ativados em situações de ameaça, fome, sobrevivência, emoção e medo. Exemplos de Comportamentos instintivos são: reagir a um assalto, sentir arrepio frente a um vento frio e uma mãe que tenta proteger o filho de um afogamento.

2. Vygotsky considerava que os comportamentos humanos correspondentes à história da evolução das espécies são chamados de filogênese. Explique.

O fato de o homem se tornar bípede e usar as mãos são características que foram se impondo ao longo da história. Esse aspecto permitiu ao homem desenvolver a coordenação motora fina e o movimento de pinça, que possibilita a escrita. Outra característica da filogênese humana diz respeito à flexibilidade do nosso cérebro, que permite que ele se adapte às mais variadas situações. O homem não possui um cérebro predeterminado geneticamente ao nascer. Ele se desenvolve partir da maturação biológica e da interação com o meio social.

Aula 5- A função do instrumento, do símbolo e da linguagem no desenvolvimento humano

1.Qual estágio representa um momento expressivo no desenvolvimento do bebê?

No bebê, o controle da cabeça e do tronco é um momento significativo do desenvolvimento humano. Quando o bebê começa a se arrastar e consegue ir ao encontro dos brinquedos que procura, aos poucos ele vai conseguindo conter seus reflexos involuntários e começa a desenvolver o sistema de preensão com as mãos. No momento em que ele consegue se sentar, novas Possibilidades interativas vão surgindo no ambiente.

2.O brinquedo foi um instrumento elaborado historicamente para criança brincar e também traz modas aparentes nas suas representações.

Descreva os significados simbólicos dos brinquedos:

a) boneca Barbie;

b) boneca Africana.

Como esses podem ser usados na educação?

A boneca Barbie representa simbolicamente a sociedade norte-americana e seus valores, assim como a boneca africana traz representações culturais de seu povo. Esses brinquedos podem ser usados na educação para se discutir as características de cada sociedade e as implicações dos simbolismos expressos nesses brinquedos.

Aula 6- A formação de conceitos elementares

1.Por que os signos são considerados instrumentos psicológicos na teoria de Vygotsky?

Os signos são considerados instrumentos psicológicos na teoria de Vygotsky porque tornam presente o que está ausente e auxiliam na memória.

2.Qual o significado da zona de desenvolvimento proximal (ZDP) na teoria de Vygotsky? Cite um exemplo.

A zona de desenvolvimento proximal é a forma compartilhada de construir conhecimentos e auxiliar as pessoas na resolução de seus problemas. Um exemplo é quando um amigo de sala de aula auxilia o outro na resolução de um problema matemático.

Aula 7- A formação de conceitos científicos

1.Qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com