TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Do Desenvolvimento

Artigo: Psicologia Do Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  4.537 Palavras (19 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 19

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO – 80h

UNIDADE 1

HISTÓRICO DA PSICOLOGIA

1. Elabore um quadro histórico identificando as principais ideias dos filósofos Sócrates, Platão e Aristóteles. Você pode pesquisar em outras fontes.

Sócrates Platão Aristóteles

- Era considerado pelos seus contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes. Em seus pensamentos, demonstra uma necessidade grande de levar o conhecimento para os cidadãos gregos. Seu método de transmissão de conhecimentos e sabedoria era o diálogo. Através da palavra, o filósofo tentava levar o conhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano.

Conhecemos seus pensamentos e ideias através das obras de dois de seus discípulos: Platão e Xenofontes. Infelizmente, Sócrates não deixou por escrito seus pensamentos.

- Valorizava os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento. De acordo com Platão, os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. A educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral. A educação deveria dedicar esforços para o desenvolvimento intelectual e físico dos alunos. Aulas de retórica, debates, educação musical, geometria, astronomia e educação militar. Para os alunos de classes menos favorecidas, Platão dizia que deveriam buscar em trabalho a partir dos 13 anos de idade. Afirmava também que a educação da mulher deveria ser a mesma educação aplicada aos homens.

- O filósofo valorizava a inteligência humana, única forma de alcançar a verdade. Fez escola e seus pensamentos foram seguidos e propagados pelos discípulos. Pensou e escreveu sobre diversas áreas do conhecimento: política, lógica, moral, ética, teologia, pedagogia, metafísica, didática, poética, retórica, física, antropologia, psicologia e biologia. Publicou muitas obras de cunho didático, principalmente para o público geral. Valorizava a educação e a considerava uma das formas crescimento intelectual e humano. Sua grande obra é o livro Organon, que reúne grande parte de seus pensamentos. Seus pensamentos filosóficos e ideias sobre a humanidade têm influências significativas na educação e no pensamento ocidental contemporâneo. Aristóteles é considerado o criador do pensamento lógico.

Fonte: http://www.suapesquisa.com

http://www.mundoeducacao.com/filosofia

2. Na Idade Média, a igreja exerce um papel de domínio, pois ela toma a responsabilidade de sistematizar e organizar a doutrina cristã. Dois pensadores que se destacam nas discussões sobre a alma são Santo Agostinho e São Tomás de Aquino. Apresente as principais ideias desses dois grandes filósofos.

R: Agostinho defendeu a superioridade da alma, ou seja, a supremacia do espirito sobre o corpo, a matéria. A alma teria sido criada por Deus para reinar sobre o corpo, para dirigi-lo a pratica do bem. A verdadeira liberdade estaria na harmonia das ações humanas com a vontade de Deus, pois o prazer de pecar é a escravidão. Segundo o filosofo, o homem que trilha a via do pecado só consegue retornar aos caminhos do Deus e da salvação mediante combinação de seu esforço pessoal de vontade e a concessão, imprescindível, da graça divina. Sem a graça divina de Deus, o homem nada pode conseguir. Sua concepção a respeito do mal está baseada na teoria platônica, assim o mal não é um ser, mas sim a ausência de outro ser, o bem. O mal é o que sobraria quando não existe mais a presença do bem. Deus seria a completa personificação deste bem, portanto não poderia ter criado o mal. Explica que a origem do mal está no livre- arbítrio concedido por Deus, que em sua perfeição, quis criar um ser que pudesse ser autônomo e assim escolher o bem de forma voluntaria. São Tomás de Aquino formulou um sistema filosófico que conciliava a fé cristã com o pensamento de Aristóteles, algo que parecia impossível, até herético, para boa parte dos teólogos da época. Aquino elaborou a síntese entre a fé e a razão. Defendeu que um ensino enfadonho seria um obstáculo para a aprendizagem. Foi o mais importante proponente clássico da teologia natural (parte da filosofia da religião que lida com as tentativas de se provar a existência de Deus e outros atributos divinos)e o pai do tomismo ( conjunto de doutrinas teológicas e filosóficas). Sua influência no pensamento ocidental é considerável e muito da filosofia moderna foi concebida como desenvolvimento ou oposição de suas ideias, particularmente na ética, lei natural, metafísica e teoria política. Ao contrário de muitas correntes da Igreja na época, Tomás abraçou diversas ideias de Aristóteles - a quem ele se referia como "o Filósofo" - e tentou sintetizar a filosofia aristotélica com os princípios do cristianismo.

Fonte: http://www.infoescola.com/biografias

http://www.suapesquisa.com

3. De acordo com a história, o século XV marcou um período de transformações radicais na Europa, desencadeando um processo de valorização do homem. Pesquise sobre esse período e argumente sobre tais mudanças e suas implicações para a educação.

R: Renascimento ou Renascença, movimento cultural simultâneo ao período da História Europeia que marcou o final da idade média e o inicio da idade moderna iniciado na Itália, buscou se inspirar na cultura greco-romana. Inicialmente a ressurreição da ciência se baseia direta e conscientemente na tradição pitagórica do Renascimento, visto que suas práticas religiosas correntes tendiam a ser aceitas como questão de rotina. A cultura clássica impulsionou as artes, as ciências e a filosofia, incentivada por novas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com