TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Educacional

Casos: Psicologia Educacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  1.895 Palavras (8 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 8

1-Sociedade:

Sociedade é um sistema de inter-relações que conecta os indivíduos uns com os outros

2-Cultura:

É a forma de vida dos membros de uma sociedade ou de grupos dentro da sociedade.E´formada pelas crenças,idéias e valores de uma sociedade.

refere-se aos modos de vida dos membros de uma sociedade, ou de grupos pertencentes a essa sociedade; inclui o modo como se vestem, as suas formas de casamento, família, os seus padrões de trabalho, cerimónias religiosas e actividades d lazer”.

Sem cultura, não nos poderíamos considerar “humanos”, pois não teríamos linguagem para nos expressarmos, nem nenhum sentido de autoconsciência e a nossa capacidade cognitiva de pensar e raciocinar seria limitada. Assim, a cultura é uma parte importante daquilo que nos torna humanos.

3-Etnia

este termo designa um grupo humano estável na história e no tempo, que partilha origens e tradições comuns, a mesma língua, a mesma cultura e por vezes os mesmos traços morfológicos.

4-Etnocentrismo:

É a prática de julgar outras culturas comparando-as com a nossa

5-Individualidade

6-Família e parentesco:

Uma Família é um grupo de pessoas unidas directamente por laços de parentesco, no qual os adultos assumem a responsabilidade de cuidar das crianças. Os laços de Parentesco são relações entre indivíduos estabelecidas através do casamento ou por meio de linhas de descendência que ligam familiares consanguíneos (mães,pais, filhos e filhas, avós, etc.).

7-Identidade cultural:

Características que são atribuidas a um indivíduo pelos outros

De uma forma geral, a identidade está relacionada com os entendimentos que as pessoas têm acerca de quem são e do que é importante para elas. Estes enten-dimentos formam-se em função de determinados atri-butos que são prioritários em relação a outras fontes geradoras de sentido. O género, a orientação sexual, a classe social, a nacionalidade ou a etnicidade são algumas das principais fontes de identidade. Os soció-logos referem-se sobretudo a dois tipos de identidade: a identidade social e a identidade pessoal. Embora analiticamente distintas, estas formas de identidade estão intimamente relacionadas. Por identidade social entendem-se as características que os outros atribuem a um indivíduo. Estas podem ser vistas como marcadores que indicam, de um modo geral, quem essa pessoa é. Ao mesmo tempo, posicionam essa pessoa em relação a outros indivíduos com quem partilha os mesmos atributos. Estudante, mãe, advo-gado, católico, sem-abrigo, asiático, disléxico, casa-do, etc., são exemplos de identidades sociais. Muitos indivíduos têm identidades sociais que abrangem mais do que um atributo. Uma pessoa pode simulta-neamente ser mãe, engenheira, muçulmana e vereado-ra. O facto de se ter múltiplas identidades sociais reflecte as muitas dimensões da vida de uma pessoa. Embora esta pluralidade de identidades sociais possa constituir uma fonte potencial de conflitos, a maioria das pessoas organiza o sentido e a experiência das suas vidas à volta de uma identidade principal que é relativamente contínua no tempo e no espaço.

8-Endoculturação:

10-Socialização:

É o processo pelo qual as crianças,ou outros novos membros da sociedade,aprendem o modo de vida de sua sociedade(é o principal canal para a transmissão da cultura atravésdo tipo e das gerações)

11-Crime e desvio:

Podemos definir o desvio como o que não está em conformidade com determinado conjunto de normas aceitas por um número significativo de pessoas de uma comunidade ou sociedade .

Crime, se refere apenas à conduta inconformista que viola uma lei.

(Podemos definir o desvio como o que não está em conformidade com determinado conjunto de normas aceite por um número significativo de pessoas de uma comunidade ou sociedade. Como já foi enfatiza-do, nenhuma sociedade pode ser dividida de um modo linear entre os que se desviam das normas e aqueles que estão em conformidade com elas. A maior parte das pessoas transgride, em certas oca-siões, regras de comportamento geralmente aceites. Quase toda a gente, por exemplo, já cometeu em determinada altura actos menores de roubo, como levar alguma coisa de uma loja sem pagar ou apro-priar-se de pequenos objectos do emprego - como papel de correspondência - e dar-lhe uso privado. A dada altura das nossas vidas podemos ter excedido o limite de velocidade, feito chamadas telefónicas de brincadeira, ou fumado marijuana. Desvio e crime não são sinónimos, embora muitas vezes se sobreponham. O âmbito do conceito de des-vio é muito mais vasto do que o do conceito de crime, que se refere apenas à conduta inconformista que viola uma lei. Muitas formas de comportamento desviante não são sancionadas pela lei. Sendo assim, os estudos sobre desvio podem examinar fenómenos tão diversos como os naturalistas (nudistas), a cultu-ra "rave" ou os viajantes "New Age". )

12-Racismo

“o racismo é a valorização generalizada e definitiva, de diferenças reais ou imaginárias em proveito do acusador e em detrimento da vítima, afim de justificar uma agressão ou um privilégio”.

O conceito de raça é fundamental para a existência de racismo- um preconceito baseado em distinções físi-cas com significado social. Um racista é alguém que acredita que alguns indivíduos são inferiores ou supe-riores a outros como resultado dessas diferenças racia-lizadas. Geralmente, pensa-se no racismo como um comportamento ou atitude própria de certos indivíduos ou grupos. Um indivíduo pode defender crenças racis-tas ou juntar-se a um grupo, como a organização da supremacia branca, que promove uma causa racista. Todavia, muitos têm argumentado que o racismo con-siste em algo mais do que as ideias de um pequeno número de fanáticos. Pelo contrário, o racismo está imiscuído na própria estrutura e funcionamento da sociedade. A ideia de racismo institucional sugere que o racismo atravessa todas as estruturas sociais de um forma sistemática.

13-Etnicidade

etnicidade”, é um conceito puramente social. Entende-se pelas práticas culturais e os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com