TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Humanista

Seminário: Psicologia Humanista. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  Seminário  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 4

A Psicologia Humanista nasce nos Estados Unidos na década de 60 como uma crítica ao Behaviorismo e a Psicanálise. Considerada a terceira força, questionava as práticas comportamentalistas e as técnicas terapêuticas da Psicanálise objetivando a humanização da psique, rejeitando a visão do homem como máquina condicionada ao comportamento imposto pelo meio externo e retirando o enfoque no inconsciente. Como um conjunto de várias teorias transporta da filosofia a fenomenologia e o existencialismo. E apesar de discordar da visão determinista de Freud, simpatizava-se com Alfred Adler, Otto Rank, Carl Jung e Wilhelm Reich. Adquire também, influências da Gestalt e do Psicodrama.

Esta linha de pensamento aborda a capacidade consciente dos indivíduos, confiando na integralidade entre a natureza e a conduta do ser humano, no livre arbítrio, espontaneidade e poder criativo do mesmo. Destaca o bem-estar do ser humano, a possibilidade de crescimento e auto realização, indo em oposta direção às ideias que focalizavam as patologias e os distúrbios.

Considerado pai da Psicologia Humanista, Abraham Maslow (1908-1970) nasceu no Brooklin, Nova Iorque. Segundo o próprio, sua infância foi bastante infeliz e miserável. Seus pais eram semianalfabetos e seu relacionamento com eles era bastante conturbado. O pai sofria de alcoolismo e costumava ficar fora de casa por longos períodos. Sua mãe era uma pessoa bastante supersticiosa e castigava Maslow por quaisquer motivos demonstrando nítida preferência a seus irmãos mais novos. “Minha mãe era uma criatura horrível.” Afirmou o mesmo, que se recusou a comparecer ao enterro de sua mãe e jamais a perdoara.

Maslow sofrera durante toda sua infância com o complexo de inferioridade, que era reforçado por seus pais que constantemente enfatizavam sua aparência física: Magricela e de nariz grande. Aos 17 anos decidiu compensar seu complexo nos esportes, mas não fora bem sucedido e decidiu voltar-se para aos livros. Seus pais exigiam muito de seus estudos e desejavam ter um advogado na família. Ingressou a City College of New York onde iniciou o curso de direito, mas abandonou este para cursar Psicologia na Cornell University, entretanto não se agradara e abandonou o curso declarando que o que estudara ali fora extremamente desanimador e não havia nada a ver com pessoas. Assim sendo, transferiu-se a University of Wisconsin onde concluiu o curso.

No início, Maslow fora comportamentalista e estudou o behaviorismo de Watson ao qual lhe conferia total interesse, porém, após o nascimento de seu primeiro filho e o contato com a Psicologia da Gestalt e a Psicanálise, abandonou o comportamentalismo e afirmou que o behaviorismo era superficial em compreender e lidar com os problemas cotidianos do homem.

A avaliação na teoria de Maslow

A Avaliação na teoria de Maslow pode ser definida como uma teoria conceitual que relata sobre a motivação. É um impulso a ação, que se origina no meio interno do indivíduo. E está ação é manifestada pela grande necessidade do ser humano de autoconceito, autoestima, e de realizações pessoais. A motivação para Maslow nasce da busca de satisfazer uma necessidade.

Ao contrário do que se aparenta, sua teoria sobre auto realização não se iniciou de maneira formal de pesquisa. Sua pesquisa deu-se à curiosidade que lhe fora despertada a duas pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com