TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Institucional E Processo Grupal

Artigos Científicos: Psicologia Institucional E Processo Grupal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  1.407 Visualizações

Página 1 de 2

PSICOLOGIA INSTITUCIONAL E PROCESSO GRUPAL

Psicologia Social como o próprio nome diz, revela um conceito de psicologia grupal e institucional que indica que o próprio indivíduo, no meio em que vive, tende a ter um relacionamento interpessoal seja em qualquer lugar em que estiver, mesmo estando sozinho.

Se levarmos em conta a nossa vida social veremos que nós vivemos mergulhados em instituições onde o indivíduo precisa de regulamentos e regras a seguir.Ás pessoas vão, aos poucos, descobrindo formas mais rápidas, meios ou tarefas mais simples para interagir no seu cotidiano.

Quando esses meios ou tarefas passam a ser uma referência ou regras a seguir por muito tempo, então ela passa a ser institucionalizada, indicando para psicologia social que a melhor solução para os problemas do indivíduo é a relação grupal ou institucional. Quando grupos estabelece fenômenos grupais como,gangues, grupos religiosos e outros e passam atuar sobre ás outras pessoas individualmente, podemos chamar de processo grupal.

Com esta teoria sólida torna-se claro conceituar a psicologia social desde os tempos primitivos onde era necessário viver em grupos para caçar,pescar, construir. Dessa forma podemos afirmar que toda psicologia é, no fundo, uma psicologia social, onde a melhor forma de viver e vivermos em grupos.

Mas é comum encontramos idéias que responsabilizam o próprio indivíduo por seus sucessos ou fracassos assim como relatos de pessoas que venceram sozinho na vida ou encontraram sua própria tragédia particular. Mas pelo outro lado também encontramos perspectiva que apontam para uma visão do mundo que não encara o ser humano como solitário, pelo contrário, o tem como um modo de relação de existência.

Se pensarmos na mesma linha da psicologia social, veremos que é importante salientar que hoje em dia ainda existem essa manipulação das massas sociais e lembramos que esse ano foi marcado por intensas manifestações de massas sociais no Brasil que gritavam “O gigante acordou” houve grupos pacíficos que queriam realmente reivindicar, mas teve outros grupos que degradavam patrimônios históricos e culturais.

É importante observar que esses mesmos manifestantes vem passando por um processo histórico e social de dominação e alienação. Não podemos ser vistos apenas de um ângulo individual e desconsiderar seu processo histórico, os grupos passam por diferentes processos de aprendizagem e transformação, por isso dever ser visto como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com