TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Para Pedagogia

Monografias: Psicologia Para Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  2.195 Palavras (9 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 9

SÚMARIO

A – QUAL A IMPORTANCIA DA PSICOLOGIA PARA A PEDAGOGIA........................................................................................................03

B –QUADRO CONCEITUAL E CONTRIBUIÇÃO DAS PRINCIPAIS TEORIAS...............................................................................................................05

C –FATORES QUE INTERFEREM NO DESENVOLVIMENTO HUMANO.............................................................................................................07

D – CONTRIBUIÇÃO DE JOGOS NA EDUCAÇÃO............................................................................................................09

E – QUADRO CONTENDO ALGUNS JOGOS INTERATIVOS.......................................................................................................10

F- REFERENCIA BIBLIOGRAFICA...................................................................

A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA PARA A PEDAGOGIA

O que é Psicologia?

É o estudo científico dos processos mentais e do comportamento do ser humano e as suas interações com o ambiente físico e social.

O que é Pedagogia?

É uma ciência que tem como objetivo principal a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos.

Contribuições da Psicologia para a educação

O professor vai encontra na psicologia uma das disciplinas que o ajudara a desenvolver conhecimento e habilidades, além de competências, atitudes e valores que o ajude a ir construindo e descobrindo seus saberes como professor, partindo das necessidades e desafios que o ensino, como prático social, lhes coloca no seu dia a dia. Dessa forma, poderá contribuir para que o professor desenvolva a capacidade de investigar a própria atividade e as melhorarem para, que a partir dela possa construir e transformar e melhorar os seus conhecimentos, num processo de construção de sua identidade como professor e educador.

O professor desempenhará também a função de formador e de mediador da personalidade de seus alunos no processo ensino-aprendizagem, pois o aluno por sua vez é um sujeito ativo de seu processo de aprendizagem e desenvolvimento intelectual, afetivo e social. O professor tem um papel de muito importante de mediador deste processo ao transmitir o conhecimento para os alunos e ajudando-o a formação deste aluno, a mediação própria do trabalho do professor é ajudar o encontro entre o aluno e o objeto de seu conhecimento que é o conteúdo escolar. Nessa mediação, o saber do aluno é muito importante no seu processo de conhecimento e de aprendizagem, sempre lembrando que essas contribuições precisam ser caracterizadas como um espaço de reflexão envolvendo a realidade escolar, assim como um espaço onde este aluno possa também expressar suas angústias e suas ansiedades no seu processo de formação.

A Psicologia no contexto da escola deve também contribuir para ajudar as relações entre professores e alunos, além dos pais, direção e demais pessoas que convive nesse ambiente escolar. É neste ambiente e neste lugar que a psicologia poderá contribuir para uma visão mais ampla dos processos educativos que se passam no ambiente educacional.

A contribuição da psicologia para a educação é fornecer a ajuda para desenvolvimento e elaboração do planejamento curricular da escola, nas várias disciplinas de ensino, permitindo uma maior compreensão e conhecimento acerca das diversas fases do desenvolvimento do aluno, e um melhor entendimento sobre a aprendizagem e das condições que a torna mais eficiente e fácil de ser assimilada, compreendida.

Já na educação Infantil, ajuda no planejamento das atividades infantis a serem desenvolvidas e permite o conhecimento e a compreensão do desenvolvimento da criança nas diferentes fases, Nas demais disciplinas de ensino, a contribuição se mostra no planejamento das propostas de atividades curriculares com o objetivo de orientar a exploração, e a descoberta, isto é, o desenvolvimento e o conhecimento do mundo físico e social da língua, da matemática, das ciências naturais e sociais que são os eixos básicos da função pedagógica na escola.

Teorias Psicologia-Aspecto conceituais

Contribuições para o âmbito educacional

Verbal significativa Desenvolvida por Ausubel

Aspecto cognitivo

Aprendizagem com significado, novos

conhecimentos (conceitos, idéias, modelos)

Significado, interação e conhecimento

Muda o foco do ensino modelo- estímulo para

modelo aprendizagem significativa

Privilegia o papel da linguagem Considera o aluno como um instrumento útil para negociar significados, já que os alunos sempre trazem alguma coisa deles mesmos para a negociação, não são como uma tabua rasa ou recipiente vazio que o professor deve preencher.

Genética da aprendizagem . Desenvolvida por Piaget

Durante a vida serão vários os modos de

organização dos significados.

Conhecimento gerado através de uma interação

do sujeito com o meio onde ela vive.

O desenvolvimento humano passa por estágios

de desenvolvimento e de aprendizagem Para que ocorra a construção de um novo

conhecimento é preciso que o contato já

assimilado passe por um processo de

desorganização para que em contato com o

novo conhecimento possa se reorganizar.

• Estágios do desenvolvimento: sensório motor

(do nascimento aos 02 anos) pré-operatório

(02 a 06 anos) operatório concreto

(07 a 11 anos) e operatório- formal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com