TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Resenha: ATPS PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  Resenha  •  2.817 Palavras (12 Páginas)  •  669 Visualizações

Página 1 de 12

ATPS PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

DESAFIO

A Psicologia é uma ciência muito ampla, com muitas e diferentes áreas de interesse. Na área da educação existe uma necessidade de saber como as crianças pensam se desenvolvem e adquirem o conhecimento do mundo. Para isso, é necessário que o educador estude a área da Psicologia que se chama Psicologia da Aprendizagem.

A Psicologia da Aprendizagem é uma área da educação dedicada às problemáticas da educação e do processo ensino-aprendizagem. Ela é voltada para o estudo dos mecanismos de aprendizagem, para as estratégias de ensino no contexto escolar e para a o desenvolvimento de um projeto educativo adequado.

Estes estudos têm considerado o desenvolvimento e aprendizagem do ser humano a partir de diferentes pontos de vista e diferentes concepções. Cada uma dessas teorias considera o aluno de modo diferente. Todas essas teorias procuram contribuir para o aperfeiçoamento máximo do aluno, mas cada uma delas tem uma visão própria acerca das potencialidades desse aluno. De acordo com sua concepção do ser humano, cada teoria exigirá uma diferente atuação

do educador. As diferentes concepções existentes sobre este assunto dividem-se em três grupos: o empirismo, o inatismo e o interacionismo.

A concepção Empirista ou ambientalista acredita que o desenvolvimento do ser humano depende principalmente do seu ambiente, dos estímulos do meio em que ele vive, das experiências pelas quais ele passa. Esses pensadores não dão importância a maturação biológica, nem as capacidades mentais das pessoas: sua inteligência, suas aptidões, sua vontade, seus sentimentos.

A concepção Inatista aceita que, ao nascer, a criança vem equipada com capacidades, aptidões e possibilidades que irão amadurecendo até sua transformação em adulto. Suas capacidades estão pré-formadas, desde seu nascimento elas existem na criança. Esta teoria aceita a existência de estruturas biológicas prévias, prontas, que antecedem o ato do conhecimento.

O Interacionismo, um terceiro modo de entender o ser humano, leva em conta, no desenvolvimento, tanto fatores orgânicos como fatores ambientais. De acordo com essa teoria, tanto os fatores subjetivos quantos os fatores objetivos, são importantes na determinação do desenvolvimento do aluno, sendo, por isso, considerados na educação. Dentro do interacionismo, temos Piaget com sua teoria conhecida como construtivismo, e Vygotsky com a teoria sócio-interacionista.

O processo de ensino e aprendizagem merece constantes reflexões, análises e pesquisas, e o conhecimento desenvolvido nesse campo orientará o professor para a busca de maiores subsídios que o orientem em seu contexto educativo, desta forma, estará permeando os diferentes procedimentos pedagógicos, como o planejamento curricular, o trabalho em sala de aula, a avaliação não apenas da aprendizagem, mas também da prática educativa e das relações humanas nas instituições escolares, isso tudo contribui para que a Psicologia da Aprendizagem, na formação docente, possa ir além de fundamento teórico.

ETAPA 1

ETAPA 2

Teorias

Psicologia – Aspectos conceituais

Contribuições para o âmbito educacional

Teoria Verbal Significativa

Essa teoria possui uma estru¬tura cognitiva, apresentando relações com novos conheci¬mentos, como conceitos e ideias. Na aprendizagem deve haver significado, interação e conhecimento.

É um instrumento que contribui para um processo dinâmico. Além disso, conta com a participação dos alunos, interagindo com os conhecimentos dos mesmos.

Teoria genética da aprendizagem

O conhecimento surge a partir da interação entre sujeito e meio. Além disso, o estudo mostra que desenvolvimento humano passa por diversos estágios, portanto, deve-se compreender o homem em todos os seus aspectos.

Para a elaboração de um novo co-nhecimento é necessário que ocorra uma nova relação e organi-zação com o novo contato.

Teoria sociocultural

Essa teoria foi desenvolvida por Vygotsky. Ele enfatiza o papel da interação social no desenvolvimento do homem. Essa teoria é a relação causal entre a interação social do in-divíduo e o seu desenvolvi-mento cognitivo.

A aprendizagem sempre irá incluir relações entre as pessoas, sendo o aluno o elemento ativo para o de-senvolvimento de sua trajetória individual. Entretanto, o processo educativo deve elaborar situações para que esse possa evoluir de forma autônoma.

ETAPA 3

Psicologia da Aprendizagem

Desenvolvimento Humano

Esta área de conhecimento da psicologia estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social. Desde o nascimento até a idade adulta. O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico. O desenvolvimento mental é uma construção contínua. Estas são as formas de organização da atividade mental que vão se aperfeiçoando e se solidificando.

Algumas dessas estruturas mentais permanecem ao longo de toda a vida.

A importância do estudo do Desenvolvimento humano

Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária. Planejar o que e como ensinar implica saber quem é o educando. Existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária. Alguns

fatores que influenciam o desenvolvimento humano são:

Hereditariedade – a carga genética estabelece o potencial do indivíduo, que pode ou não desenvolver-se. A inteligência pode desenvolver-se de acordo com as condições do meio em que se encontra.

Crescimento orgânico – refere-se ao aspecto físico.

Maturação neurofisiológica – é o que torna possível determinado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com