TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia da saúde x psicologia hospitalar: Definições e possibilidades de inserção profissional

Por:   •  16/8/2018  •  Artigo  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

No Brasil, predominam a atenção segundaria e terciaria, pois não existe o cuidado primário, como em outros países, que seria a prevenção, ao invés de atingir um grau mais elevado da doença.

O país tem como objetivo organizar a saúde primaria, já que ate então, não vem acontecendo, desta maneira, tem investido na saúde da família, que seria uma estratégia para chegar em um nível de atendimento primário.

A estratégia de saúde da família, visa a reorganização do processo de trabalho em maior potencial, aprofundando os princípios da atenção básica, estabelecendo uma equipe multiprofissional. É prevista ainda a implantação de uma nova estratégia sendo esta, de agentes comunitários como um complemento de possibilidade de reorganização da atenção primaria.

No Brasil, denominamos psicologia Hospitalar, diz respeito a uma instituição concreta, que trata os doentes internados ou não. Esta por sua vez, é inexistente em outros países, pois tratam a doença primaria, e denominam psicologia da saúde, que refere-se a um conceito complexo, tem relação com as funções do organismo, do físico e do aspecto mental.

A psicologia da saúde nos outros países, enfatiza a especialização da saúde primaria, aplicando os princípios, técnicas e conhecimentos científicos para avaliar, tratar e prevenir os problemas físicos. A Espanha é um forte exemplo disso, possui um colégio oficial de psicólogos, tratando-se do conceito complexo referido acima.

Reino-Unido, Espanha, Itália e Bélgica, por exemplo, são países que investem nesta área, com riquíssimos conteúdos apresentados em congressos, simpósios, pesquisas, criando ainda várias revistas especializadas dentro desses contextos.

No que se refere a formação de profissionais no Brasil, de acordo com Dimenstein, 2000, e Sebastiani 2003, temos uma grande precariedade em conhecimentos da realidade sanitária do país, participação em pesquisas e politicas de saúde, que seriam indispensáveis para a determinação da sua pratica profissional e melhor aprimoramento da especialidade.

[pic 1]

A tabela do artigo de pesquisa, demonstra claramente a precariedade de saúde no Brasil, o artigo fala sobre a psicologia da saúde, e demonstra como um todo a precariedade em questão de falta de conhecimento relacionado ao Brasil e outros países.

Referências

CASTRO, Elisa Kern de; BORNHOLDT, Ellen. Psicologia da saúde x psicologia hospitalar: definições e possibilidades de inserção profissional. Psicol. cienc. prof.,  Brasília ,  v. 24, n. 3, p. 48-57,  Sept.  2004 .   Available from . access on  27  May  2018.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932004000300007.

http://dab.saude.gov.br/portaldab/ape_esf.php

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (94.3 Kb)   docx (39 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com