TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia e justiça: psicologia e jurisprudência na construção do ideal de justiça

Seminário: Psicologia e justiça: psicologia e jurisprudência na construção do ideal de justiça. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Seminário  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 2

1. A partir da leitura do texto “Psicologia e Justiça: a psicologia e as práticas judiciárias na construção do ideal de justiça”, de Hélio Cardoso de Miranda Júnior, (disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98931998000100004&script=sci_arttext&tlng=en>. Acesso em: 29 jul. 2014), e do material didático, construa um texto de no mínimo 08 linhas discutindo a importância dos saberes construídos pela Psicologia para o Direito. (3,5 pontos)

O trabalho desenvolvido pela psicologia nas instituições tem importância, pois tem como objetivo a compreensão de comportamentos históricos e pessoais das pessoas que passam por situações criticas individuais ou coletivas, tomando algumas atitudes que devem ser analisadas e tratadas. Não assinam apenas um laudo pericial, mas também ajudam com diálogo a entender as causas que levou a cometer algum dano contra outrem, na resolução dos problemas que chegam até ao judiciário que são os casos de família, de adoção, de abuso sexual, de litígio, dão orientação psicológica para ajudar na autoestima, aprender ter a limites, projetar o futuro, entre outros que são delicados e merecem uma atenção especial e uma resolução justa tomada pelo judiciário para a preservação e reintegração do cidadão.

2. A interdisciplinaridade é a qualidade daquilo que se realiza com a cooperação de várias disciplinas e implica a existência de um conjunto de disciplinas interligadas e com relações definidas, que evitam desenvolver as suas atividades de forma isolada, dispersa ou fracionada. Assim, trata-se de um processo dinâmico que procura solucionar diversos problemas de investigação. A partir deste conhecimento e dos materiais estudados, justifique a importância da interdisciplinaridade no ramo do Direito. (3,5 pontos)

A importância da interdisciplinaridade no Direito está relacionada quando ligada a outra ciência, que juntos entram no consenso para tomada de uma mesma conclusão. Psicologia e Direito são ciências diferentes, mas juntos tem o mesmo interesse, o bem do cidadão.

A Psicologia tem o compromisso de compreender o comportamento humano.

O Direito busca regular este compromisso. Por isso, ambas são de extrema importância que trabalhem relacionadas para o melhor cumprimento da justiça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com