TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia escolar: Psicologia da Saúde e Hospitalar

Por:   •  22/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.085 Palavras (5 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 5

Faculdade Anhanguera de Campinas – Unidade 03

Psicologia

Psicologia da Saúde e Hospitalar

Atividade Avaliativa

Primeiro Bimestre

Professora Cláudia Picirili

Alessandra Lopes Ribeiro Da Silva                                    Ra: 6271243730

Daniele Batista Do Nascimento                                          Ra: 6800429353

Matheus Henrique De Paula                                               Ra: 6840460218

Ricardo Oliveira De Vasconcelos                                       Ra: 6250262866

Valdison Borges Dos Santos                                               Ra: 6823492729

Vinicio Gueiros                                                                   Ra: 6269263636

Campinas

07/04/2015

Internação de Crianças e Adolescentes: Medidas que os auxiliam no processo de Internação.

Resumo

Atividades como as brinquedotecas instaladas nos hospitais são eficazes ao dar a crianças e adolescentes um tratamento mais humanizado, melhorando sua qualidade de vida enquanto estes estiverem em regime de internação, trazendo grandes benefícios no ambiente e na rotina das unidades hospitalares.

Introdução

Quando uma pessoa é internada em uma unidade hospitalar, sua rotina é alterada tendo em vista que a internação é necessária para que o processo de recuperação do paciente seja integral, o período de internação na vida de uma criança ou adolescente pode ser doloroso e entediante se medidas não forem tomadas nesse período de suas vidas.

Ao pensarmos na série de alterações na rotina que o individuo sofre, principalmente quando se trata de crianças e adolescentes, surgem trabalhos com a brinquedoteca hospitalar, que é um espaço de integração entre crianças e funcionários da unidade e também entre as próprias crianças, esse espaço tem sido uma grande ajuda no período de internação por conta das atividades que integram como brincadeiras, leituras e outras atividades lúdicas que distraem, educam e reduzem a dor e o incomodo de estar em uma unidade hospitalar.

Essa troca entre paciente, família e equipe do hospital é imprescindível para a recuperação do paciente e com esse trabalho sendo bem realizado o ambiente se torna mais humanizado e promove o bem estar com mais eficiência.

Reduzindo os danos da Internação

Cuidar de pessoas internadas, que sofrem emocionalmente ou fisicamente é uma grande responsabilidade, visando o descuido vivido em pacientes nesta situação. Competência e acolhimento são o que as pessoas procuram no atendimento hospitalar, ambas são extremamente necessárias e essenciais quanto se trata do sofrimento e atendimento humano. E quando envolve crianças e adolescentes o assunto chega a ser mais delicado. “Toda demanda, é uma demanda de amor, de ligação", nos ensina Freud. A maioria das pessoas busca esse cuidado, é importante que ocorra o envolvimento dos profissionais da saúde e da família em todo o processo.

Crianças e adolescentes estão em desenvolvimento, uma fase de descobertas, onde tudo é novo e nessa fase se faz necessário que eles recebam um cuidado diferenciado, eles não necessitam apenas de equipamentos hospitalares, eles precisam também de amparo tanto dos profissionais quanto dos familiares.

As unidades hospitalares são lugares que fazem parte da vida humana, presenciamos o nascer e muitas vezes morrer em seus corredores e salas, faz parte da nossa cultura o desejo de estar saudável e desejamos que o ambiente hospital seja o menos frequentado possível e por mais que não queiramos uma hora ou outra teremos que utilizar seus serviços, é desejado que esse ambiente seja o melhor espaço possível, onde o paciente se sinta bem acolhido, bem cuidado e que além de tudo isso, eles possam ter o direito de se distrair, divertir e minimizar os danos através de  atividades elaboradas pela unidade,  reduzindo o número de pacientes que se sentem irritados e entediados pelos períodos de ociosidade, por não terem com o que  preencher o vazio que sentem quando estão hospitalizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (104.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com