TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia do trabalho Teorias motivacionais

Por:   •  29/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UFF Administração Pública

AD 1 Psicologia Organizacional

Teorias motivacionais e suas contribuições na Gestão Pública

Sabemos que a motivação é algo que surge internamente no ser humano. Porém, existem maneiras de despertar a motivação, através de técnicas adequadas.

De modo a nos auxiliar no devido despertamento motivacional nas organizações, primeiramente devemos entender o motivo pelo qual um indivíduo possa vir a se sentir realmente motivado e não apenas satisfeito em seu ambiente de trabalho.

As teorias motivacionais de Herzberg e Maslow nos dão ótimos parâmetros para entender e distinguir as necessidades e possíveis ambições do indivíduo enquanto colaborador de uma empresa.

A teoria motivacional de Herzberg é subdividida em dois fatores: higiênicos e motivacionais.

Os fatores higiênicos referem-se às condições que rodeiam o funcionário enquanto o mesmo trabalha, por exemplo: as condições físicas e ambientais de trabalho, o salário, os benefícios sociais, as políticas da empresa, o clima ambiental interno, as oportunidades existentes, etc. Por outro lado os fatores motivacionais baseiam-se naquilo que o indivíduo executa de fato no seu dia a dia, como: o conteúdo do cargo, as tarefas e os deveres relacionados com o cargo em si.

A teoria de Maslow é mais conhecida como pirâmide de hierarquia de necessidades, onde se encontram 5 níveis de necessidades que precisam ser atendidas antes de conquistarmos a plena motivação e satisfação pessoal do colaborador.

Na base estão representadas as necessidades fisiológicas básicas do seu humano, como: comida, água, sono etc. No nível acima estão as necessidades de segurança (do emprego, família, da saúde), no meio da pirâmide estão as necessidades relacionais ou sociais (amizade, família), já no segundo nível vemos a necessidade de estima que o ser humano possui, como: auto-estima, confiança, respeito, conquista etc. No topo da pirâmide finalmente alcançamos a realização pessoal que tem como prerrogativas, a moralidade, a criatividade, solução de problemas, ausência de preconceitos etc.

Ambas teorias já serviram de base para pesquisa realizada no setor público como podemos ler no artigo MOTIVAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS NO SERVIÇO PÚBLICO de Alcindo Arcenio Pinheiro Gomes e Osvaldo Luiz Gonçalves Quelhas D.SC onde os mesmos citam que “..os mais fortes motivadores dos funcionários são as necessidades fisiológicas e as de segurança, as quais apresentam os mais baixos graus de satisfação..”(2003, pág 10).

Podemos concluir então que as teorias motivacionais são de extrema importância e altamente contributivas para as políticas de efetividade, eficácia e analíticas da gestão pública.

Bibliografia:

SAMPAIO, Jader dos Reis. O Maslow desconhecido: uma revisão de seus principais trabalhos sobre motivação. São Paulo: Rausp, 2009. Disponível em: . Acesso em:

GOMES, Alcindo Arcenio Pinheiro; D.SC., Osvaldo Luiz Gonçalves Quelhas. REAd – Edição 35 Vol. 9 No. 5, set - out 2003 MOTIVAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS NO SERVIÇO PÚBLICO: Um Estudo de Caso sob Dois Ângulos Teóricos. Rio de Janeiro: Read, 2003. Disponível em: . Acesso em: 19 ago. 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (182.1 Kb)   docx (154.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com