TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia do transito

Por:   •  18/11/2015  •  Resenha  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  892 Visualizações

Página 1 de 3

História da Psicologia do trânsito no Brasil

A psicologia do trânsito surgiu a partir de vários estudos e experimentos e tem por objetivo estudar o comportamento humano no contexto Trânsito, desde o comportamento dos pedestres, dos motoristas (amadores e profissionais, do ciclista, do motoqueiro, dos passageiros e do motorista de coletivos, e ainda, de modo abrangente, aqueles que fazem parte dos sistemas áreas, ferroviários e fluviais de transporte.. No Brasil hoje para se tornar habilitado é necessário passar por exames, testes que só o psicólogo pode realizar, e sem passar em algum dos testes feitos, o candidato se torna inapto a conduzir veículos motorizados.

No Brasil a psicologia no trânsito teve muitas reviravoltas, muitas leis, decretos foram baixados, dentre esses tiveram muitas mudanças boas e ruins.

A primeira legislação que tratou do tema no Brasil foi promulgada em 1910 (Decreto-lei n 8.324), esse decreto estabelecia as medidas de segurança que os motoristas deveriam seguir, estando descrito no texto da lei que se não cumprida as medidas de segurança haveria penalidades.

Mais tarde o Código Nacional de Trânsito promulgou o Decreto-lei n 2.994/1941, estabelecia que seriam feitos exames para com o candidato que queria obter a CNH, esses exames seriam fisiológico ou médico e psicológico sendo que no último o candidato poderia ser considerado inapto, pois não teria um perfil psico-fisiológico exigido. Oito meses depois, um novo decreto-lei, n 3.651, alterou o código em algumas partes, foi nesse momento que criaram o CONTRAN - Conselho Nacional de Trânsito, órgão máximo que coordena atualmente o SNT - Sistema Nacional de Trânsito, as mudanças ocorrem quanto ao sistema de avaliação psicológica, passando então a serem feitas apenas em casos específicos como em caso de acidente grave e provada a culpa o condutor seria submetido a exame psico-fisiológico se decorridos dois anos que o condutor havia se submetido ao exame. Esse pode ser considerado o primeiro veto ao exame psicológo no processo para tirar a habilitação.

Foi na década de 50, especialmente no governo de Juscelino Kubitschek que foram feitas as primeiras especulações sobre o perfil psicotécnico para o exame de adimição da CNH.

Em 1962, a psicologia foi regulamentada como profissão no Brasil, dando inicio a criação do CFP- Conselho Federal de Psicologia e dos CRPs. A psicologia do trânsito foi uma das primeiras psicologias desde a regulamentação e criação do CFP no Brasil.

Alguns anos depois foi instituído o segundo Código Nacional de Trânsito, reorganizando assim o SNT e criando então os Departamentos de Trânsito (Detran), esse novo SNT dizia que cada estado brasileiro deveria ter seu próprio Detran, e dentro do Detran deveria ser instituído obrigatoriamente os exames psicotécnicos. Foi assim então que os psicólogos se efetivaram definitivamente nos exames de admissão da carteira nacional de habilitação CNH e assim esta até os dias atuais.

A psicologia no trânsito busca compreender os comportamentos individuais de cada individuo no contexto social e individual, como disse anteriormente essa psicologia ainda é uma área nova, pois ainda tem muitos avanços tecnológicos como o simulador que esta sendo implantado agora para quem vai tirar a CNH, e tudo isso esta sendo implantado para melhorar a qualidade de vida do cidadão pois os índices de acidentes ainda são muito altos nas rodovias e até mesmo nas cidades.

Em suma a psicologia no trânsito oferece garantias para uma melhor condição e maior segurança no trânsito, pois os psicólogos do trânsito oferecem palestras desde nas escolas para crianças e adolescentes, que serão nossos futuros motoristas, oferecem também palestras para adultos onde eles procuram conscientizar os mesmos sobre os riscos de se dirigir mal no trânsito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (66.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com