TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia e Educação: intervenções para prevenir acidentes no trânsito

Por:   •  30/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  9.673 Palavras (39 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 39

CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOLOGIA DO TRÂNSITO

FERNANDA DE SOUZA BUENO

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: INTERVENÇÕES PARA PREVENIR A VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO

RIBEIRÃO PRETO

2017

FERNANDA DE SOUZA BUENO

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: INTERVENÇÕES PARA PREVENIR A VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO

Trabalho de conclusão de curso, apresentado ao Centro Universitário Barão de Mauá– Ribeirão Preto/SP, como parte dos requisitos necessários para conclusão do curso de Pós Graduação em Psicologia do Trânsito, sob orientação da professora Dra. Sueli Cristina de Pauli Teixeira.

RIBEIRÃO PRETO

2017

FERNANDA DE SOUZA BUENO

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: INTERVENÇÕES PARA PREVENIR A VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Psicologia do Trânsito do Centro Universitário Barão de Mauá como parte dos requisitos necessários para conclusão do curso de Pós Graduação em Psicologia do Trânsito, sob orientação da professora Dra. Sueli Cristina de Pauli Teixeira.

Aprovado em: __/__/____

Coordenação do curso de Psicologia do Trânsito

Considerações:

DEDICATÓRIA

“Dedico este trabalho a minha grande força de vontade, mesmo com tantos obstáculos, não desistindo do meu sonho de me tornar uma profissional independente e de ter meu próprio negócio, algo que estou conseguindo conquistar, graças aos estudos e aprendizados desta pós-graduação. Dedico ao meu namorado que sempre esteve ao meu lado, me apoiou em todos os momentos de estresse, estudos e conquistas.”

Fernanda de Souza Bueno

Agradecimentos

Agradeço, em primeiro lugar a Deus, que é o Senhor de todas as causas e que me fez acreditar que chegaria até ao fim, não me deixando desamparada nos momentos de maiores dificuldades.

Em segundo lugar a minha família, amigos e ao meu companheiro Arthur, que sempre me apoiaram a continuar a estudar e não desistir dos meus planos, me apoiando a cada minuto, me incentivando a conquistar todos os meus sonhos de me tornar uma psicóloga mais humana e sensível, algo que é fundamental nesta linda profissão que escolhi.

E por fim, agradecer aos professores, mestres e doutores que conheci ao longo deste um ano de pós-graduação em Psicologia do Trânsito, aprendizado, conhecimento e troca de experiências que só nos faz seres humanos e profissionais melhores.

A todos o nosso agradecimento eterno, sem vocês nosso sonho não seria alcançado!

“Mas na profissão, além de amar tem de saber. E o saber leva tempo pra crescer”.

Rubem Alves

RESUMO

BUENO, Fernanda de S. Psicologia e Educação: Intervenções para prevenir a violência no trânsito. 2017. Monografia de Conclusão- Pós Graduação Latu Sensu em Psicologia do Trânsito, Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, 2017.

O trânsito é atualmente uma das maiores preocupações no Brasil e no mundo, principalmente pela forma violenta e pelas mortes causadas. Diante desta violência e dos números alarmantes, a psicologia do trânsito busca formas de intervir, prevenir e auxiliar nessas questões. O psicólogo do trânsito atua neste contexto de diferentes formas, desde a avaliação psicológica para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação, como também, junto com diversos profissionais buscando formas de intervir na violência do trânsito e auxiliar na formação de cidadãos conscientes e responsáveis. A educação no trânsito tem importante relevância na questão do trânsito e da violência, pois a partir dela pode-se discutir o papel do indivíduo no trânsito, formas de auxiliar na diminuição dos acidentes, compreensão das leis e o respeito ao próximo. A partir disto, o objetivo deste trabalho foi compreender a atuação do psicólogo no trânsito, conceituar o que é o trânsito e seus respectivos órgãos administradores, contextualizar o campo da educação no trânsito e por fim analisar os fatores que acarretam a violência no trânsito. Para isto, realiza-se o levantamento bibliográfico de livros e artigos científicos sobre o tema. Diante destas revisões percebe-se que a discussão deste tema é de fundamental importância, pois auxilia numa compreensão maior dos fatores que desencadeiam a violência no trânsito, de que forma podemos auxiliar na diminuição, sendo uma delas por meio da educação, papel que o psicólogo do trânsito deve desempenhar para auxiliar nesta questão tão complexa.

Palavras-Chave: Psicólogo do trânsito. Educação no trânsito. Acidentes de trânsito.

ABSTRACT

BUENO, Fernanda de S. Psychology and Education: Interventions to prevent traffic violence. 2017. Monograph of Conclusion - Post Graduation Latu Sensu in Traffic Psychology, Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, 2017.

Traffic is currently one of the biggest concerns in Brazil and in the world, mainly

...

Baixar como (para membros premium)  txt (68 Kb)   pdf (130.1 Kb)   docx (46.2 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com