TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Psicologia Na Prevenção De Acidentes Do Trabalho

Por:   •  12/9/2023  •  Artigo  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3]

ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA — ESCRITOR HORÁCIO DE ALMEIDA

Curso Técnico em Administração

Dilyanne do Nascimento Lopes

A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO

João Pessoa, Paraíba

Dezembro de 2021

  1. INTRODUÇÃO

     O presente artigo se refere a psicologia na prevenção de acidentes do trabalho, cujo objetivo tem o papel de ajudar e corrigir problemas de recursos humanos por meio de consultas e avaliações psicológicas na empresa, e assim evitar e prevenir acidentes na execução do trabalho. É possível identificar o índice de atenção e concentração na pesquisa. A relação entre a psicologia e o trabalho que o psicólogo(a) deve estar atento a todo tipo de problema no emocional, e assim orientá-lo para possíveis incidentes.

              A segurança no trabalho tende a variar de acordo com cada indivíduo. Se a pessoa está bem, executa um bom trabalho, isso está diretamente ligado à sua saúde mental. O cérebro é o órgão que comanda nosso corpo, se ele não está funcionando com sua capacidade normal pode afetar diretamente a vida de qualquer ser humano. Por este motivo, é necessário que toda empresa tenha um profissional da área para ficar responsável pela preservação da saúde, não apenas psíquica, mas também física dos trabalhadores.

           São objetivos deste trabalho identificar a relação entre saúde mental e a segurança do trabalho. Se determinadas doenças estão diretamente relacionadas ao ambiente de trabalho, assim como o que pode ser feito para que esses problemas sejam mitigados. Nesse sentido, existem dois tipos de doenças funcionais que afetam os indivíduos: as psicológicas e as físicas. Doenças essas que prejudicam não apenas o trabalhador em si, mas a empresa como um todo. 

             Por essas razões, unir essas duas áreas é extremamente importante, devido a vários fatores para uma empresa, como reduzir os riscos de acidentes, diminuir o número de doenças ocupacionais, bem como promover melhores condições psicológicas e físicas para seus colaboradores.

              Os empresários devem estar sempre atentos e observar o real problema para resolvê-lo o quanto antes, devido a vários fatores a não trazer problemas para a empresa, para não mostrar um clima de insegurança para os investidores e a mídia.  

            Sendo assim, falar sobre a psicologia é extremamente importante para todos os trabalhadores e informá-los sobre tal direito na sociedade e dever de todas as empresas em oferecer tal benefício para seu empregado.

          A metodologia utilizada foi pesquisas bibliográficas, artigos, websites e artigos científicos sobre cada assunto desta introdução foi informações coletadas e revisadas, a escolha deste tema foi devido aos problemas dentro das empresas sem soluções problemas na saúde que médicos e exames normais não daria diagnósticos de tal problema. É nesse sentido que se vê a necessidade e a responsabilidade deste assunto em pauta.

  1. DIAGNÓSTICO DO PROBLEMA  

 Empresas têm vários problemas, alguns deles devido a má gestão e erros dos trabalhadores, são muitas vezes problemas psíquicos. O presente assunto tem como problema o seguinte questionamento: como a psicologia ajuda na prevenção de acidentes? A psicologia auxilia ao corrigir estes problemas do recurso humano através de uma escolha mais adequada, ou seja, por meio da avaliação psicológica, é possível identificar o índice de atenção e concentração, as capacidades necessárias para determinada atividade e assim prevenir acidentes.

                  O saber psicológico permite prevenir acidentes através de ações organizadas como, pesquisas, intervenções de conscientização e informações sobre o uso dos EPIS, recrutamento e seleção bem sucedida, identificação, prevenção e tratamento de questões emocionais que podem influenciar a segurança.

              Em resumo, a importância da psicologia na segurança do trabalho está tanto no nível da prevenção, como no da intervenção, isto é, tanto adequando o ambiente de trabalho como modificando o comportamento dos funcionários, dos gestores e da organização.

            Dentre os principais problemas psicológicos estão mais presentes a depressão, ansiedade, transtorno obsessivo e compulsivo e transtorno bipolar, e eles são os mais comuns em trabalhadores.

              Empresas de telemarketing sofrem com falta investimento para a saúde mental e traz prejuízo para as empresas, segundo o dado da Isma-Br nove em cada

dez trabalhadores brasileiro representam algum sintoma de ansiedade.

             O representante nacional da internacional stress Management Association é uma organização com fins lucrativos que se dedica ao tema de gestão de estresse, a pesquisa ainda coloca de 47% dos trabalhadores que  sofrem algum nível de depressão e que em 14% dos casos é de doença presente, segundo a consultoria mercer apenas 18% das empresas de telemarketing tem um programa de cuidado com a saúde mental dos seu colaboradores.

            A saúde mental envolve questões própria como sentimento emoções e comportamentos, por isso ainda a um grande tabu em abordar esses assuntos na empresa, segundo a psicóloga da instituição Isma-Br ‘È  como se os problemas associados á mente ‘não aparecem’ , pois não são concreto, então habitualmente, olha se muito para produtividade e os resultados, mas nem todas as empresas têm o olhar empático com o colaborador’.  

  1. ANÁLISE DA SITUAÇÃO-PROBLEMA

 Em algumas empresas de telemarketing sofrem com a falta de investimento em relação à saúde mental dos trabalhadores, segundo  as informações do Isma-Br são muitos os casos de alguma doença mental. Somente na Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com dados do Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing (Sintratel), existem aproximadamente 100 mil profissionais nesse segmento,30% e de transtorno psíquico, 36% sofrem lesão por esforço e 25% apresentam alguma perda auditiva ou de voz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (733 Kb)   docx (760 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com