TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicopatologia Da Infância E Adolescência

Artigos Científicos: Psicopatologia Da Infância E Adolescência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 2

Psicopatologia estuda os estados psíquicos relacionados ao sofrimento mental, está na base da psquiatria, é uma visão descritiva dos comportamentos que se desviam do que é o meio-termo, a média, isto é, do que é esperado pela racionalidade.

Vamos citar alguns distúrbios relacionados a psicopatologia na vida cotidiana: esquecimento do nome próprio temporariamente, que muitas vezes são erroneamente lembrados, e na ânsia de recuperar o nome perdido, é reconhecido de imediato que o nome não é o correto mas ele insiste em retornar na mente; esquecimento de palavras estrangeiras, esquecimento de nomes e sequências de palavras, lapsos da fala, lapsos de escrita, esquecimentos de impressões e intenções, esquecimento de impressões e conhecimentos, esquecimento de intenções, equívocos na ação,

No Brasil sofremos diversas influências da psicopatologia nas disciplinas dos cursos da graduação em psicologia. Em seu contexto histórico encontraremos as contribuições de Pessotti (1988), no período pré-institucional ; Os cursos de psicologia no Brasil foram regulamentados em 1962 e a psicopatologia foi introduzida como disciplina curricular obrigatória no Curso de Psicologia da Universidade de São Paulo em 1964 a partir do decreto lei nº 53.464;

A fase do desenvolvimento psicológico é fase que compreende a formação e o desenvolvimento do conceito de identidade. A formação da criança é influenciada pelo mundo em que a rodeia, na fase do desenvolvimento cenestésico a certeza de existir é dada pelas sensações e na fase do desenvolvimento psicológico a certeza de existir como pessoa é dada pelo conceito de identidade que é o conjunto de crenças que o indivíduo tem. Influenciaram nos conceitos de identidade modelos internalizados no qual as crianças imitam o modelo das suas figuras parentais, conceitos morais adquiridos que são incorporados e passam a fazer parte de sua verdade através da convivência familiar, na escola, filmes, histórias etc. Vivências da própria criança e suas conclusões que são os conceitos morais do próprio individuo através de suas experiências.

A psicopatologia é dividida em três grandes blocos: a psicopatologia estrutural, psicopatologia psicológica e mecanismos de defesa. A psicopatologia estrutural acontece na fase do desenvolvimento cenestésico ; A psicopatologia psicológica diz respeito a conteúdos psicológicos que vão sendo excluídos do conceito de identidade durante a fase do desenvolvimento psicológico e os mecanismos de defesa são artifícios que o psiquismo mobiliza na tentativa de manter uma certa coerência interna dentro do próprio psiquismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com