TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Por:   •  10/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 5

2 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

O conceito de qualidade de vida no trabalho vai muito alem de bons salários e benefícios está diretamente ligado á satisfação em desenvolver uma tarefa, suas rotinas diárias executadas com qualidade e tranquilidade pois estes são os frutos da satisfação desenvolvimento da carreira e vida pessoal através do ambiente profissional . A satisfação se dá quando há compreensão das reais necessidades do colaborador e tornando possível elaboração de oportunidades ao desenvolvimento e o empoderamento com ferramentas adequadas . A atenção ao tema “Qualidade de Vida no Trabalho” surgiu por volta dos anos 60 no momento em que cientistas sociais e empresários observaram que os funcionários produziram mais quando estavam felizes e motivados. Em seguida várias pesquisas afirmaram a importância da QVT nas empresas . Em 1943 Abrahan Maslow publicou estudos sobre a importância de compreender as escalas de necessidades.

“A resposta de Maslow é que as necessidades humanas são dispostas em uma hierarquia , da mais urgente para a menos urgente .Em sua ordem de importância,elas são necessidades fisiologia ,necessidades de segurança,necessidades sociais ,necessidades de estima e necessidades de auto-realização”

KOTLER, Philip. 2000 afirma que todo ser humano tem um conjunto de cinco necessidades básicas que se apresentam em uma escala de hierarquia. Quando todas as urgências básicas são satisfeitas , somos impulsionados naturalmente ao centro da pirâmide até alcançarmos o topo. O grau de realização pessoal é o mais árduo para se alcançar quando o método de gestão é ultrapassado e ou ineficiente , sendo imprescindível que haja líderes com pensamentos estratégicos que proponha a equipe um modelo de gerencia que enfatizem a criatividade e a autonomia,pois uma equipe satisfeita e motivada alcança rapidamente alta produtividade. Por isso a QVT nas empresas é diretamente ligada aos faturamentos

2.1 CONCEITO DO TERMO QVT

Nadler e lawler (1983) consideram a QVT como uma forma de melhoria do ambiente de trabalho , no sentido de alcançar maior produtividade e satisfação

Huse e Cummings (1985)definem a QVT como um meio de se pensar acerca de pessoas, trabalho e organização, considerando dois aspectos distintos , de um lado a preocupação com o bem estar do trabalhador e a eficácia organizacional , do outro a promoção da participação dos trabalhadores nos problemas e nas decisões de trabalho.

Fernandes (1996) define QVT como gestão dinâmica e contingencial de fatores físicos, tecnológicos e sócio-psicológico que afetam a cultura e afetam o clima organizacional, refletindo-se no bem estar do trabalhador e na produtividade das empresas.

2.2 COMO PROMOVER QVT

A área do RH tem um papel fundamental na gestão da qualidade de vida profissional. Não somente nas atividades de recrutamento,seleção e treinamento de pessoal é responsabilidade do RH garantir um bom clima organizacional possibilitando ao máximo que seus colaboradores sintam-se seguros e satisfeitos,melhoria na saúde dos colaboradores se dá através do O planejamento de ações coordenadas com o intuito de promover QVT faz toda a diferença dentro da empresa ,os profissionais de RH atentos às necessidades do grupo pode promover pesquisa de satisfação interna, sugerir mudanças físicas no ambiente de produção ao observar desconforto ou prejuízo à saúde dos colaboradores, sugerir quaisquer adaptação necessária para garantir QVT.

2.3 QUALIDADE DE VIDA COMO ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

Empresas que tem foco na QVT otimizam resultados de forma eficiente,as melhorias não param na produtividade esta estratégia promove vários benefícios,O oferecimento de condições saudáveis de trabalho fazendo com que todos se sintam satisfeitos diminuindo o risco de doenças acarretadas por estresse , pressão alta , depressão entre outras doenças psicossomáticas oriunda de tensão, diminuindo assim bruscamente o numero de abandono da função por afastamento por atestado médicos.o redutor de Turnover é um dos benefícios desta estratégia pois as empresas que tem QVT como estratégia terão menos índice de rotatividade,uma vez que a falta de QVT é um dos principais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (128 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com