TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a crítica que a Gestalt faz ao Behaviorismo?

Por:   •  16/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  2.348 Visualizações

Página 1 de 2

• Capítulo 4

2. Qual a crítica que a Gestalt faz ao Behaviorismo?

Os experimentos com a percepção levaram os teóricos da Gestalt ao questionamento de um princípio implícito na teoria behaviorista — que há relação de causa e efeito entre o estímulo e a resposta — porque, para os gestaltistas, entre o estímulo que o meio fornece e a resposta do indivíduo, encontra-se o processo de percepção. O confronto Gestalt/Behaviorismo pode ser resumido na posição que cada uma das teorias assume diante do objeto da Psicologia. O Behaviorismo, dentro de sua preocupação cora a objetividade, estuda o comportamento através da relação estímulo-resposta, procurando isolar o estímulo que corresponderia à resposta esperada e desprezando os conteúdos de “consciência”, pela impossibilidade de controlar cientificamente essas variáveis. A Gestalt irá criticar essa abordagem, por considerar que o comportamento, quando estudado de maneira isolada de um contexto mais amplo, pode perder seu significado (o seu entendimento) para o psicólogo. Na visão dos gestaltistas, o comportamento deveria ser estudado nos seus aspectos mais globais, levando em consideração as condições que alteram a percepção do estímulo.

4. Cite um exemplo que mostre uma percepção do ambiente diferente de sua realidade física.

5. O que é necessário para alcançarmos a boa-forma?

Nos elementos percebidos, há a necessidade de equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade, para que alcançemos a boa-forma.

6. Qual a importância da relação figura-fundo na percepção?

Quanto mais clara estiver a forma (boa-forma), mais clara será a separação entre a figura e o fundo. Quando isso não ocorre, torna-se difícil distinguir o que é figura e o que é fundo. Ocorre alternância entre figura e fundo, em momentos vemos determinada figura, e em outro outra imagem, e jamais as duas ao mesmo tempo. E também durante o processo de percepção é muito importante que o indivíduo saiba distinguir o que é a figura e o que é o fundo para evitar a ilusão de ótica.

9. O que é campo psicológico?

O campo psicológico é entendido como um campo de forças que atua na percepção, nos levando a procurar a boa-forma. Ele tem uma tendência que garante a busca pela boa-forma em situações menos estruturadas.

10. Quais princípios regem o campo psicológico na busca da boa-forma?

- O Princípio da Proximidade: aonde as coisas mais próximas tendem a ser agrupadas.

- O Princípio da Semelhança: aonde os elementos semelhantes tendem a ser agrupados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com