TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a contribuição de Skinner para a educação?

Seminário: Qual é a contribuição de Skinner para a educação?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Seminário  •  238 Palavras (1 Páginas)  •  1.081 Visualizações

Qual a colaboração de Skiner, para a educação?

Partindo dos mesmos pressupostos epistemológicos de Watson, o modelo de Skinner adota o associacionismo de Thorndike como base de suas formulações psicológicas do comportamento, às quais são marcadas pela preocupação com a aprendizagem. A lei do efeito é apropriada por Skinner para definir o comportamento operante, constituído por associações estímulo-reforço (positivo ou negativo) às respostas de um sujeito. Suas formulações resultaram na "instrução programada" e no "ensino melhorada" (utilizando o computador).

A proposta psico-pedagógica de Skinner:

- apresentações das informações em pequenas etapas (para que possa haver controle de cada avanço da aprendizagem)

- exigência de participação ativa do aluno (resposta) através de um sistema de avaliação ancorado na reprodução da resposta (o que significa a oposição de Skinner aos sistemas de escolha múltipla, sugeridos por Crowder e Pressey)

- reforço imediato à resposta, no sentido de um feedback indicando acerto ou erro

- autocontrole por parte do aluno (isto é, o aluno que responde corretamente às questões pode passar a módulos posteriores).

Skinner desenvolveu os princípios do condicionamento operante e a sistematização do modelo de seleção por consequências para explicar o comportamento que pode ser um reforço ou uma punição. Contudo, se me permite dizer alguns conceitos são específicos dos povos europeus com realidades bem diferentes do povo brasileiro. Agora, não podemos nos esquecer que alguns ensinamentos deles nos ajudaram e exemplo disto são as teorias de Piaget para a área educacional quando bem aplicadas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com