TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade de Vida no Trabalho

Por:   •  16/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.897 Palavras (12 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 12

1 INTRODUÇÃO

O projeto de pesquisa referente à disciplina de Comportamento Humano nas Organizações tem como objetivo geral realizar um processo diagnóstico de uma empresa do ramo de Comércio Exterior com foco principal na qualidade de vida dos funcionários.

A empresa de Comércio Exterior escolhida para esta pesquisa é uma Multi Nacional e atua no mercado há 30 (trinta) anos. O ramo de atividade está ligado à Importação e Exportação de cargas consolidadas e Full Conteiner, atuam em todo o mercado de consolidação, diferente de um Armador ou Freight Forwader que também são empresas atuantes na área.

A Empresa é líder global em serviços de NVOCC. Apoiada por um rico legado, paixão e agilidade, trouxeram inovações de classe mundial na LCL, exceto carga de contêineres, e estabeleceram vários benchmarks na indústria. A Allcargo Logistics Ltda., o maior provedor de soluções logística integrada da Índia no setor privado, adquiriu a empresa em 2006, renovando a identidade da empresa e consolidando a presença global, trazendo os escritórios unidos e operações altamente coordenadas. A busca por aproximar as geografias, pela eficiência de sistema e experiência superior para os clientes foi ainda mais fortalecida. Liderada por uma equipe de gerenciamento forte em mais de trezentos escritórios espalhados por mais de cento e sessenta países, oferecem os serviços de LCL e FCL em todo o mundo. A ampla variedade de serviços de valor agregado e soluções de terceirização torna excepcionalmente competentes no manuseio e transporte de carga complexa para qualquer lugar do mundo.

Nosso grupo pesquisará a qualidade de vida e a administração de tempo desta empresa. Este projeto de pesquisa é importante uma vez que, a organização oferece uma melhor qualidade de vida aos seus colaboradores, com certeza a produção do trabalho será feito com maior eficácia.

O estudo inicial busca conhecer a organização através da sua história, ciclo de vida, missão/negócio. O projeto é direcionado às melhorias na qualidade de vida dos colaboradores, os procedimentos que deverão ser tomados para melhora na administração de tempo de trabalho desses colaboradores.

2 METODOLOGIA

Em relação à metodologia, escolhemos essa empresa como espaço para pesquisa porque ela tem como objetivo, oferecer um serviço de qualidade e para tal feito, é necessário um bom clima organizacional.

Os instrumentos utilizados foram uma entrevista semiestruturada e um roteiro de observação descritivo do ambiente de trabalho, que serão melhor definidos no decorrer deste relatório. Em relação aos sujeitos da pesquisa, entrevistamos um dos gestores da empresa e observamos o cotidiano, com foco nas relações humanas dentro da empresa.

2.1 População Alvo

A empresa tem em média 130 (cento e trinta) funcionários, sendo a estrutura formada por 2 (dois) sócios proprietários, 2 (dois) gerentes, 5 (cinco) líderes de setor e o restante do contingente são funcionários da produção.

Foi realizada uma entrevista com um dos gestores da empresa, graduado em Administração com ênfase em Comercio Exterior, que atua a 5 (cinco) anos no mercado e também, foi feita uma observação do ambiente de trabalho, com foco na qualidade de vida dos colaboradores.

Foi observado no ambiente de trabalho, a relação entre os líderes dos setores e seus colaboradores, a comunicação entre eles, o conforto do ambiente de trabalho, o comportamento dos colaboradores nesse ambiente.

2.2 Instrumentos Utilizados

Como instrumento de pesquisa, utilizamos um roteiro de entrevista semiestruturada com o gestor da área e um roteiro de observação do ambiente de trabalho. Na aplicação dos instrumentos, foi utilizado um aparelho de celular para gravar a entrevista e para transcrição da observação, um computador e uma impressora.

2.3 Procedimentos

A primeira parte da pesquisa foi iniciada com a busca por uma empresa que, nos concedesse abertura para realizarmos a entrevista e a observação. Como fomos bem recebidos pela empresa, começamos a fazer a pesquisa em 21 de março de 2017, realizando a entrevista com um dos gestores da empresa.

Depois da entrevista feita com o uso de um celular para gravar o áudio, o material foi transcrito para o editor de textos do computador. Após a entrevista, foi feita a observação nos setores da empresa, verificando no geral as relações dos funcionários entre si e entre seus líderes.

Em seguida pesquisamos em sites qualidade de vida e administração de tempo de colaboradores em empresas.

A edição do trabalho ocorreu na quarta semana do mês de abril de 2017.

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES

No início da industrialização o trabalhador não possuía condições dignas de trabalho, assim como não havia qualquer precaução caso ocorresse acidentes. Com a instalação dos sindicados, greves, o trabalhador passa a ser operário e assim se inicia uma pequena preocupação com situação do trabalhador em seu ambiente coorporativo. Com o desenvolvimento da sociedade, e o surgimento da psicologia organizacional inicia-se uma real preocupação com a qualidade de vida no trabalho que foi se desenvolvendo cada vez mais através de Leis de segurança no trabalho e com a fiscalização através dos sindicatos de cada categoria pertencente a um tipo de organização.

Considerando o bom relacionamento dos funcionário no trabalho, pudemos identificar situações que nos possibilitaram, realizar um diagnóstico para contribuir com melhorias dentro da organização em relação a qualidade de vida no trabalho e a dinâmica dos funcionários, levando em consideração suas necessidades e as da organização. Apesar da percepção de um ambiente tranquilo, descontraído, e onde se percebe vínculos de amizade, identificamos a necessidade de um espaço destinado ao descanso, repouso no horário do almoço.

Segundo, LIMONGI-FRANÇA, 2003, 2006. “A proposta da GQVT invoca um conjunto de decisões empresariais que visam

Viabilizar percepção de satisfação dos empregados e condições de vida saudáveis

que geram bem-estar nas organizações. Considera-se ainda que ela efetiva a

conjugação das escolhas individuais de bem-estar e percepção de ações

organizacionais daquilo que pode ser feito para atender às expectativas criadas, Tanto por gestores como pelos trabalhadores das ações de QVT, no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com