TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quem é o fundador do Behaviorismo e quais as diferentes denominações dessa tendência teórica?

Por:   •  17/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  1.807 Visualizações

Página 1 de 5

Questões

1. Quem é o fundador do Behaviorismo e quais as diferentes denominações dessa tendência teórica?

O fundador do Behavorismo foi considerado o americano John B. Watson, depois de ter publicado um artigo “Psicologia: como os behavioristas a vêem”, que tinha como intento, prever e controlar o comportamento. Para denominar essa tendencia pode-se usar o termo Behavorismo , como também Comportamentalismo, Teoria Comportamental, Análise Experimental do Comportamento e Análise do Comportamento.

2. Para os behavioristas, qual é o objeto da Psicologia e como é caracterizado?

A publicação do John Watson, permitiu que os behavosristas vissem o comportamento como um objeto da psicologia, que foi caracterizado como um objeto observável, mensurável e cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos.

3. Como o homem é estudado pelo Behaviorismo?

O homem é estudado no behavorismo , não com o seu comportamento isolado, mas, sim, com sua interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde a sua ação acontece. Logo o Behaviorismo estuda as interações que há entre o homem e o ambiente, entre as ações do indivíduo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações).

4. Qual o mais importante teórico do Behaviorismo?

Burrhus Frederi Skinner , ou como é conhecido, B. F. Skinner, foi o mais importante teórico behavosrista .

5. O que é comportamento reflexo ou respondente? Dê exemplos.

O comportamento reflexo também é conhecido como comportamento correspondente, que usamos para designar um comportamento não voluntário, ou seja, respostas que executamos sem o nosso próprio controle, como por exemplo, quando nossa pupila dilata ao ser exposta a pouca luz, ou quando transpiramos ao ser elevada a temperatura do ambiente, ou até mesmo quando lacrimejamos ao cortar uma cebola.

6. Como o comportamento respondente pode ser condicionado? Dê exemplo.

O comportamento respondente, pode ser condicionado quando a partir de um estímulo, aprendemos a executar uma resposta, ou seja, quando conseguimos parear estímulos eliciadores e em certas condições, eliciar respostas. Como por exemplo, nossas reações físicas e emocionais quando ouvimos uma música e o coração acelera e nos fazem chorar, essa reação não é involuntária, mas aprendida de acordo om o significado que damos a ela, ao lembrarmos de uma pessoa que sentimos falta, portanto um comportamento reflexo, aprendido.

7. O que é comportamento operante? Dê exemplos.

O comportamento operante foi um conceito teorizado por Skinner, que abrange desde os nossos comportamentos mais simples , como quando somos bebês , até os nossos comportamentos mais aprimorados, quando adultos, podendo se dizer que uma resposta produz um estímulo e estímulo controla a reposta .

Como por exemplo: Escrever um trabalho, ler um livro , andar até a faculdade, entre outros.

8. Como se condiciona o comportamento operante? Dê exemplo.

O condicionamento operante ocorre através de recompensas ou punições pelo comportamento do indivíduo, fazendo com que seja feita uma associação entre aquele comportamento e a sua consequência.

Um exemplo é quando aprendemos a tocar um instrumento par ouvir o som gostoso de uma música.

9. O que é reforço? O que é reforço negativo e positivo? Dê um exemplo para cada caso.

Reforço é toda consequência que pode alterar a ocorrência da resposta, podendo ser :

Reforço Positivo: É adição de um estímulo de reforço na sequência de um comportamento que faz com que seja mais provável que o comportamento ocorra novamente no futuro, quando ocorre uma recompensa após uma ação, aquele comportamento tende a se repetir.

Ex: Quando ao fazermos certo uma lição da escola, a professora carimbava uma imagem que dizia “Bom trabalho, nota 10 “.

Reforço negativo: Ao contrário do reforço positivo é uma resposta ou comportamento reforçada para parar ou remover um comportamento, que são reforçados negativamente quando eles aparecem. Reforços que fazem com que diminua a ocorrência da resposta

Ex:Quando queremos muito um doce e quando pedimos para nossos pais gritando e chorando, eles não dão, porém quando pedimos educadamente e sem gritar eles nos concedem com o agrado do doce. Um reforço negativo (não dando o que pedimos) quando agimos com birra.

10.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com