TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario Clima Organizacional

Monografias: Questionario Clima Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  1.635 Palavras (7 Páginas)  •  1.504 Visualizações

Página 1 de 7

PESQUISA DE FORMAÇÃO GERAL

PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES (15 HORAS)

(MATERIAL DO ALUNO)

As questões deverão ser respondidas e as justificativas deverão ser apresentadas manuscritas no relatório de Atividade Complementar para todas as questões. Este material precisa ser anexado ao relatório e entregue ao professor responsável pela atividade para validação das horas.

Questão 1.

Desde o início de seu curso, o jovem gerente tinha aprendido que uma das atividades mais desafiadoras do administrador era tomar decisões, em especial, em grandes empresas. Ele, todavia, estava agora no comando da pequena empresa pertencente à sua família. Nessa situação, no Brasil, pode-se afirmar que as decisões, na maioria dos casos, tendem a ser

A. programadas, ocorrendo raras decisões não programadas.

B. concentradas em uma alternativa, pois há limites de tempo.

C. condicionadas pela baixa turbulência do ambiente de negócio.

D. tomadas com base na racionalidade plena.

E. arriscadas, apesar de ser difícil mensurar o risco.

Questão 2.

Leia o texto que segue.

Durante sua atividade profissional, os administradores precisam tomar inúmeras decisões que envolvem riscos com impacto no desempenho de suas organizações. Fazem-no num contexto em que não dispõem de informações suficientes e têm restrições de recursos e de tempo para coletar mais informações para apoiar o seu processo decisório. Além disso, possuem limitações cognitivas que impedem alcançar uma solução ótima para os problemas que enfrentam.

Com base no texto, é correto afirmar que os administradores tomam decisões num contexto de racionalidade

A. instrumental. B. legal. C. limitada. D. plena. E. técnica.

Indicações bibliográficas

• BAZERMAN, M. H. Processo decisório. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

• DAFT, R. L. Organizações: teorias e projetos. São Paulo: Thomson, 2002.

• SOBRAL, F.; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.

________________________________________

Questão 3.

Embora constitua área de conhecimento das mais fascinantes, as bases teóricas da administração ainda estão em formação. Os estudos pioneiros de Taylor e Fayol, por exemplo, foram ampliados, de forma significativa, nos anos posteriores. Sobre as teorias da administração pode-se afirmar que

I. na burocracia, o trabalho realiza-se por meio de funcionários que ocupam cargos, os quais têm atribuições oficiais, fixas e ordenadas por meio de regras, leis ou disposições regimentais;

II. na administração científica, enfatiza-se o estudo das tarefas, a seleção e o treinamento de trabalhadores e a busca pela eficiência operacional;

III. na reengenharia de processos, há um esforço deliberado de se ter uma visão sistêmica da empresa, lastreado em estruturas organizacionais verticalizadas;

IV. na visão contingencial, procura-se analisar como as condições ambientais da empresa afetam as possibilidades de escolha nas decisões organizacionais;

V. na abordagem comportamentalista, a eficácia organizacional é promovida pela aplicação de análise quantitativa aos problemas e decisões administrativas.

São corretas, apenas, as afirmativas

A. I, II e III. B. I, II e IV. C. I, III e V. D. II, IV e V. E. III, IV e V.

Questão 4.

Cada uma das teorias administrativas surgiu como uma resposta aos problemas empresariais mais relevantes de sua época. Sobre as teorias de administração, considere as afirmativas a seguir.

I. A teoria da burocracia de Weber procurou utilizar métodos quantitativos na busca de soluções para problemas complexos.

II. A visão sistêmica da administração considerou a organização como um sistema fechado, sem necessidade de interação com o ambiente, o qual é estável e previsível.

III. A escola das relações humanas apresentou a existência da organização informal e das necessidades sociais das pessoas na organização.

IV. A administração científica de Taylor buscou aumentar a eficiência operacional das empresas por meio da ausência de desperdícios e da divisão do trabalho.

Estão corretas somente as afirmativas

A. II e IV. B. I, II e IV. C. I, III e IV. D. II, III e IV. E. III e IV.

Questão 5.

Leia o texto abaixo.

Carlos Andrade foi nomeado para substituir o antigo presidente do grupo empresarial Xambri. Seu principal desafio será transformar a cultura de uma empresa familiar em uma nova cultura organizacional, fundada em novos valores, como profissionalismo, envolvimento e pro atividade. Carlos sabe que essa não será uma tarefa fácil, principalmente em função da resistência dos gerentes e dos funcionários do grupo Xambri, que não estão acostumados com mudanças e participação nas decisões. Uma solução fácil seria demiti-los e contratar outros funcionários, mas Carlos não quer criar um clima tenso na organização. Prefere optar por um caminho que melhore o clima e estimule o envolvimento dos antigos funcionários.

Em qual abordagem teórica da administração Carlos deve se basear para enfrentar esse desafio?

A. Clássica. B. Comportamental. C. Contingencial.

D. Fundamental. E. Sistêmica.

Indicações bibliográficas

• CARAVANTES, G. R.; PANNO, C. C.; KLOECKNER, M. C. Administração – teorias e processos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

• CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

• FRANCISCO FILHO, G.; SILVA, F. G.Teorias da administração geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com