TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões de Estudo sobre Linguagem - Psicologia

Por:   •  10/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  1.251 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Como podemos definir a Linguagem?

Como uma capacidade especificamente humana para aquisição de sistemas complexos de comunicação. Entendemos de 2 formas: aptidão e estrutura.

  1. Qual a visão estruturalista da linguagem?

Entende a linguagem como um sistema formal de signos, regidos por regras gramaticais que quando combinadas geram significados.

  1. Onde a Linguagem é processada?

São 2 os processos definidores da linguagem: topográfico, e social. Topográfico: processada em diferentes áreas do cérebro humano, especialmente na área de Broca e na área de Wernicke. Social: na primeira infância. As crianças geralmente já falam fluentemente em torno dos 3 anos de idade.

  1. Qual o uso da linguagem?

Empregada para comunicar e compartilhar informações. Uso sociais e culturais: expressão da identidade; a estratificação social; a manutenção da unidade em uma comunidade; e o entretenimento.

  1. Quais as origens da linguagem?

Teorias Baseadas na Continuidade: a linguagem é tão complexa que os especialistas não conseguem imaginar que apareceu do nada na sua forma final, e sim que ela deve ter evoluído a partir de um sistema pré-linguístico anterior existente entre os nossos ancestrais pré-humanos.

Teorias da Descontinuidade: a linguagem é um traço humano único, que não pode ser comparado a qualquer coisa encontrada entre os não humanos, e que deve ter aparecido repentinamente na transição entre os pré-hominídeos e o homem primitivo.

Algumas teorias : como uma faculdade inata que é em grande parte geneticamente codificado; outros como um sistema que se aprende através da interação social; ou que todo ser humano saudável nasce programado para falar, com uma propensão inata para a linguagem( tendência instintiva para adquirir uma arte= Charles Darwin)

  1. Como podemos resumir o livro “pensamento e linguagem” de Vygotsky?

Apresenta um estudo da interrelação entre pensamento e linguagem. Partindo de uma teoria geral das raízes genética.Vygotsky analisa e revisa os dado pertinentes da literatura psicológica, assim como submete teorias importantes de pensamento e linguagem a uma análise crítica. Condensa uma teoria original e bem fundamentada do desenvolvimento intelectual, podendo também ser considerada uma teoria da educação.

  1. Qual a crítica de Vygotsky às teorias anteriores sobre pensamento e linguagem?

 

       Vygotsky afirma que existem 2 métodos de análise: 1° analisa os todos psicológicos complexos em elementos componentes, separando os componentes para estudá-los uma a um; 2° analisa os todos psicológicos complexos, em unidades.

  1. Quais as origens do pensamento e da linguagem para Vygotsky?

Pensamento e linguagem têm origens diferentes. O pensamento não é verbal e a linguagem não é intelectual. Suas trajetórias de desenvolvimento não são paralelas. Elas cruzam-se em dado momento ( +/- 2 anos). Neste período, as curvas de desenvolvimento do pensamento e da linguagem, encontram-se para dar início a uma nova forma de comportamento. É a partir desse ponto que o pensamento começa a se tornar verbal e a linguagem passa a se tornar racional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com