TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões do Livro História da Psicologia

Por:   •  21/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

1 Isso aconteceu no século XVIII. Nessa época não haviam muitas tecnologias e um pato mecânico era uma coisa completamente inédita, até porque imitava um pato de verdade. Na questão do desenvolvimento da Psicologia, filósofos compararam uma máquina com a mente humana.

2. Mecanicismo: doutrina que diz que os processos naturais são determinados mecanicamente e que podem ser explicados pelas leis da fisica e da quimica. Além disso, foi um fundamento filosófico no século XVII e seus principios exerceram grande influencia na Psicologia.

E nos seres humanos é relacionado de forma que parte do principio de que tudo é observável.

3. Segundo o determinismo, o universo funciona perfeitamente sem interferência externa, assim como o mecanismo do relógio. Sendo assim, acredita que qualquer ação é determinada pelos eventos do passado.

Já o reducionismo dizia que era necessário desmontar o relógio para entender o funcionamento das peças. Assim, para entender o universo era necessário reduzi-lo à partes simples (atomos e moléculas).

4. Por causa da sua regularidade, previsibilidade e exatidão.

5.A máquina calculadora de Babbage simulava as ações mentais e demonstrou um grande marco na simulaçao do pensamento humano. Além disso, sua calculadora representou a primeira tentativa (bem sucedida) de reproduzir o processo cognitivo humano.

A contribuição de Ada Lovelace foi publicar a única explicação definitiva de como funcionava (além de para que usar e suas implicações filosóficas) a máquina de Babbage.

6.Antes de Descartes, a teoria era de que a interação entre a mente e o corpo era unilateral: a mente exerce grande influência sobre o corpo e o corpo pouco efeito sobre a mente. Descartes dizia que a mente influenciava o corpo, mas que a influência do corpo sobre a mente era maior do que se acreditava. A relação era mútua e não apenas unilateral.

7. Ele diz que a mente possui capacidade de pensamento, de percepção e de vontade e que influencia o corpo e é influenciada por ele (por exemplo: a mente deseja realizar um movimento, mas esse movimento é realizado por uma parte do corpo.)

Assim funciona o coronarium: Certa quantidade de movimentos físicos produziriam uma sensação, ou seja, uma impressão no coronarium.

8. Ideias derivadas: produtos das experiâncias dos sentidos (surgiam da aplicação direta de estimulos externos)

Ideias inatas: eram desenvolvidas pela mente/consciência (não vinham de objetos do mundo externo)

9.Positivismo: doutrina que reconhece somente os fenomenos naturais ou fatos que são objetivamente observáveis;

Materialismo; doutrina que considera os fatos do universo como suficientemente explicados em termos físicos pela existencia e natureza da materia.

Empirismo: doutrina relacionada com o desenvolvimento da mente, ou seja, com a forma com a qual era irá adquirir conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (33.9 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com