TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões sociais e suas expressões

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 3

Questões sociais e suas expressões.

Questões sociais são questões que afetam direta ou indiretamente muitos ou todos os membros de uma sociedade e são considerados problemas, controvérsias relacionadas com valores morais. Entre as principais questões sociais, podemos incluir a pobreza, a violência, poluição, injustiça, supressão dos direitos humanos, discriminação e criminalidade, bem como o aborto, casamento gay, controle de armas e religião, entre outros importantes temas.

Têm relação direta com a estrutura da comunidade, incluindo dos conflitos entre os interesses de membros da comunidade estão além do controle de qualquer indivíduo.

O Brasil é um país de muitas riquezas, mesmo assim temos grandes problemas sociais, principalmente nas grandes cidades, devido ao aumento de pessoas que migram para os grandes centros. Temos recebemos muitos imigrantes de outros países. Isto gera, nas grandes cidades, problemas como a falta de habitação, hospitais, escolas e empregos.

Diversos fatores contribuem para os problemas sociais e muitas vezes um problema está associado a outros. Um dos graves problemas que enfrentamos é a corrupção. Praticada em larga escala, afeta de forma contundente a população, principalmente os de baixa renda. Mas a corrupção não ocorre somente entre os políticos, como comumente acreditamos. É comum o cidadão comum cometer pequenos atos de corrupção para obter vantagens, como subornar um guarda de trânsito, dar uma gorjeta para agilizar um processo em uma repartição pública, etc. e muitas vezes não se aperceber que seu ato também é um crime.

O Brasil não cumpre o preceito constitucional de assegurar educação de qualidade a todos. A grande maioria das escolas públicas não tem condições de instruir bem seus alunos. Baixa remuneração, falta de incentivos, estrutura deficiente, entre outros problemas, comprometem muito o trabalho destas escolas e, por consequência, a formação dos nossos jovens, principalmente aos de baixa renda, que não tem condições de frequentar escolas particulares, onde o ensino tende a ser de melhor qualidade.

O investimento público na escola fundamental, no Brasil, é muito baixo, comparado com as principais nações do mundo. É necessário que a educação ocupe o centro das políticas públicas no Brasil. Somente assim poderemos romper este ciclo de pobreza e exclusão social.

O desemprego volta a preocupar e assombrar as famílias brasileiras. O desemprego é um grave problema social, uma vez que empurra trabalhadores para as atividades informais e subempregos, gerando uma série de outros problemas, inclusive o aumento da violência.

Possivelmente a pior consequência da pobreza, a violência atingi a toda a sociedade. No Brasil, a violência tem origem na colonização, com o extermínio de grande parte da população indígena, depois com a escravidão dos negros e exploração da mão de obra de imigrantes. Enfim, está fundida em nossa história.

O combate a estes problemas sociais deveria ser prioridade absoluta na atuação de nossos governantes. A redução da pobreza e uma melhor distribuição de rendas depende de muitas coisas, mas certamente passa pela melhoria na educação e manutenção ou ampliação do número de empregos formais. O governo ainda precisa fazer sua parte, criando mecanismos que evitem a corrupção, este

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com