TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quetões Capitulo 5 - Psicologias

Artigos Científicos: Quetões Capitulo 5 - Psicologias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  1.160 Palavras (5 Páginas)  •  5.165 Visualizações

Página 1 de 5

Elaboração de Questões - Capítulo 5

Questões

1. Qual a formação de Sigmund Freud e a suas investigações levaram a criação de quê?

Resposta: A formação de Freud era em medicina, especializando-se em Psiquiatria, e suas investigações levaram a criação da Psicanálise.

2. O que significa o termo psicanálise?

Resposta: O termo psicanálise é usado para se referir a uma teoria, a um método de investigação e a uma prática profissional. Enquanto teoria, caracteriza-se por um conjunto de conhecimentos sistematizados sobre o funcionamento da vida psíquica.

3. Na descoberta do inconsciente, Freud detectou dois conteúdos psíquicos a resistência e a repressão, conceitue estes dois conteúdos?

Resposta: resistência é a força psíquica que se opunha a tornar consciente, a revelar um pensamento e repressão é o processo psíquico que visa encobrir, fazer desaparecer da consciência, uma ideia ou representação insuportável e dolorosa que está na origem do sintoma

4. No livro A Interpretação dos Sonhos, Freud lançou as primeiras concepções da estrutura e funcionamento da personalidade. Quais as três instâncias ou sistemas psíquicas e conceitue cada uma?

Resposta: As instâncias psíquicas são: inconsciente, pré-consciente e consciente.

• O inconsciente exprime o “conjunto dos conteúdos não presentes no campo atual da consciência”. É constituído por conteúdos reprimidos, que não têm acesso aos sistemas pré-consciente/consciente, pela ação de censuras internas.

• O pré-consciente refere-se ao sistema onde permanecem aqueles conteúdos acessíveis à consciência. É aquilo que não está na consciência, neste momento, e no momento seguinte pode estar.

• O consciente é o sistema do aparelho psíquico que recebe ao mesmo tempo as informações do mundo exterior e as do mundo interior.

5. Qual fenômeno se destaca na instância do consciente?

Resposta: Na consciência, destaca-se o fenômeno da percepção, principalmente a percepção do mundo exterior, a atenção, o raciocínio.

6. As investigações de Freud sobre as causas e funcionamento das neuroses, levaram a descoberta de que a maioria de pensamentos e desejos reprimidos referiam-se a conflitos de que ordem, em que período de vida e por quê?

Resposta: Os conflitos eram de ordem sexual, localizados nos primeiros anos de vida dos indivíduos, isto é, que na vida infantil estavam as experiências de caráter traumático, reprimidas, que se configuravam como origem dos sintomas atuais, e confirmava-se, desta forma, que as ocorrências deste período da vida deixam marcas profundas na estruturação da pessoa.

7. Quais as fases do desenvolvimento sexual postulado por Freud?

Resposta: Freud classificou o desenvolvimento sexual em:

• fase oral (a zona de erotização é a boca);

• fase anal (a zona de erotização é o ânus);

• fase fálica (a zona de erotização é o órgão sexual);

• latência, que se prolonga até a puberdade e se caracteriza por uma diminuição das atividades sexuais, isto é, há um “intervalo” na evolução da sexualidade.

• fase genital (puberdade) é atingida a última fase, isto é, quando o objeto de erotização ou de desejo não está mais no próprio corpo, mas era um objeto externo ao indivíduo — o outro.

8. Na 2º teoria do aparelho psíquico, Freud introduziu três conceitos de sistemas de personalidade. Quais são e o que significa cada um?

Resposta: os três conceitos são: id, ego e superego

• O id constitui o reservatório da energia psíquica, é onde se “localizam” as pulsões: a de vida e a de morte. As características atribuídas ao sistema inconsciente, na primeira teoria, são, nesta teoria, atribuídas ao id. É regido pelo princípio do prazer.

• O ego é o sistema que estabelece o equilíbrio entre as exigências do id, as exigências da realidade e as “ordens” do superego. Procura “dar conta” dos interesses da pessoa. É regido pelo princípio da realidade, que, com o princípio do prazer, rege o funcionamento psíquico. É um regulador, na medida em que altera o princípio do prazer para buscar a satisfação considerando as condições objetivas da realidade. Neste sentido, a busca do prazer pode ser substituída pelo evitamento do desprazer. As funções básicas do ego são: percepção, memória, sentimentos, pensamento.

• O superego origina-se com o complexo de Édipo, a partir da internalização das proibições, dos limites e da autoridade. A moral, os ideais são funções do superego. O conteúdo do superego refere-se a exigências sociais e culturais. não existe um objeto único; depende muito da situação. O que existe são ciências psicológicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com