TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÃO ESCRITA SOBRE A HISTÓRIA PINÓQUIO AS AVESSAS

Por:   •  7/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.620 Palavras (7 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA

ANAY VENANCIO DA SILVA

FERNANDA RODRIGUES GUSMÃO

SAMANTA CLETO

PS2A17/PS2B17

“REFLEXÃO ESCRITA SOBRE A HISTÓRIA PINÓQUIO AS AVESSAS”

Trabalho

SOROCABA

2015

ANAY VENANCIO DA SILVA – C42684-9

FERNANDA RODRIGUES GUSMÃO – C582ED-4

SAMANTA CLETO -

        

“REFLEXÃO ESCRITA SOBRE A HISTÓRIA PINÓQUIO AS AVESSAS”

Trabalho

Trabalho de curso para a obtenção do título de graduação em Psicologia apresentado à Universidade Paulista- UNIP.

Orientadora: Professora Kelly

SOROCABA

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        04

2. RESUMO.        05

3. ABORDAGEM TRADICIONAL        06

4. ABORDAGEM COMPORTAMENTAL        06

5. ABORDAGEM HUMANISTA        07

6. CONCLUSÃO        09

7. REFERENCIAS        10

  • INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado tem como finalidade relacionar o conteúdo lido do livro Pinóquio às Avessas, do autor Rubem Alves, com as abordagens de ensino, tais como, abordagem tradicional, comportamental e humanista, presentes no livro, as abordagens do processo, da autora Maria da Graça Nicoletti Mizukami. Conteúdo estudado no primeiro bimestre do 2º semestre.


  • RESUMO:

O livro trás um assunto para reflexão de adultos que o ler. O livro conta a historia trás como personagem principal um menino chamado Felipe que está prestes a ingressar na escola. Um menino muito esperto que adora pássaros e sonha se tornar um cuidador de pássaros quando crescer, questionador, passa o livro todo fazendo perguntas sobre coisas, o que na escola não é bem visto, discordava das coisas ensinadas, pois não valiam por ser úteis, valiam porque vão cair na prova, para que as crianças possam passar em um futuro vestibular para conseguir algum trabalho. a psicóloga que diagnosticou distúrbio de atenção, “é quando a atenção está no lugar que o coração deseja e não no lugar onde o professor manda”; após isto Felipe passa prestar mais atenção na aula e passa em primeiro lugar. No livro Pinóquio às avessas, o autor aborda questões sobre as metodologias de ensino, ao contrário de Pinóquio que só vira uma criança de verdade (deixa de ser de madeira) quando frequenta a escola, Rubem Alves vai às avessas e coloca Felipe saindo da mesma um “robô” causando a reflexão que todos saem iguais deste determinado modelo de ensino; provoca uma reflexão de mudança em favor de uma educação que edificante, que preserve na criança, a capacidade de sonhar, criar, de transformar, de se realizar.


  • ABORDAGEM TRADICIONAL:

A abordagem tradicional era “imposta” escola onde Felipe, o protagonista da historia, vai estudar; uma das características dessa abordagem é que, o espaço físico é muito “serio”, sem muitas cores, não há coisas para que o aluno se distraia isso fica visível na pagina 27 do livro, quando Felipe se depara com um corredor cheio de portas, e fica espantado. , o professor é distante, não há brincadeiras nem troca de informações fora do que já é programado.

Outra característica dessa abordagem é que ela não se fundamenta em teorias empiricamente comprovadas, é apenas uma pratica, o conhecimento que o aluno tem antes não é levado em consideração, apenas o professor detém o conhecimento. Uma espécie de educação bancaria, onde o professor deposita e o aluno apenas recebe, não há trocas; também é ignorada as diferenças individuais, há uma tendência para que a sala, os alunos, sejam vistos como um só, e não recebem a devida atenção necessária para uma boa aprendizagem, assim tudo é decorado, no livro há uma critica a isso quando Felipe pensa que, tudo que é aprendido na escola só é importante para fazer os vestibular, ou seja, decorar o que é dado para aplicar no vestibular, na prova.

A forma de avaliação é através de números de acertos, é aplicada uma prova e mede-se a quantidade de exatidão das informações que o aluno passa.

  • ABORDAGEM COMPORTAMENTAL:

“Esta abordagem se caracteriza pelo primado do objeto (empirismo)-Abordagens do processo, MIZUKAMI”, ou seja, o conhecimento nesta abordagem é uma “descoberta”, e cada descoberta é algo novo para quem a faz, o conhecimento é resultado direto da experiência. O aluno aqui, é considerado como um recipiente de informações e reflexões.

Felipe estava sendo condicionado e tendo um reforçamento positivo, tais como: notas, prestígio, diploma, vestibular, segundo Skinner este ensino da ênfase ao planejamento da escola na organização, o que o professor vai reforçar no aluno para ser estimulado e obter uma resposta positiva, ou seja, estimular na criança a vontade de aprender, apresentar possibilidades e os lados bons do aprendizado.

“O homem nesta abordagem é uma consequência das influencias ou forças existentes no ambiente, Abordagens do processo, MIZUKAMI”. Aqui o homem vai ser influenciado pelo lugar, pelo seu ambiente, seu comportamento será então de acordo com o seu ambiente. Felipe apresenta essa influencia do ambiente quando tem um pesadelo em que seu coração é um ninho de pássaros, e esses pássaros não cantam nas horas certas, então trocariam por um cuco, as perguntas o pássaro azul não era apropriado para o ambiente escolar em que Felipe estava exposto, lá ele tinha uma programação de estudo a seguir, que era aplicado pelo Professor.

  • ABORDAGEM HUMANISTA

A psicologia humanista, dentre as três abordagens estudas foi a que mais se afastou da ideia de escola e de ensino apresentada no livro Pinóquio às avessas, ficando próximo do modelo ideal na visão de Rubem Alves. A psicologia humanista ensina que o ser humano possui em si uma força de auto realização, que conduz o individuo ao desenvolvimento de uma personalidade criativa e saudável, como o fato de na estória Felipe pintar os elefantes de cores que ele imagina que fica bem, não levando em conta a verdadeira cor do elefante, para o humanismo isso é uma forma de a criança se expressar, mostrar seu poder de imaginar, o que contrapõe a atitude da professora que reprime o comportamento de Felipe, pois o desenho deveria ser pintado tal como ele realmente era.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (118 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com